10 resultados encontrados para . (0.074 segundos)

50107 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.

Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram um tratado em 1494 . De acordo com este tratado, Portugal ficou com as terras recém-descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde ), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

Esse Tratado ficou conhecido como:

  • a)
    Tratado de Madri.
  • b)
    Tradado De Lisboa.
  • c)
    Tratado de Tordesilhas.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

50109 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era desconhecida, e ano a ano os líderes de cada tribo faziam a redistribuição da terra para evitar que uns tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era por isto determinada pela posse de rebanhos e não da terra.

Assinale a alternativa que define uma característica dos povos Bárbaros: a França do século VIII ao XI.

  • a)
    Os povos “bárbaros” ao ocuparem parte das terras da Europa Ocidental contribuem com o processo de ruralização e o surgimento de diversos reinos, dentre os quais se destacou o Reino dos Francos.
  • b)
    Os homens que representavam os proprietários de terra mais novos, o domínio da aristocracia foi rompido em favor dos pequenos proprietários agrícolas, assim cada cidadão passou a possuir direitos políticos.
  • c)
    Saquearam a Irlanda, a Inglaterra, a Holanda e
  • d)
    Nenhuma das alternativas

54999 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

Denominamos de sociedade açucareira aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do Brasil. Esta sociedade se desenvolveu, principalmente, na área litorânea do Nordeste brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os séculos XVI e XVII.

Principais características da sociedade açucareira:

  • a)
    Sociedade matriarcal: poder concentrado nas mãos dos homens, principalmente, dos senhores de engenho que controlavam e determinavam a vida dos filhos, esposa e funcionários.
  • b)
    Os negros eram funcionários assalariados do engenho (capatazes, por exemplo), proprietários de terras sem engenho, artesãos, agregados e funcionários públicos.
  • c)
    Sociedade composta basicamente por três grupos sociais: senhores de engenho (aristocraci(A), homens livres e escravos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

55005 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

Julgue As afirmativas: I- No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, foi estabelecido um marco legal, político e pedagógico de reconhecimento e valorização das influências africanas na formação da sociedade brasileira e do protagonismo da população afro-brasileira na formação social, política e econômica do país.

II- A partir de 2003, após a alteração da Lei n° 9.394/1996 pela sanção da Lei n° 10.639/2003 e sua posterior regulamentação por meio do Parecer CNE/CP n° 03/2004 e da Resolução CNE/CP n° 01/2004, foi estabelecida a obrigatoriedade do ensino de história afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas da educação básica em todo Território Nacional.

III- O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se da Lei n° 10.639/2003, e foi a partir dela que o Conselho Nacional de Educação (CNE ) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, dispostas no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e na Resolução CNE/CP n° 01/2004, as quais deverão orientar iniciativas de formação inicial e continuada e processos de gestão escolar.

IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil explicitam em seu texto: “O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico racial e religioso deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da educação infantil” (BRASIL, 2009a, p.10).

São verdadeiras:

  • a)
    I, II e IV apenas.
  • b)
    III e IV apenas.
  • c)
    I, II, III e IV.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58331 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna.

Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. Assinale a alternativa que indica o papel da colônia dentro desse sistema:

  • a)
    Garantiam a apropriação de toda a produção colonial, sempre a preços baixos revendendo-a por preços mais altos no mercado europeu.
  • b)
    Asseguravam de forma exclusiva o abastecimento das metrópoles fornecendo produtos manufaturados e a mão-de-obra escrava sempre com preços elevados.
  • c)
    Garantiam a apropriação de toda a produção colonial, sempre a preços baixos revendendo-a por preços mais altos no mercado colonial.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58332 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

A História da América é subdividida, para fins didáticos, em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea.

Assinale a alternativa que identifica os países ibéricos que conquistaram a América a partir de 1492:

  • a)
    Holanda e França.
  • b)
    Portugal e Inglaterra.
  • c)
    Espanha e França.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63766 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao exposto acima:

  • a)
    No mundo medieval, a posição social dos indivíduos era definida pela posse ou propriedade da terra, principal expressão de riqueza daquele período.
  • b)
    No período Medieval ocorreu a ameaça dos Hunos, os Visigodos foram ajudados pelos romanos, momento em que houve grande contato entre as culturas.
  • c)
    Os medievais estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco e posteriormente invadiram a região norte da Península Itálica.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

63777 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII.

Assinale a alternativa que apresenta característica do Brasil republicano:

  • a)
    A elite rural paulista e mineira passaram a deter o poder do governo federal, garantindo o poder da oligarquia agrária, o que deu fundamento aos historiadores para chamarem esse período de República Oligárquica.
  • b)
    Novas pressões políticas e sociais surgiram, e as oligarquias paulistas e mineiras poderiam controlar todo o país.
  • c)
    Uma nova Constituição foi adotada e o Congresso foi fechado. Como forma de apoiar satisfação popular e conseguir aumentar o poder de consumo do mercado interno.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

67942 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

O ensino e a aprendizagem da História estão voltados, inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História os objetivos de história para o primeiro ciclo são:

  • a)
    Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência seu local de vivencia e abrir mão da anterioridade.
  • b)
    Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
  • c)
    Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o da comunidade indígena por estes serem seus ancestrais.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

67945 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - História / História

O feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao Feudalismo:

  • a)
    Caracterizou-se pela sua autossuficiência econômica, produção predominantemente urbana e ausência quase total de comércio. Nos feudos, a produção de arte ocorre nos castelos.
  • b)
    Teve inicia com o período das invasões bárbaras e a posterior queda do Império Romano do Ocidente (Século V).
  • c)
    O senhor feudal e trabalhada pelo servo; a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.