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152172 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Português

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No final do penúltimo parágrafo, a expressão “e só” pode ser substituída, sem alterar o sentido por, EXCETO:

  • a)
    E somente isso.
  • b)
    E basta.
  • c)
    E mais nada.
  • d)
    E simplesmente isso.
  • e)
    E nada disso.

152173 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Informática

Considerando o software para a manipulação de

planilhas CALC (LibreOffice), em sua instalação

padrão, e a planilha, a seguir, ao selecionar as células

B1, C1 e D1 (B1:D1) e em seguida clicar com o botão

esquerdo do mouse no canto inferior direito da célula

D1, conforme circulado, e "arrastar" uma célula à

direita, será apresentado automaticamente na célula

E1 o valor:



  • Certo
  • b)
    5
  • c)
    10
  • d)
    15
  • e)
    20

152174 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Áudio e Vídeo

Os desenhos, a seguir, referem-se, respectivamente,

aos conectores:

  • a)

  • b)

  • c)

  • d)

  • e)

152175 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Áudio e Vídeo

Ao ler um roteiro, o diretor tenta transpor suas

impressões e ideias sobre a história em anotações e

termos que são entendidos por toda a equipe

envolvida no filme. Conforme Hugo Moss, existem

vários termos que facilitam a descrição de efeitos

visuais importantes no momento da filmagem e da

montagem. Os termos fade in e fade out referem-se,

respectivamente, a:

  • a)

    Primeira e última página do roteiro.

  • b)

    Quando o ator ou atriz desaparece e aparece no quadro.

  • c)

    Inserção e Exclusão lenta de um plano detalhe.

  • d)

    Cena interna e cena externa.

  • e)

    Aparecimento e escurecimento gradativo da imagem.

152176 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Áudio e Vídeo

Relacione os tipos de fonte de luzes:

1- Key Light

2- Fill Light

3- Contra Luz (Back Light)

4- Luz dura

5- Luz suave

( ) Luz que destaca o objeto iluminado do

fundo e surge a partir do momento que

cruzamos um angulo de 90°

em relação à

posição da câmera.

( ) É aquela que tem a capacidade de criar

áreas de sombras bem definidas.

( ) Também chamada de luz de

preenchimento, ameniza as sombras

criadas pela luz principal.

( ) É a principal fonte de luz, também

chamada de “luz de ataque, é nela que

estão importantes fatores da fotografia,

como a dramaticidade, a estrutura da

iluminação e a exposição.

( ) Pode ser encontrada em dias nublados

(luz difusa); quando utilizada gera

sombras não muito bem definidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência

CORRETA, de cima para baixo:

  • a)

    2,3,4,5,1.

  • b)

    3,4,2,1,5.

  • c)

    1,3,4,5,2.

  • d)

    4,2,1,5,3.

  • e)

    5,1,2,4,3.

152177 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Áudio e Vídeo

A associação em série ou em paralelo são formas

básicas de se conectar componentes

elétricos/eletrônicos, sendo que esta nomeação

descreve o método como os componentes são

conectados. Supondo a situação 1, em que a corrente

elétrica permanece constante em todo o circuito e a

situação 2, em que a tensão elétrica (ddp) é a mesma

em todos os componentes do circuito. A melhor

maneira de montar esses sistemas com quatro

lâmpadas (de mesmo valor de resistência) e uma

bateria de 9V é:

  • a)

    Montar os dois sistemas da mesma maneira: conectar um fio do terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada à outra lâmpada e assim por diante, conectando a última lâmpada no outro terminal da bateria.

  • b)

    Para a situação 1: conectar um fio de um terminal da bateria a um terminal da primeira lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada ao terminal da segunda lâmpada; o outro terminal da segunda lâmpada à terceira lâmpada; o outro terminal da terceira lâmpada à quarta lâmpada e o outro terminal da quarta lâmpada ao outro terminal da bateria. Para a situação 2: conectar os terminais positivos das 4 lâmpadas ao terminal positivo da bateria e os terminais negativos das 4 lâmpadas ao terminal negativo da bateria.

  • c)

    Para a situação 2: conectar um fio do terminal da bateria a um terminal da primeira lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada à segunda lâmpada; o outro terminal da segunda lâmpada à terceira lâmpada; o outro terminal da terceira lâmpada à quarta lâmpada e o outro terminal da quarta lâmpada no outro terminal da bateria. Para a situação 1: conectar os terminais positivos das 4 lâmpadas ao terminal positivo da bateria, e os terminais negativos das 4 lâmpadas eu ligaria ao terminal negativo da bateria.

  • d)

    Montar os dois sistemas da mesma maneira: conectar os terminais positivos das 4 lâmpadas ao terminal positivo da bateria, e os terminais negativos das 4 lâmpadas ao terminal negativo da bateria.

  • e)

    Não importa como o sistema seja montado, tudo vai depender da potência e da resistência das lâmpadas, uma vez que a carga de 9V pode não ser suficiente para acender as 4 lâmpadas. Ou seja, pode não circular corrente elétrica pelo sistema.

152178 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Áudio e Vídeo

Sobre os conceitos de íris e profundidade de campo,

marque Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ):

( ) A íris é um controlador direto da

profundidade de campo. Quanto mais

fechada a íris (f22, f32), menor será a

profundidade de campo. Ou seja, mais

planos nítidos a imagem terá. Quanto mais

aberta a íris (f1.4, f2), maior será a

profundidade de campo. Menos planos

sairão nítidos e, portanto, existirá uma

grande zona desfocada na imagem.

( ) A íris é um controlador indireto da

profundidade de campo. Quanto mais

fechada a íris (f1.4, f2), maior será a

profundidade de campo. Ou seja, mais

planos nítidos a imagem terá. Quanto mais

aberta a íris (f22, f32), menor será a

profundidade de campo. Menos planos

sairão nítidos e, portanto, existirá uma

grande zona desfocada na imagem.

( ) A íris é um controlador direto da

profundidade de campo. Quanto mais

fechada a íris (f22, f32), maior será a

profundidade de campo. Ou seja, mais

planos nítidos a imagem terá. Quanto mais

aberta a íris (f1.4, f2), menor será a

profundidade de campo. Menos planos

sairão nítidos e, portanto, existirá uma

grande zona desfocada na imagem.

( ) A íris não é um controlador direto da

profundidade de campo. O que influencia a

profundidade de campo é apenas a

velocidade do obturador. Quanto maior a

velocidade, mais planos sairão nítidos e,

portanto, existirá uma grande zona focada

na imagem.

( ) A íris é um controlador indireto da

profundidade de campo. Quanto mais

aberta a íris (f22, f32), maior será a

profundidade de campo. Ou seja, mais

planos nítidos a imagem terá. Quanto mais

fechada a íris (f1.4, f2), menor será a

profundidade de campo. Menos planos

sairão nítidos e, portanto, existirá uma

grande zona desfocada na imagem.

( ) A função da íris é controlar a entrada e

saída de luz, por isso, não interfere na

profundidade de campo, apenas na

intensidade luminosa. Quanto maior for a

abertura da íris, mais nítida será a foto. As

íris podem ser encontradas para usos

específicos: luz dia (luz solar), luz interna

(luz fluorescente) e luz noturna (baixa

luminosidade).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência

CORRETA, de cima para baixo:

  • a)

    F, V, V, V, V, V

  • b)

    F, F, F, F, F, F.

  • c)

    F, V, V, V, F, V.

  • d)

    F, F, V, F, F, F.

  • e)

    V, F, F, V, F, F.

153750 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Informática

A era digital traz a facilidade de acesso a informações,

mas gera o grande problema do acúmulo de dados. É

importante preservarmos aquilo que realmente nos

interessa por meio de backups constantes, pois

qualquer pane no sistema de armazenamento digital

(computador, celular, tablet) faz-nos perder

informações valiosas. São ferramentas que podem ser

utilizadas para armazenar e fazer o backup de arquivos

digitais, EXCETO:

  • a)

    Hard Disk (externos e portáteis).

  • b)

    Compact Disc Read-Only Memorye.

  • c)

    Digital Versatile Disc ou “Digital Video Disc".

  • d)

    Memória USB Flash Drive.

  • e)

    Seagate Wireless Utility Flash – SD.

162431 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Português

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Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    O cérebro necessita de 130 gramas diárias de glicose para poder sobreviver” – não há concordância verbal.
  • b)
    “Dietas como essa podem desencadear transtornos alimentares como anorexia nervosa, completa a nutricionista” – não há concordância nominal.
  • c)
    “Em entrevista à Oprah Winfrey, a modelo afirmou que, quando precisa perder alguns quilinhos [...]” – acento grave não obrigatório.
  • d)
    As papinhas foram desenvolvidas como uma forma de transição [...]” – há concordância nominal e concordância verbal.
  • e)
    O adulto deve mastigar para sentir-se saciado” – não há concordância verbal.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

162432 FAFIPA (2014) - UFFS - Técnico - Audiovisual / Informática

Considerando o editor de texto WRITER 4.1

(LibreOffice), em sua instalação padrão, assinale a

alternativa que corresponde à funcionalidade (botão)

representado na imagem abaixo:



  • a)
    Sobrescrito.
  • b)
    Corretor Ortográfico.
  • c)
    Negrito.
  • d)
    Ordem Alfabética.
  • e)
    Formatar Fonte.