Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 15 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 15 questões gratuitas para resolução." />
15 resultados encontrados para . (0.015 segundos)

49336 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas abaixo:

( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças.

( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.

( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.

( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as crianças vão tentando descobrir as regularidades que a constitui, usando todos os recursos de que dispõem: histórias que conhecem, vocabulário familiar.

( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • a)
    V, F, V, V, F.
  • b)
    F, F, V, V, V.
  • c)
    F, V, F,V, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49341 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, no ensino fundamental a avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação contínua:

  • a)
    Essa avaliação constitui um instrumento indispensável do professor na busca do sucesso escolar de seus alunos e pode indicar, ainda, a necessidade de atendimento complementar para enfrentar dificuldades específicas, a ser oferecido no mesmo período de aula ou no contraturno, o que requer flexibilidade dos tempos e espaços para aprender na escola e também flexibilidade na atribuição de funções entre o corpo docente.
  • b)
    É apenas uma forma de julgamento sobre o processo de aprendizagem do aluno, pois sinaliza problemas com os métodos, as estratégias e abordagens utilizados pelo professor.
  • c)
    Baseada em características que não são de ordem cognitiva e sim social, conduzem o professor a estimular devidamente certos alunos que, de antemão, ele acredita que irão corresponder às expectativas de aprendizagem.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54104 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

A psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de algumas teorias e teóricos, Piaget foi o responsável pela introdução das fases sobre o desenvolvimento mental do indivíduo. Analise as afirmativas abaixo:

I-Período, sensório-motor- baseia-se em uma inteligência que trabalha as percepções e as ações através dos deslocamentos do próprio corpo.

II-Pré-operatório - melhor capacidade de representar, mentalmente, objetos que não estejam fisicamente presentes.

III-Operações concretas- a criança conhece e organiza o mundo de forma lógica ou operatória. IV-Operatório formal - o pensamento se torna concreto.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    I, III, IV.
  • b)
    II, IV.
  • c)
    I, II ,III.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54105 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/ reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. Assinale a alternativa CORRETA sobre assimilação:

  • a)
    É a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos, ou seja, a criança que ouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor gradualmente assimila os sons que emite àqueles que ouve, passando a falar de forma compreensível.
  • b)
    É a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as ideias, pessoas, costumes são incorporadas à atividade do sujeito. A criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando isso em conhecimento seu.
  • c)
    Ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54132 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96 Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Analise as afirmativas abaixo:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

II- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando,

III - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

IV - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

V- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

VI - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    II, IV, V, VI.
  • b)
    I, III, IV, VI.
  • c)
    II, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54133 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais: A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo:

  • a)
    O reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.
  • b)
    Incluir nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
  • c)
    A divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornandoos capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59312 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

A pesquisa é elemento essencial na formação profissional de professor, pois ensinar requer dispor e mobilizar conhecimentos para improvisar, intuir, atribuir valores e fazer julgamentos que fundamentem a ação mais pertinente e eficaz possível. Sendo assim em relação a pesquisa que se desenvolve no âmbito do trabalho de professor é INCORRETO afirmar:

  • a)
    A pesquisa refere-se a uma atitude cotidiana de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos e à autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituem seus objetos de ensino.
  • b)
    A pesquisa constitui um instrumento de ensino e um conteúdo de aprendizagem na formação, especialmente importante para a análise dos contextos em que se inserem as situações cotidianas da escola, para construção de saberes que ela demanda e para a compreensão da própria implicação na tarefa de educar.
  • c)
    A pesquisa possibilita que o professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara, referentes aos processos de aprendizagem e a vida dos alunos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59313 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

Dentre as inteligências múltiplas de Gardner estão a Inteligência interpessoal e intrapessoal. Defina a Inteligência intrapessoal:

  • a)
    Inclui a habilidade de compreender as outras pessoas: como trabalham, o que as motiva, como se relacionar eficientemente com elas. Esse tipo de inteligência é a que sobressai nos indivíduos que têm facilidade para o relacionamento com os outros.
  • b)
    É a competência de uma pessoa para se autoconhecer e estar bem consigo mesma, administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Significa dimensionar as próprias qualidades de trabalho de maneira efetiva e eficaz, a partir de um conhecimento apurado de si próprio, ou seja: reconhecer os próprios limites, aspirações e medos e utilizar esse conhecimento para ser eficiente no mundo.
  • c)
    Corresponde à habilidade de relacionar padrões, perceber similaridades nas formas espaciais e conceituar relações entre elas. Inclui também a capacidade de visualização no espaço tridimensional e a construção de modelos que auxiliam na orientação espacial ou na transformação de um espaço.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59314 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96. Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: Complete o inciso VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos com...

  • a)
    padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
  • b)
    atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
  • c)
    características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63922 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Pedagogia / Pedagogia

Dentre as bases para a democratização do acesso, da permanência e do sucesso escolar, em todos os níveis e modalidades de educação, como instrumentos na construção da qualidade social da educação como direito social, destaca-se:

  • a)
    A superação da ruptura entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental, bem como em todas as etapas da educação básica, compreendendo ciclos, séries e outras formas de organização, como tempos e espaços interdependentes e articulados entre si.
  • b)
    Aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento e avaliação da sociedade no que tange ao financiamento da educação.
  • c)
    Estabelecer base comum nacional, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.