10 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

50099 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

As diferenças que caracterizam cada fase de desenvolvimento são bastante grandes, o que leva, muitas vezes, as instituições a justificar os agrupamentos homogêneos por faixa etária, pensar nos agrupamentos por faixa etária é refletir sobre o número de crianças por grupos e a proporção de adulto por crianças, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a forma CORRETA de agrupamento é a seguinte:

  • a)
    Até os 12 meses, é aconselhável não ter mais de 6 crianças por adulto, sendo necessária uma ajuda nos momentos de maior demanda, como, por exemplo, em situações de alimentação.
  • b)
    Do primeiro ao segundo ano de vida, aproximadamente, aconselha-se não menos do que 8 crianças para cada adulto, ainda com ajuda em determinados momentos.
  • c)
    A partir do momento no qual as crianças deixam as fraldas até os 3 anos, pode-se organizar grupos de 15 a 20 crianças por adulto.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

50106 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

A coordenação pedagógica e o professor que atuam na educação infantil devem ter o compromisso profissional de planejar para as crianças, levando em conta os estudos do desenvolvimento infantil, a historicidade da infância, as políticas voltadas para esta etapa da educação básica promovendo situações desafiadoras que proporcionem às crianças a apropriação de conhecimento. O primeiro passo para o planejamento bem-sucedido é conhecer as crianças, suas potencialidades e suas limitações, bem como a realidade em que vivem e seus conhecimentos prévios, pois somente quando elas se sentem confiantes e integradas é que têm condições de participar ativa e proveitosamente das atividades propostas pelo educador e pela escola.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam, o que permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.
  • b)
    O planejamento deve ser entendido como uma hipótese apenas, um parâmetro rígido em busca de resultados imediatos, e não imposto em longo prazo.
  • c)
    Em sala de aula, é o único momento em que o professor de educação infantil terá a possibilidade de criar um planejamento adequado.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54996 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil).

Assinale V(verdadeiro) e F(falso) de acordo com as capacidades:

( ) As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança. ( ) As capacidades de ordem afetiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas.

( ) As capacidades de ordem afetiva estão associadas à construção da auto-estima, às atitudes no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros.

( ) As capacidades de ordem estética estão associadas à possibilidade de produção artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas.

( ) As capacidades de ordem ética estão associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças.

Assinale a sequência CORRETA:

  • a)
    V- F- F- V- V
  • b)
    V- V- F- V- V
  • c)
    F- V- V- F- V
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54997 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

A educação infantil especialmente a creche vem se constituindo cada vez mais, como um espaço de educação coletiva no mundo atual, cuja relevância não se pode ignorar. Se em outros tempos era de responsabilidade da família cuidar e inserir seus filhos pequenos no universo da cultura, desde o processo de industrialização e urbanização, e também com a inserção cada vez mais intensa e emergencial da mulher no mercado de trabalho, a creche vem partilhar com a família esta tarefa. Sendo assim, com relação ao desenvolvimento da criança a Lei de Diretrizes e Bases - 9.394/96 (BRASIL, 1996 ), enfoca que cada vez mais a Educação Infantil vem ocupando lugar de destaque, firmando que: “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, implementando a ação da família e da comunidade”.

Quanto ao exposto analise as afirmativas a seguir: I- O fato de a educação de crianças pequenas serem caracterizada como uma modalidade de educação pela LDB 4.024/61 não garantiu a criação de projetos específicos para essa faixa etária.

II- Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (BRASIL, 1996 ), a educação infantil recebeu destaque inexistente nas legislações anteriores. A partir dessa lei a Educação Infantil passa a ser a primeira etapa da educação básica. Por isso houve a necessidade de se criar normas e regulamentações em âmbito nacional, estadual e municipal.

III- A Constituição Nacional de 1988 apresentou contribuições e avanços para a valorização da criança como sujeito de direitos que interage com o seu meio e tem sua própria cultura. Sendo é reconhecido o direito de todas as crianças menores de sete anos às creches e pré-escolas, cujos pais desejarem.

IV- Em 1993, o Ministério da Educação (MEC ) elaborou uma “Política Nacional de Educação Infantil” que apresenta diretrizes pedagógicas relacionadas à função de educação infantil. Desse modo, o documento define que o trabalho realizado com as crianças de zero a seis anos deve cumprir “duas funções complementares e indissociáveis: cuidar e educar, completando os cuidados e a educação realizados na família” (MEC, 1994, p. 17 ).

Informe se é falso (F ) ou verdadeiro (V ) o que se afirma nas indicativas acima.

  • a)
    I (F) – II (V) – III(F). – IV (V).
  • b)
    I (V) – II (V) – III (V). – IV (V).
  • c)
    I (F) – II(V) –III (V) – IV(V).
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58328 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Em relação ao modo como se deve ocorrer a avaliação na educação infantil, são apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o seguinte:

Art. 10 As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

Assinale a alternativa que define o objetivo garantido no Artigo 10 das Diretrizes Curriculares Nacionais:

  • a)
    A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças.
  • b)
    O desenvolvimento das crianças deve ser registrado pelo professor, garantindo-se assim o trabalho desenvolvido em sua prática pedagógica, e também o avanço de seus alunos.
  • c)
    A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns et(C). Uma avaliação de boa qualidade é aquela em que o professor valoriza e estimula a criança a se engajar no processo de aquisição de conhecimento, provocando avanços na criança.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

60810 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

A sociedade e o Poder Público têm

responsabilidade pelo desenvolvimento integral e

pelo bem-estar das crianças desde seu

nascimento, seja acolhendo-as em instituições de

educação infantil seja desenvolvendo iniciativas

de apoio às suas famílias. Essa responsabilidade

deve ser compartilhada entre as três esferas da

Federação, cabendo aos Municípios:

  • a)

    No exercício de sua função própria – oferecer o atendimento educacional às crianças de 0 a 6 anos.

  • b)

    No exercício de suas funções supletivo e redistributiva – prestar o necessário apoio técnico e financeiro para assegurar atendimento com qualidade a todas as crianças brasileiras.

  • c)

    No exercício de sua função assegurar apenas a educação profissional ou técnica, bem como a educação especial.

  • d)

    Nenhuma das alternativas.

63764 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado. As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto, os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar – e intelectual – o brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante. A brincadeira infantil representa o aprendizado. É uma ação privilegiada no desenvolvimento humano, principalmente na infância, pois é um meio para a elaboração e a reelaboração do conhecimento. Brincar é uma forma de ação cognitiva na qual a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, pois simula essa realidade.

Quanto mais oportunidades o aluno tiver para falar, escrever, desenhar, compartilhar sentidos e refletir sobre sua ação e a dos colegas, mais forte serão a apreensão do significado do que está sendo trabalhado.

Com base no texto acima assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    Conhecer o jogo, criar e propor, com base nele, situações-problema desafiadoras é uma de suas tarefas, bem como observar as tentativas do aluno durante o jogo, apoiando-o quando surgirem as dificuldades e estimulando-o a desenvolver suas potencialidades. É preciso assegurar a cada participante do jogo o direito de pensar, expressar o pensamento, negociar as ideias e criar outras com base nas discussões realizadas, ou seja, ele dever ter o direito de viver intensamente o jogo de forma prazerosa e enriquecedora.
  • b)
    Os jogos promovem contextos de riscos para as crianças e não devem ser explorados em seus diferentes tipos, pois por meio de situações lúdicas, a criança tem a oportunidade de se apropriar de novos conhecimentos, e assim terão de confrontar estratégias, com dificuldades de discutir, interagir com os colegas.
  • c)
    Na Educação Infantil todas as situações diárias são atos dissociados do processo educativos, pois as brincadeiras, jogos, as atividades dirigidas, a escovação, a alimentação, enfim as rotinas diárias devem ser remetidas ao espaço do lar, junto dos familiares. Isso é cuidar e educar para a vida.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63765 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

O Ministério da Educação – MEC –, comprometido com a construção e a disponibilização de referências para que a professora da educação infantil seja autora de uma prática pedagógica que respeite a criança e o seu direito de frequentar creches e pré- escolas de qualidade, elegeu como temas a serem problematizados, a partir da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB 20/2009 e Resolução CNE/CEB Nº05/2009 ), a leitura, a escrita e as práticas pedagógicas destinadas a crianças de zero a seis anos. Este texto foi elaborado a partir de alguns encontros com especialistas da área educacional, e esperam-se que sua discussão incorpore, a partir de sua publicação no sítio virtual do Ministério, mais contribuições, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica.

Neste texto, a concepção que se pretende afirmar como referência para o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil se baseia nos seguintes pressupostos:

- A educação infantil tem uma identidade própria, constituída a partir das características dos sujeitos aos quais ela se destina ? as crianças e sua forma de se relacionar com o mundo e de construir sentido para o que experimentam.

II- O trabalho com a linguagem escrita deve respeitar a criança como produtora de cultura. O termo linguagem escrita refere-se, neste texto, às produções que se realizam por meio da escrita e aos resultados do uso social que se faz desse objeto do conhecimento.

III- A brincadeira, forma privilegiada de a criança se manifestar e produzir cultura, são o elemento central para a constituição da ação educacional e deve ser entendida como fonte de conhecimento sobre a criança e sobre seu processo de apropriação e de produção de cultura. Entendendo a criança como um sujeito de direitos, a creche e a pré-escola devem ser espaços de garantia do direito à brincadeira.

De acordo com o apresentado acima assinale:

  • a)
    I apenas é verdadeira.
  • b)
    I e III apenas são verdadeiras.
  • c)
    I, II e III são verdadeiras.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

67951 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Segundo Piaget (1978 ), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.

Julgue as afirmativas:

I- A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc.

II- Para que o conhecimento matemático se efetive na Educação Infantil, é necessário que, em toda situação apresentada em sala de aula, o professor teça comentários, formule perguntas, provoque desafios e incentive a verbalização e a representação escrita do aluno. Isso vai permitir que este façam descobertas, exponha e argumente ideias próprias, estabeleça relações, organize o pensamento e localize-se espacialmente.

III- Ao apresentar os recursos lógico-matemático aos alunos, o professor deve explorá-los sozinho para posteriormente possibilitar a aquisição de saberes ás crianças como óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.

IV- Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário. E não se devem tratar os conteúdos da Educação Infantil como únicos e abstratos, os quais o professor deve simplesmente transmitir aos alunos; ao contrário devemos trabalhar desde a Educação Infantil a partir dos conhecimentos que a criança possui, e por meio desses realizar mediações pedagógicas que possam auxiliar na [re] elaboração de conceitos por parte das crianças.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS:

  • a)
    São corretas apenas as afirmativas I e II.
  • b)
    São corretas apenas as afirmativas I e IV.
  • c)
    São corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

67952 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Porto Feliz - SP - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

“Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de outro modo, é a parte do exercício de “amorosidade” que o ato educativo encerra.” No que se refere à Educação Infantil, a importância dada ao processo avaliativo não deve ser diferente.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    A prática avaliativa na educação infantil deve ocorrer de forma mecânica, sem que haja devida reflexão por parte dos profissionais que a realizam.
  • b)
    A avaliação na educação infantil consiste no acompanhamento do desenvolvimento infantil e por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino. Por isso, a forma, os métodos de avaliar e os instrumentos assumem um papel de extrema importância, tendo em vista que contribuem para a reflexão necessária por parte dos profissionais acerca do processo de ensino.
  • c)
    De a ação do professor simplesmente avaliando o comportamento infantil.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.