Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 15 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 15 questões gratuitas para resolução." />
15 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

49343 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

Analise algumas mudanças ocorridas nas migrações internas no Brasil, a partir do Censo Demográfico 1970 até 2010 . Estas mudanças representam transformações ocorridas na economia e na sociedade brasileira. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas mudanças:

  • a)
    O Censo Demográfico 1970 representou um marco importante para o estudo das migrações internas no País, no sentido em que permitiu estudar os deslocamentos intermunicipais e o seu impacto no crescimento populacional, como também a sua influência entre áreas urbanas, no nível intermunicipal.
  • b)
    O Censo Demográfico 1980 aprofunda os quesitos sobre migração interna levantados no Censo 1970. A maioria dos estudos constata que durante os anos 1970- 1980 a migração interestadual passa ser mais importante que a interestadual, principalmente no interior das nove regiões metropolitanas brasileiras.
  • c)
    No Censo Demográfico 2010, a questão da migração de retorno permite não só avaliar as condições socioeconômicas dos retornados como também a sua importância na estrutura econômica e social local.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49347 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

A atividade geológica do vento depende, sobretudo, da sua intensidade, bem como da sua direção e da constância dessa direção. Portanto os efeitos diretos do vento podem ser classificados em destrutivos, transportadores e construtivos. Assinale a alternativa sobre efeitos transportadores do vento:

  • a)
    Dependem da velocidade do vento e do tamanho das partículas, caracterizando assim uma seleção do material transportado, pois partículas de tamanhos variados sob a influência de um determinado vento pode mostrar diferentes formas de deslocamentos como por suspensão, rolamento ou saltos.
  • b)
    Estão associados ao poder de desgaste das partículas em suspensão carregadas pelo vento, tal efeito provoca a destruição das saliências ou reentrâncias da superfície, caracterizando o que conhecemos por erosão.
  • c)
    Se dão quando a velocidade do vento diminui, reduzindo assim seu poder de transporte, dessa forma, as partículas que estavam sendo transportadas são depositadas seletivamente. Tais sedimentos são denominados dunares, que de acordo com as características dos ventos bem como das partículas depositadas, apresentam variabilidade de formas e dimensões.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54114 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

A escala cartográfica tem duas formas de ser representada: a numérica e a gráfica. Assinale a alternativa CORRETA que define a representação numérica da escala:

  • a)
    É a mais comum e está presente quase sempre em mapas de pequena escala, ou seja, aqueles em que grandes superfícies do planeta estão representadas, por exemplo, nos Atlas e mapas-múndi.
  • b)
    Está presente sempre em mapas de grande escala, ou seja, aqueles em que pequenos espaços estão representados, por exemplo, nas plantas de casas, trilhas curtas e mapas urbanos.
  • c)
    Facilita a medida direta de distâncias sobre o mapa e não exige uma régua ou qualquer outro instrumento, uma vez que a própria escala gráfica é uma medida escalar que pode ser transferida diretamente para o mapa, seja por um compasso ou por uma linha.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54127 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

As modificações que ocorrem no relevo terrestre têm origem na ação de poderosas forças, que podem vir tanto do interior quanto da própria superfície do planeta. Essas forças são chamadas de agentes do relevo. Os agentes do relevo podem ser dependendo da origem: internos ou estruturais e externos ou esculturais. Analise as afirmativas abaixo sobre esses agentes:

I- Internos ou estruturais, pois modificam a superfície, alterando a sua estrutura.

II- Externos ou esculturais, pois modificam a superfície sem alterar a sua estrutura.

III- Internos ou estruturais, agem esporadicamente, mas com grande intensidade.

IV- Externos ou esculturais, são causados pelos movimentos da tectônica de placas.

V- Internos ou estruturais, são de menor intensidade, mas atuam com mais frequência.

Estão CORRETAS as afirmativas :

  • a)
    I, IV, V.
  • b)
    I,II, III.
  • c)
    II, III, IV, V .
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54131 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção. Sendo assim tem se o local populoso, densamente povoado e superpovoado. Relacione as colunas:

(I )Populoso

(II )Densamente povoado

(III )Superpovoado

( ) É um local com muitos habitantes por metro quadrado.

( ) É um local com uma população muito grande em termos absolutos .

( ) É caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • a)
    II- III- I.
  • b)
    II- I- III.
  • c)
    III- II- I.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59292 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

A teoria da tectônica de placas, baseada em evidências científicas, afirma que a litosfera está fragmentada em aproximadamente 12 placas rígidas que sofrem deslocamento, sendo que os limites entre essas placas são definidos pelos seus movimentos relativos.

Esses movimentos se dão, principalmente, de três formas de limites : divergente, convergente e transformante. Assinale a alternativa CORRETA que descreve limites convergentes:

  • a)
    Nos limites convergentes, as forças extensionistas oriundas das correntes de convecção causam estiramento, puxam as duas placas à parte, criando uma nova litosfera e, consequentemente, aumentando o tamanho das placas.
  • b)
    Nos limites convergentes , as placas deslizam horizontalmente, uma em relação à outra, devido a grandes, fraturas ao longo das quais ocorre um deslocamento relativo à medida que o deslocamento horizontal acontece entre os blocos adjacentes. No caso, a litosfera não é criada nem destruída.
  • c)
    Os limites convergentes caracterizam-se pela junção de placas. Uma delas é reciclada, ou seja, uma delas retorna ao manto através de um “mergulho” decorrente das forças inerentes ao movimento das placas, cujo processo é denominado subducção.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59323 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

A Região Centro-Oeste brasileira é a segunda maior em extensão territorial do país, a menos populosa entre as cinco, com pouco mais de 14 milhões de habitantes, e uma densidade entre as menores do Brasil, de 8,97 hab./km2. Analise as afirmativas abaixo sobre a Região Centro- Oeste I-O clima desta região caracteriza-se pela pluviosidade mal distribuída, já que a maior parte das chuvas acontecem no verão, fazendo os invernos serem muito secos.

II-O clima subtropical domina a maior parte do território, com exceção ao norte do estado do Mato Grosso que tem o clima equatorial da Amazônia.

III- Basicamente o relevo do centro-oeste divide-se em Planalto Central, Meridional e Planície do Pantanal. IV- O cerrado, com árvores e arbustos retorcidos e geralmente distantes uma das outras, domina a maior parte da região.

V- As principais bacias hidrográficas da região centrooeste são a Amazônica, Tocantins/Atlântica e Platina.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    I, III,V.
  • b)
    I, III, IV.
  • c)
    II, III, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59326 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por 42,5% de energias renováveis, sendo uma das mais limpas do mundo. Assinale a alternativa que se refere a matriz energética:

  • a)
    É o conjunto das fontes primárias e secundárias de energia disponíveis, somado às formas disponíveis para transformá-las e, também, ao modo como essa energia é usada.
  • b)
    São as fontes geradoras de energia mais limpas e econômicas do mundo.
  • c)
    É base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63982 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

Analise as afirmativas abaixo sobre representações cartográficas por imagem:

I- MOSAICO - é o conjunto de fotos de uma determinada área, recortadas e montadas técnica e artisticamente, de forma a dar a impressão de que todo o conjunto é uma única fotografia.

II-FOTOCARTA - é um mosaico controlado, sobre o qual é realizado um tratamento cartográfico (planimétrico).

III- FOTOÍNDICE - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano - complementada por símbolos, linhas e georreferenciada, com ou sem legenda, podendo conter informações planimétricas.

IV-ORTOFOTOMAPA - é o conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

V- ORTOFOTOCARTA - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região.

VI-CARTA IMAGEM - Imagem referenciada a partir de pontos identificáveis e com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção, podendo conter simbologia e toponímia.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    I-III- V- VI.
  • b)
    I, II, IV, VI.
  • c)
    I, II, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63983 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Geografia / Geografia

Blocos econômicos ,são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum.

Os blocos econômicos podem classificar-se em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Assinale a alternativa que descreve zona de livre comércio

  • a)
    Circulam bens, serviços e os fatores de produção (capitais e mão-de-obra) e pressupõem-se a coordenação de políticas macroeconômica, devendo todos os países-membros seguir os mesmos parâmetros para fixar taxas de juros e de câmbio e para definir políticas fiscais.
  • b)
    Os países parceiros reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não-tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. Esse é o segundo estágio no caminho da integração econômica.
  • c)
    Momento em que os Estados-Membros, além de abrir mercados internos, regulamentam o seu comércio de bens com nações externas, já funcionando como um bloco econômico em formação.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.