15 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

72888 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Saúde Pública

A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Com base na Lei 8.080/90, assinale a alternativa INCORRETA sobre os objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):

  • a)
    Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
  • b)
    Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
  • c)
    Colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
  • d)
    Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar ecomunitária.

72889 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e pelos demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo, inclusive nas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Farmácia, em prol do zelo pela saúde. Sobre as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)
    A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.
  • b)
    O farmacêutico deve manter atualizado os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.
  • c)
    O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade.
  • d)
    O farmacêutico poderá usar formulários de instituições públicas para prescrever qualquer tipo e medicamento ou atestar fatos verificados na clínica privada.

72890 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Dispensação pode ser definido como o processo de fornecimento de medicamentos ao paciente, acompanhado de orientação sobre o uso e informações adicionais. A dispensação é importante porque complementa o atendimento iniciado na unidade de saúde. Em relação aos requisitos exigidos para a dispensação de produtos de interesse à saúde em farmácias e drogarias, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)
    As farmácias e drogarias devem manter infraestrutura física, equipamentos, recursos humanos e procedimentos que atendam as Boas Práticas de Dispensação. O estabelecimento é responsável por somente dispensar produtos registrados ou declarados isentos de registros pelo órgão competente do Ministério da Saúde e adquirilos de fornecedores legalmente licenciados no país.
  • b)
    O acesso às farmácias e drogarias deverá ser independente, de forma a não permitir a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento.
  • c)
    Para a prestação de serviços de aplicação de injeção, a drogaria deve dispor de equipamentos para injetáveis, não sendo necessário local separado, desde que as instalações estejam em condições higiênico-sanitárias satisfatórias e em bom estado de conservação. O descarte de perfurocortantes pode ser realizado em lixo comum, desdeque corretamente identificado, para que não haja riscos aos colaboradores e meio ambiente.
  • d)
    O estabelecimento deve manter procedimentos operacionais escritos quanto às condições para aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de produtos. Devem existirprocedimentos claros quanto ao destino dos produtos com prazo de validade vencidos, sejam os mesmos sujeitos a controle especial ou não. Devem ser instituídos procedimentos que definam a política da empresa quanto aos produtos próximos ao vencimento.

81318 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Para administrar um medicamento com segurança e eficiência, o profissional de saúde deve conhecer a ação do fármaco no organismo, os métodos e as vias de administração. Em relação às vias de administração, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Epidural: administração no espaço epidural, situado entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral.
  • b)
    Epidural: administrado através do sistema respiratório, exclusivamente por via oral, para efeito local ou sistêmico.
  • c)
    Epidural: destinado à administração dentro do fluido cérebro-espinhal ou em qualquer ponto do eixo cérebro-espinhal, incluindo a injeção nos ventrículos cerebrais.
  • d)
    Epidural: administrado dentro de um músculo.

81319 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Assistência Farmacêutica pode ser definida

como um grupo de atividades relacionadas com o

medicamento, tendo como objetivo apoiar as ações

de saúde demandadas por uma comunidade.

Envolve ações relacionadas com o abastecimento

dos medicamentos em todas e em cada uma

das etapas constitutivas, como a conservação e

controle de qualidade, a segurança e a eficácia

terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento

e a avaliação da utilização, a obtenção e difusão de

informações sobre medicamentos e a capacitação

permanente dos profissionais de saúde, do paciente

e da comunidade para assegurar o uso racional de

medicamentos. De acordo com o Ciclo da Assistência

Farmacêutica no Programa de Medicamentos de

Dispensação, assinale a alternativa correta sobre a

seleção de medicamentos:

  • a)
    Tem por objetivo garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender às necessidades de uma população, considerando-se um determinado período de tempo.
  • b)
    Visa analisar os dados de consumo histórico e os dados de demanda (atendida e não atendid(A) de cada produto, incluindo a sazonalidade. É importante que este levantamento seja ascendente, considerando os dados provenientes das eventuais instâncias descentralizadas que os gerenciem.
  • c)
    É um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que tem como objetivo assegurar a qualidade dos medicamentos por meio de condições adequadas de estocagem e guarda de conservação e de controle eficaz de estoque.
  • d)
    Constitui-se em um processo de escolha daqueles medicamentos eficazes e seguros, imprescindíveis ao atendimento das necessidades de uma dada população, com a finalidade de garantir uma terapêutica medicamentosa de qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde.

81320 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Conforme a RDC - Resolução da Diretoria

Colegiada 67/07, as Boas Práticas de Manipulação

(BPM) são regulamentos técnicos que fixam

os requisitos mínimos exigidos para exercício

das atividades de manipulação de preparações

magistrais e oficinais. Para que as farmácias

atendam as BPMs, deve-se assegurar o controle

de qualidade de todo um processo, ou seja,

instalações, equipamentos, recursos humanos,

aquisição de matéria-prima, armazenamento,

avaliação farmacêutica da prescrição, manipulação,

conservação, transporte e a dispensação das

preparações. Diante disso, assinale a alternativa

INCORRETA em relação a estes requisitos:

  • a)

    Estar regularizada nos órgãos de Vigilância Sanitária competente, conforme legislação vigente.

  • b)

    Possuir o Manual de Boas Práticas de Manipulação.

  • c)

    As farmácias que mantêm filiais devem possuir laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas, podendo, porém, a farmácia centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou qualquer de suas filiais, desde que atenda às exigências da Resolução vigente.

  • d)

    Drogarias, ervanárias e postos de medicamentos poderão captar receitas com prescrições magistrais e oficinais, bem como será permitido a intermediação entre farmácias de diferentes empresas. À farmácia poderá dispensar medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.

92275 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Forma farmacêutica líquida, de um ou mais princípios ativos, que consiste em um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis, e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada através de um ou mais agentes emulsificantes. Essa definição diz respeito a:

  • a)
    Solução
  • b)
    Emulsão
  • c)
    Colutório
  • d)
    Elixir

92276 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Droga é toda substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária, podendo promover alterações fisiológicas ou farmacológicas ou, ainda, modificação de quadros patológicos, com ou sem a intenção de beneficiar o indivíduo. No que concerne ao mecanismo de ação, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)
    Fármacos estruturalmente inespecíficos dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de adsorção para promover o efeito biológico
  • b)
    Fármacos estruturalmente específicos, cuja atividade resulta da interação com sítios bem definidos apresentam, portanto, um alto grau de seletividade. Esta interação é dependente da estrutura do fármaco (arranjo espacial dos grupamentos funcionais), que deve ser complementar ao sítio de ligação localizado na biomacromolécula.
  • c)
    Drogas que interagem com enzimas, como por exemplo os anticolinesterásicos, de forma reversível ou irreversível, inativam a acetilcolinesterase. Essa enzima, que biotransforma a acetilcolina, apresenta dois sítios ativos: o sítio aniôntico, ao qual seliga o grupo trimetilamônio da acetilcolina, e o sítio esterásico, ao qual se liga a carboxila desse neurotransmissor.
  • d)
    Fármacos estruturalmente inespecíficos dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas e da interação com a enzima específica, como por exemplo, inibidores da enzima conversora de angiotensina, representados pelo captopril, pelo enalapril e pelo lisinopril, atuam, basicamente, impedindo a formação da angiotensina III a partir da angiotensina II, por inibirem a lipasedipeptidase, enzima responsável por essa reação.

92277 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

O Diazepan é indicado para alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade. Pode também ser útil como coadjuvante no tratamento da ansiedade ou agitação associada a desordens psiquiátricas. Este medicamento é sujeito à Notificação de Receita Especial:

  • a)
    LISTA - B1 - LISTA DAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS (Sujeitas a Notificação de Receita “B”).
  • b)
    LISTA - B2 - LISTA DAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS ANOREXÍGENAS (Sujeitas a Notificação de Receita “B2”).
  • c)
    LISTA - C3 - LISTA DE SUBSTÂNCIAS IMUNOSSUPRESSORAS.
  • d)
    LISTA - D1 - LISTA DE SUBSTÂNCIAS PRECURSORAS DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICOS.

95952 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Farmacêutico / Farmácia

Forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração. Em relação à forma farmacêutica SÓLIDA, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Cápsula Dura: consiste de duas seções cilíndricas pré-fabricadas que se encaixam e cujas extremidades são arredondadas. É tipicamente preenchida com princípio(s) ativo(s) e excipientes.
  • b)
    Comprimido Mastigável: possui, em adição aos ingredientes ativos, substâncias ácidas e carbonatos ou bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o comprimido é dissolvido em água.
  • c)
    Comprimido: é forma farmacêutica sólida, contendo um ou mais princípios ativos secos, e com tamanho de partícula reduzido, com ou sem excipientes.
  • d)
    Pó Aerossol: é a forma farmacêutica sólida, de dose única, que pode ter vários formatos, masque é usualmente ovóide. Contém um ou mais princípios ativos dispersos ou dissolvidos em uma base adequada.