15 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

72880 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Administração Financeira e Orçamentária

De acordo com a Lei Federal nº 4.320 de 1964, as Despesas de Capital são classificadas em Investimentos, Inversões Financeiras e Transferência de Capital. Classificam-se como Investimentos, entre outras, as dotações:

  • a)
    Para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como a constituição ou aumento do capital de empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
  • b)
    Destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização, bem como a aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades que não sejam de caráter comercial ou financeiro, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital.
  • c)
    Destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização, bem como a constituição ou aumento do capital de empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
  • d)
    Para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como a constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

72881 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, as variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado. Com base nessas normas, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I.As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas de resultado. II.Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. III.Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais aumentando ou diminuindo o patrimônio líquido.

  • a)
    Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa II está correta.
  • c)
    Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • d)
    Todas as afirmativas estão corretas.

72882 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, as demonstrações contábeis apresentam informações extraídas dos registros e dos documentos que integram o sistema contábil da entidade. Com base nessas normas, além de Notas Explicativas, as demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são:

  • a)
    Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
  • b)
    Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
  • c)
    Balanço Patrimonial, Demonstração do ResultadoEconômico, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
  • d)
    Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

81311 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Administração Financeira e Orçamentária

De acordo com a Lei Federal nº 4.320 de 1964, a receita pública é classificada em Receitas Correntes e Receitas de Capital. São Receitas Correntes no setor público, EXCETO:

  • a)
    As provenientes da atividade ou da exploração agropecuária de origem vegetal ou animal.
  • b)
    As provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaçõesde disponibilidades em opções de mercado.
  • c)
    As provenientes da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas.
  • d)
    As contribuições destinadas ao fornecimento de recursos aos órgãos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas.

81312 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, a contabilidade aplicada deve permitir a integração dos planos hierarquicamente interligados, comparando suas metas programadas com as realizadas, e evidenciando as diferenças relevantes por meio de notas explicativas. Com base nessas normas, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I.Na avaliação da execução dos planos hierarquicamente interligados, devem ser evidenciadas as eventuais restrições ocorridas e o seu respectivo impacto. II.As informações dos planos hierarquicamente interligados devem ser detalhadas por ano, ações, valores e metas. III.A evidenciação deve contribuir para a tomada de decisão e facilitar a instrumentalização do controle social, de modo a permitir que se conheçam o conteúdo, a execução e a avaliação do planejamento das entidades do setor público.

  • a)
    Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa I está correta.
  • c)
    Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • d)
    Todas as afirmativas estão corretas.

81313 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, o ativo imobilizado, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição, produção ou construção. Com base nestas Normas, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Quando se tratar de ativos do imobilizado obtidos a título gratuito, deve ser considerado o valor equivalente de aquisição, produção ou construção.
  • b)
    Os bens de uso comum que absorveram recursos públicos devem ser incluídos no ativo circulante da entidade responsável pela sua administração ou controle.
  • c)
    Os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo imobilizado, independentemente da geração de benefícios futuros, devem ser reconhecidos como despesa do período.
  • d)
    No caso de transferências de ativos, o valor a atribuir deve ser o valor contábil líquido constante nos registros da entidade de origem. Em caso de divergência deste critério com o fixado no instrumento de autorização da transferência, o mesmo deve ser evidenciado em notas explicativas.

92269 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Direito Administrativo

De acordo com a Lei Federal nº. 8.666 de 1993, convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, estendendo-se aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. Sobre esta modalidade de licitação, assinale a alternativa correta:

  • a)
    Nos casos em que couber a modalidade convite,é vedado à Administração utilizar a modalidade tomada de preços.
  • b)
    Para obras e serviços de engenharia, tendo em vista o valor estimado da contratação, o limite da modalidade convite é de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
  • c)
    No caso de consórcios públicos formado por até 3 (três) entes da Federação, tendo em vista o valor estimado da contratação, o limite da modalidade convite para obras e serviços de engenharia será de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
  • d)
    É permitida a utilização da modalidade convite para parcelas de uma mesma obra, exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra. ________________________________________

92270 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações, de modo a subsidiar a administração pública sobre os seguintes pontos, EXCETO:

  • a)
    Avaliação dos riscos e das contingências e avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento.
  • b)
    Desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão, conhecimento da composição e movimentação patrimonial.
  • c)
    Prevenção de riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas decorrentes da má gestão.
  • d)
    Avaliação dos resultados obtidos na execução das ações do setor público com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade.

92271 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Contabilidade Pública

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, os direitos, os títulos de créditos e as obrigações são mensurados ou avaliados pelo valor original. Com base nessas normas, avalie as afirmativas a seguir e escolha a alternativa correta: I.Os riscos de recebimento de dívidas são reconhecidos em conta de ajuste, a qual será reduzida ou anulada quando deixarem de existir os motivos que a originaram. II.Os direitos, os títulos de crédito e as obrigações prefixados são ajustados considerando-se todos os encargos incorridos até a data de encerramento do balanço. III.Os direitos, os títulos de crédito e as obrigações pós-fixados são ajustados a valor presente.

  • a)
    Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa I está correta.
  • c)
    Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • d)
    Todas as afirmativas estão corretas.

95942 FAUEL (2016) - CISMEPAR - PR - Contador / Administração Financeira e Orçamentária

De acordo com a Lei Complementar nº. 101 de 2000, a operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá, entre outras, as seguintes exigências, EXCETO:

  • a)
    Realizar-se-á somente a partir do sexagésimo dia do início do exercício.
  • b)
    Autorização específica do Senado Federal, quando se tratar de operação de crédito externo.
  • c)
    Deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano.
  • d)
    Não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.