15 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

72906 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Saúde Pública

O HumanizaSUS (Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde - 2004) define humanização como “o grau de co-responsabilidade dos diferentes atores que constituem a rede SUS na produção da saúde, e implica mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestação dos processos de trabalho”. Assinale a alternativa que indica corretamente um dos princípios norteadores dessa política:

  • a)
    Estímulo ao trabalho de assistência aos usuários, com fortalecimento de ações planejadas cuidadosamente pela equipe de saúde.
  • b)
    Valorização da dimensão objetiva e individualizada em todas as práticas de atenção e gestão.
  • c)
    Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridadee a grupalidade.
  • d)
    Utilização da informação e treinamento em saúde para o cumprimento de ações em saúde por partedo usuário do SUS.

72907 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Próteses auditivas, ou Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), são sistemas que aumentam a intensidade dos sons do ambiente de forma que eles possam ser percebidos pelos indivíduos com perda auditiva (IORIO; MENEGOTTO, 2013). Assinale a alternativa correta sobre os tipos de próteses auditivas existentes atualmente no mercado:

  • a)
    Quanto ao local de uso, as próteses são classificadas em internas ou externas, e quanto ao número de canais de processamento, são classificadas como simples ou complexas, com número de canais pré-determinado ou indeterminado.
  • b)
    Quanto ao processamento do som, as próteses podem ser analógicas ou digitais, e quanto à oclusão do meato acústico externo, podem ser abertas ou fechadas.
  • c)
    Quanto ao modo de amplificação do sinal de fala, podem ser classificados como lineares e não lineares, e quanto à forma de transmissão do som ao usuário, podem ser classificados em CROSS ou BICROSS.
  • d)
    Quanto à forma de regulagem de características eletroacústicas, podem ser ajustadas por meio de chaves no corpo do aparelho ou por orientações telefônicas ao paciente, que poderá regular o aparelho se possuir a chave, e quanto à forma de transmissão, podem ser classificados em convencionais ou retroauriculares.

72908 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Com o Programa de Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial 6.286/2007, houve ampliação do papel do fonoaudiólogo na escola, que passou a enfocar a elaboração e prática de programas de saúde auditiva do escolar, com abrangência da promoção à saúde, prevenção, identificação de fatores de risco e presença de distúrbios auditivos, diagnóstico, intervenção e acompanhamento das crianças acometidas (BALEN, 2013). A primeira etapa, de procedimentos de triagem auditiva, deve ser realizada com simplicidade, facilidade de aplicação, possibilidade de rápida interpretação e ser bem recebidos pelos profissionais e pacientes. Assinale a alternativa correta sobre a triagem auditiva na escola:

  • a)
    Os procedimentos utilizados devem ser: aplicação de questionário, triagem audiométrica, triagem timpanométrica e/ou triagem com emissões otoacústicas evocadas.
  • b)
    O fonoaudiólogo deve, inicialmente, elaborar um plano de ação com orientações aos pais, crianças e funcionários da escola, capacitando-os para identificar alterações auditivas nas crianças.
  • c)
    A triagem audiométrica é o procedimento padrão para o diagnóstico de deficiência auditiva e deve ser exclusivamente realizado no ambiente escolar.
  • d)
    A realização de triagem com emissões otoacústicas evocadas deve ser enfocada no ambiente hospitalar, em recém-nascidos, de forma universal, para diagnosticar deficiência auditiva de forma precoce.

81334 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

De acordo com Carvalho (2010), é importante reconhecer os tipos de respiradores orais, pois cada um deles exige um atendimento diferenciado por parte do fonoaudiólogo e da equipe multiprofissional. O respirador oral ___________ é o paciente que respira pela boca por ___________. O respirador oral ___________ apresenta obstáculo __________ que impedem ou dificultam a respiração nasal. Já o respirador oral _____________ apresenta respiração oral por __________________. Assinale a alternativa que contém os termos que completam a frase corretamente:

  • a)
    puramente funcionais; hábito; orgânico; mecânico; impotente funcional; disfunção neurológica.
  • b)
    orgânico; disfunção neurológica; puramente funcional; mecânico; impotente funcional; hábito.
  • c)
    puramente funcional; disfunção neurológica; impotente funcional; orgânico; impotente funcional; hábito
  • d)
    impotente funcional; hábito; orgânico; disfunção neurológica; puramente funcional; orgânico.

81335 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Um fator de extrema importância, que pode acarretar dificuldades na amamentação natural de lactentes, é o uso de bicos artificiais, visto que podem reduzir a duração do aleitamento materno, do contato entre mãe e bebê, e pode favorecer o surgimento de diversas alterações fonoaudiológicas. No que se refere às diferenças entre ordenha da mama e sucção de bicos artificiais, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Na mama, o lactente recebe pressão sobre o palato duro, que permitirá que o mesmo se mantenha horizontalizado, e no uso de bicos artificiais, a pressão sobre o palato duro é mínima, permitindo maior espaço aéreo nasal.
  • b)
    Na mama, o lactente ativa os músculos mastigatórios e bucinadores, para promover abertura e maior pressão intraoral, importante para a extração do leite, e nos uso de bicos artificiais os músculos ativos são os mesmos, com maior atividade da musculatura mastigatória.
  • c)
    Na mama, o lactente posterioriza a língua contra o palato mole para extrair o leite e deglutir com os lábios vedados, e no uso dos bicos artificiais, a língua se encontra anteriorizada.
  • d)
    Na mama, o lactente realiza movimentos mandibulares de protrusão, retrusão, elevação e abaixamento, e no uso de bicos artificiais, apenas os movimentos de abertura e fechamento mandibular.

81336 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, ou seja, de um bom desenvolvimento de todas as estruturas cerebrais, de um parto sem intercorrências e da interação social desde sua concepção. Alterações em qualquer um desses aspectos podem prejudicar sua aquisição e seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem:

  • a)
    As formações silábicas se iniciam com consoantevogal-consoante, e depois evoluem para consoanteconsoante-vogal.
  • b)
    Desde muito cedo já pode ser observada a comunicação não-verbal, com variações do tônus entre a mãe e o bebê, o olho no olho, expressões faciais.
  • c)
    As crianças iniciam a fala com grande quantidade de sons e os adultos podem complementá-las.
  • d)
    As brincadeiras podem ser inicialmente de devaneio ou situação imaginária de histórias com sequência e jogos.

92297 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Saúde Pública

Ainda que o planejamento em Saúde Pública, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais, constitua um dos três pilares da Saúde Coletiva, o ato de planejar antecede o próprio aparecimento da Saúde Pública. No caso das instituições de Saúde, em que a quantidade e complexidade das tarefas a serem realizadas, bem como o volume de recursos e pessoas envolvidas na sua realização, não podem correr o risco do improviso, a necessidade de planejar torna-se de extrema importância (PAIM, 2006). A este propósito, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ( V) ou falsas ( F) e assinale a alternativa correta, que contém a sequência de cima para baixo. ( ) O planejamento é essencialmente uma produção de planos de ação, programas e projetos, com a finalidade de organizar e possibilitar a realização das ações em saúde. ( ) O trabalho de planejamento em saúde permite a convergência e a racionalização dos trabalhos parciais, tendo em vista o alcance de objetivos estabelecidos. ( ) O planejamento deve compreender quatro momentos fundamentais: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. ( ) A Programação Pactuada Integrada da Atenção à Saúde (PPI) consiste num processo que visa definir a programação das ações de saúde em cada território. ( ) O planejamento deve ser teórico, ideológico e orientado à solução de problemas, sejam individuais, populacionais ou ainda dos serviços de saúde.

  • a)
    F F V F V
  • b)
    V V V F F
  • c)
    V F V F V
  • d)
    F V V V F

92298 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Saúde Pública

A Constituição Brasileira de 1988 criou o SUS (Sistema Único de Saúde) em cumprimento ao artigo 196, que indica a saúde como direito de todos e dever do Estado. Através da Constituição, foram instituídas as diretrizes e princípios para o funcionamento do sistema de saúde nacional, por meio da Lei 8.080. Indique a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes e princípios do SUS:

  • a)
    Igualdade, controle social, abrangência, ratuidade e regionalização, resolutividade, integração, universalidade, descentralização.
  • b)
    Igualdade, centralização, controle social, universalidade, gratuidade, interdisciplinaridade, hierarquização.
  • c)
    Integralidade, descentralização, participação social, universalidade, equidade, gratuidade, regionalização, hierarquização.
  • d)
    Integralidade, igualdade, descentralização, universalidade, controle estatal, regionalização, hierarquização.

92299 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

De acordo com Tomé e Oda (2014), a precisão dos pontos articulatórios sofre influência das características estruturais e funcionais dos articuladores da fala. As alterações musculoesqueléticas são causadas por problemas nas estruturas ósseas, cartilagens e músculos envolvidos na produção da fala ou nas demais funções orofaciais. Analise as afirmativas a seguir e julgue se são falsas (F ) ou verdadeiras (V ). ( ) O tratamento dos distúrbios da fala de origem musculoesquelética é multissensorial (tátil, cinestésica e visual). ( ) O tratamento miofuncional deve enfocar a execução dos fonemas de forma repetida até sua automatização. ( ) O trabalho de propriocepção da alteração se faz por meio de imagens, vídeos e textos sobre a normalidade das funções. ( ) O tratamento com percepção auditiva acerca da alteração deve enfocar os fonemas alvo para produção mais próxima do adequado. ( ) O treinamento miofuncional refere-se à realização de exercícios de contra resistência e mobilidade, auto monitoramento e treino. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

  • a)
    F F V F V
  • b)
    V F F F V
  • c)
    V V V F F
  • d)
    F V F V F

95975 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Fonoaudiólogo / Saúde Pública

Os fundamentos legais do Sistema Único de Saúde (SUS) estão detalhados na Constituição Federal de 1988, constituições estaduais e leis orgânicas dos municípios. A respeito do SUS, analise as afirmativas abaixo: I.O Sistema Único de Saúde dá suporte à efetivação da política de saúde no Brasil e traduz em ação os princípios e diretrizes dessa política. II.Foi instituído para coordenar as ações da esfera federal, para vigilância à saúde na esfera municipal e para atender suas demandas por atenção à saúde. III.Compreende um conjunto de organizações públicas de saúde e serviços privados de saúde que o integram funcionalmente para a prestação de serviços. IV.É um produto da Reforma Sanitária Brasileira, originada no movimento sanitário, processo político que mobilizou toda a sociedade brasileira. V.O Sistema Único de Saúde se refere a um sistema de prestação de serviços assistenciais e pode ser comparado com sistemas de natureza privada. Estão corretas apenas as afirmativas:

  • a)
    I, II, III.
  • b)
    I, III, IV.
  • c)
    II, IV, V.
  • d)
    III, IV, V.