15 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

49329 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:

  • a)
    Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.
  • b)
    Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.
  • c)
    Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49342 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

A Primeira Guerra Mundial aconteceu em três fases. Analise as afirmativas abaixo:

I-Fase conhecida como guerra de trincheiras. Disputas de território com muitas mortes e militares feridos. Estas batalhas ocorriam, principalmente, em áreas rurais e pouco habitadas. As conquistas territoriais eram lentas e, também caracterizadas pelo equilíbrio entre os dois blocos.

II-Entrada dos Estados Unidos, em abril de 1917, fortalecendo o bloco militar da Tríplice Entente. A entrada dos EUA é apontada, por muitos historiadores, como o fator decisivo para a vitória da Tríplice Entente.

III- Movimentação de tropas das Tríplices Entente (Reino Unido, França e Rússia) e Aliança (Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha) em diversos pontos do território europeu. IV-Países envolvidos no conflito passam a produzir armamentos bélicos em larga escala. Entre os principais armamentos, podemos citar: tanques, canhões, metralhadoras, carros blindados e lançachamas. V- Saída da Rússia da guerra, em 1917, após o evento da Revolução Russa.

Assinale a alternativa CORRETA em que as afirmativas se referem a primeira fase da Primeira Guerra Mundial:

  • a)
    I , III, IV.
  • b)
    III, IV.
  • c)
    II,III, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49344 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

As correntes historiográficas Nova História, Nova História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se desenvolveram, especialmente, na segunda metade do século XX e propuseram, de uma forma mais radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear do pensamento histórico sem eliminar as necessárias contribuições da antiga racionalidade.

Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova História Cultural:

  • a)
    As contribuições dessa corrente foi a superação da racionalidade histórica linear ligada ao marxismo clássico pautada na sucessão dos modos de produção. Outra contribuição importante desta corrente, assim como no marxismo clássico, é que ela continua a defender uma concepção de História entendida como experiência do passado de homens e mulheres e sua relação dialética com a produção material, valorizando as possibilidades de luta e transformação social e a construção de novos projetos de futuro.
  • b)
    A contribuição dessa corrente foi a abertura para novos problemas, novas perspectivas teóricas e novos objetos desenvolvidos a partir das propostas historiográficas das gerações anteriores dos Annales. Esta corrente também se contrapõe a uma racionalidade histórica linear, com a introdução de novas temporalidades ligadas às durações (curtas, médias e longas) e a valorização das estruturas que determinam a ação humana e suas relações, bem como suas transformações. Isso permitiu a construção de contextos espaço temporais que delimitam os objetos de estudo abordados sem levar em conta uma linha do tempo sequencial e universal.
  • c)
    As contribuições desta corrente foi a valorização das ações e concepções de mundo dos sujeitos das classes populares em seu contexto espaço-temporal, novas temporalidades ingressaram nas formas de constituição do pensamento histórico, a partir do momento em que novos e múltiplos sujeitos com seus respectivos pontos de vista são introduzidos nas análises historiográficas. Com as abordagens propostas por essa corrente como a micro história, a antropologia histórica e a história do cotidiano, o passado vivido foi interpretado como um tempo distinto do contexto do presente. Sustentou-se, com isso, um procedimento metodológico fundamental para a racionalidade histórica não linear: a distinção entre o presente e o passado.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49346 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:

  • a)
    Em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) promoveu uma tentativa de golpe contra o governo Getúlio Vargas – a Intentona Comunista. Getúlio aproveitou o episódio para declarar estado de sítio e ampliar seus poderes políticos.
  • b)
    O período começa com a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Em 1891, é promulgada a primeira constituição da era republicana.
  • c)
    Em 1989, Fernando Collor de Mello vence as primeiras eleições diretas para presidente realizadas desde 1960. Praticamente desconhecido no resto do país, sua campanha foi baseada na promessa de combate à corrupção e da construção de uma imagem de líder jovem e dinâmico.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54125 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Período inicial do Império, estende-se da Independência do Brasil, em 1822, até a abdicação de Dom Pedro I , em 1831. Aclamado primeiro imperador do país a 12 de outubro de 1822. São fatos do primeiro Império do Brasil: EXCETO:

  • a)
    13.05.1822 - É público o Termo de Vereação do Senado da Cidade do Rio de Janeiro, onde consta que o Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara aceita o título de Defensor Perpétuo do Brasil.
  • b)
    02.06.1822 - No Rio de Janeiro, o Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara instala o Conselho de Procuradores- Gerais das Províncias do Brasil. Em seguida é realizado o juramento aos "Santos Evangelhos", inclusive pelos ministros e secretários de Estado.
  • c)
    19.06.1822 - No Rio de Janeiro, o ministro e secretário de Estado dos Negócios do Império e Estrangeiros, José Bonifácio de Andrada e Silva (SP), expede a Decisão de Governo nº 57, que "estabelece as instruções sobre o processo eleitoral dos deputados à Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Brasil", considerada a primeira lei eleitoral elaborada no Brasil.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54128 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

A expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI, representou um dos aspectos básicos da transição do feudalismo para o capitalismo nascente. Alguns fatores que levaram à expansão marítima. Assinale a alternativa que NÃO representa esses fatores:

  • a)
    A procura de especiarias: a partir do século XI, as cidades de Gênova e Veneza (norte da Itália), passaram a dominar o Mediterrâneo Oriental. Os mercadores italianos iam buscar nos portos de Alexandria e Constantinopla os produtos orientais (especiarias, tecidos, perfumes, tapetes, pedras preciosas) e os distribuíam no mercado europeu, cobrando altos preços e obtendo grandes lucros. A burguesia europeia passou a se interessar em quebrar o monopólio italiano, sobre o comércio no mar Mediterrâneo, mas para isso, era necessário descobrir um novo caminho para as Índias.
  • b)
    A escassez de metais preciosos na Europa: a grande quantidade de moedas usadas pelos países europeus para fazer o pagamento das importações resultou numa escassez de metais preciosos e as minas europeias não conseguiam atender a demanda. Era preciso encontrar novas minas fora do continente europeu.
  • c)
    Aliança entre o rei e a burguesia: a burguesia e a monarquia aliadas buscam a valorização do comércio e a centralização do poder. Esta aliança possibilitaria derrotar a nobreza feudal. A burguesia fornecia à monarquia capitais necessários para armar exércitos e centralizar o poder. Os reis, por sua vez, deveriam promover o desenvolvimento do comércio, atendendo aos interesses da burguesia.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54130 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.Sendo que a a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. Sobre a República Oligárquica é CORRETO afirmar:

  • a)
    Foi marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.
  • b)
    Abrange os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Foi durante essa república que foi outorgada a Constituição que iria nortear as ações institucionais durante a Primeira República. Além disso, o período foi marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada.
  • c)
    Época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder. É exatamente pela repressão do período anterior que afloram, de todos os setores da sociedade brasileira o desejo de iniciar uma nova fase do governo republicano no país.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59294 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1998): Nas últimas décadas há aproximações entre o conhecimento histórico e o saber histórico escolar. Sobre o saber histórico é CORRETO afirmar:

  • a)
    O saber histórico tem possibilitado e fundamentado alternativas para métodos de ensino e recursos didáticos, principalmente para valorizar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem.
  • b)
    O saber histórico é sempre fruto de seu tempo sugere, também, outros trabalhos didáticos.
  • c)
    O saber histórico pode favorecer a formação do estudante como cidadão, para que assuma formas de participação social, política e atitudes críticas diante da realidade atual, aprendendo a discernir os limites e as possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica na qual se insere.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59322 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Sendo Marechal Castelo Branco um dos governos militares, medidas econômicas adotadas em seu governo tinham por objetivo combater a inflação e favorecer a retomada dos investimentos. Analise as afirmativas abaixo sobre essas medidas:

I-revogou a Lei de Remessa de Lucros proposta por João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro investido no Brasil (novos empréstimos foram negociados com o FMI).

II- estabeleceu o controle sobre os salários.

III- instituiu a correção monetária, operação destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda, segundo índices determinados pelo governo.

IV- investiu em grandes projetos (construção de estradas e hidrelétricas) e estimulou a exploração econômica da Amazônia e da Região Centro-Oeste. V- criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em substituição ao antigo sistema de estabilidade e de indenização dos trabalhadores demitidos.

VI- fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que, obtendo os recursos do FGTS, deveria financiar a construção de casas populares.

VII- criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o Estatuto da Terra.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas referente as medidas econômicas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    II, IV, V, VI.
  • b)
    I, II, III, V, VI,VII
  • c)
    I, III, IV.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

59324 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e Africana: Assinale uma ação em que o princípio da consciência política e histórica da diversidade deve conduzir:

  • a)
    a ampliação do acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e sobre a recriação das identidades, provocada por relações étnicoraciais.
  • b)
    à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são comumente tratados.
  • c)
    as excelentes condições de formação e de instrução que precisam ser oferecidas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em todos os estabelecimentos, inclusive os localizados nas chamadas periferias urbanas e nas zonas rurais.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.