Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 15 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 15 questões gratuitas para resolução." />
15 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

49351 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

O esquema corporal é fundamental para a boa postura e para o equilíbrio e, a partir dele, adquirimos conceitos para a estruturação espaço-temporal, a construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado: Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas etapas:

  • a)
    O corpo vivido – até 3 anos: O bebê se sente parte do ambiente e se confunde com o espaço onde vive. Esta etapa é vivenciada ou pode ser estimulada por atividades espontâneas do bebê, por comandos verbais simples.
  • b)
    O corpo percebido – de 3 a 7 anos :Corresponde a organização do esquema corporal. A criança percebe seu corpo como um ponto de referência para que ela possa então, situar objetos no espaço e no tempo. Assim, seus movimentos vão se aperfeiçoando e ficando cada vez mais coordenados.
  • c)
    O corpo representado – de 7 a 12 anos: Seu ponto de referência já se localiza no ambiente. A criança já tem noção das partes do corpo e do todo. Ela já consegue adicionar movimento aos seus segmentos e adapta seus movimentos para alcançar seus objetivos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49352 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Sobre o histórico da educação física no Brasil, assinale V(verdadeiro) e F(falso) : ( ) Nos anos 60 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade

( ) Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.

( ) Os anos 80 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.

( ) Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • a)
    V, V, F, V.
  • b)
    V, F, F, V.
  • c)
    F, V, F, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49353 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Analise as afirmativas abaixo referente aos os itens fundamentais de uma ficha biométrica:

I- Identificação: aqui são colocados o nome, idade e outros dados pessoais.

II- Somatótipo: permite compreender e orientar melhor cada aluno.

III- Antecedentes: refere-se aos antecedentes pessoais e familiares.

IV- Exame clínico geral e especial: consiste no exame dos vários sistemas orgânicos .

V- Exame biométrico: as medidas a serem colhidas enquadram-se nos três níveis: morfológico, fisiológico e psicológico.

VI- Assimetrias de forma: Pode ser prescrita a ginástica corretiva.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    Apenas I, II, IV.
  • b)
    Apenas I, III, IV, V, VI.
  • c)
    Apenas I,III, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54101 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Diversas são as maneiras de classificar o esporte, dentre elas está o esporte-educação; o esporteparticipação e o esporte-performance ou de rendimento. Assinale a alternativa CORRETA sobre o esporte-educação:

  • a)
    Este esporte traz os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários
  • b)
    Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da ci dadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.
  • c)
    Pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54103 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Com relação aos princípios da atividade física sobre o princípio da reversibilidade direcionados a promoção da saúde é CORRETO afirmar: retornar aos estados iniciais após a paralisação, ou até mesmo, as interrupções temporárias dos programas de atividade física.

  • a)
    Este principio preconiza que as adaptações funcionais e orgânicas relacionadas com cada componente da aptidão física, direcionadas à saúde, deverão ser produzidas somente mediante a administração de esforços físicos específicos dentro dos programas de atividade física.
  • b)
    Este princípio assegura que os benefícios alcançados mediante o envolvimento em programas de atividade física direcionados à promoção da saúde são de natureza transitória. As adaptações funcionais e orgânicas provocadas pelos exercícios físicos tendem a
  • c)
    Este principio está alicerçado no pressuposto de que para que possa ocorrer melhorias na condição funcional de um indivíduo, seu organismo deverá ser submetido a um programa de atividade física que venha a oferecer esforços físicos mais intensos do que está normalmente acostumado em seu cotidiano, além de provocar estímulos com alguma regularidade apresentados de maneira progressiva.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

54113 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

São alguns dos conteúdos que podem ser abordados na educação física escolar durante o ensino fundamental e médio. EXCETO:

  • a)
    Brincadeiras de rua e brinquedos: Vivências de brincadeiras praticadas ou não pelos alunos. Origem destas brincadeiras, criação de novas brincadeiras, brinquedos antigos e atuais. Construção de brinquedos com material alternativo.
  • b)
    Corpo em movimento: Atividades aeróbicas e anaeróbicas, freqüência cardíaca, hidratação, alongamento, flexibilidade. O problema do sedentarismo e do excesso de carga ou do exercício realizado incorretamente.
  • c)
    Ginástica: Localizada, Yoga, Rolos, Saltos e Circuito. Trabalhos de resistência, força, velocidade, potência. Academia de ginástica e sua finalidade, doping nas academias, modismo esportivo.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59296 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Assinale a alternativa INCORRETA sobre educação física escolar:

  • a)
    A Educação Física Escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
  • b)
    Educação Física Escolar deve ser tratada como um instrumento de orientação pedagógica, centrada numa relação social saudável, educativa, formativa e informativa, que valorize o acerto / vitória e o erro / derrota como constituintes naturais do processo, numa perspectiva moral, ética e estética.
  • c)
    Educação Física Escolar área que trata da cultura corporal com finalidades de formar um cidadão que vai produzi-la e reproduzi-la perante a sociedade.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59297 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

A aprendizagem consiste na alteração de um comportamento. No contexto das modalidades esportivas coletivas, implica tanto em mudanças nos aspectos motores quanto em aspectos cognitivos do desempenho. Em algumas modalidades esportivas, o processo de aprendizagem (treinamento) se torna um pouco mais complexo em razão da interação da resposta motora com a tomada de decisão (cognitiva). Com relação a aprendizagem do futebol é um tema que tem gerado muita polêmica entre estudiosos e treinadores, principalmente devido à existência de diversos métodos, abordando três grandes métodos:

analítico, global e integrado. Assinale a alternativa CORRETA sobre método global:

  • a)
    Consiste na utilização de toda complexidade e dinâmica do conteúdo a ser aprendido, sua aplicação se dá através do jogo propriamente dito, investe no desenvolvimento do jogo como um todo através da capacidade de descoberta pela prática.
  • b)
    As técnicas são fragmentadas e o processo de ensino-aprendizado se desenvolve em sequência, do simples para o complexo, buscando alcançar a técnica ideal.
  • c)
    Tem como base uma concepção de método de ensino de jogos desportivos, a capacidade cognitiva é o principal objetivo deste método.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

59298 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal São tipos de crescimento:

  • a)
    Neonatal: De 0 a 28 dias . Infância: 29 dias a 2 anos(Pré-escolar= 2 a 7 anos e Escolar= 7 a 10 anos. Adolescência: Pré-puberal= 10 a 12-14 anos; Puberal= 12-14 a 14-16 anos; Pós-puberal= 14-16 a 18-20 anos
  • b)
    Geral ou somático: Curva em S deitado. Neural: Crescimento rápido do sistema nervoso, nos dois primeiros anos de vida . Genital: Latência até o início da puberdade; daí para frente ocorre um crescimento rápido. linfoide: Desenvolvimento máximo até 8 a 10 anos, depois ocorre involução.
  • c)
    Intrauterina: Embrionária, fetal, precoce e fetal-tardia. Primeira infância: Do nascimento aos 2 anos. Crescimento é rápido, mas desacelerado. Segunda infância: 2 aos 10 anos , crescimento é constante e lento. Adolescência: 10 aos 20 anos, crescimento acelerado até os 15 anos, declinando até os 20 anos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

63984 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - Educação Física / Educação Física

Analise as afirmativas abaixo que condiz com o Jogo no Ciclo de Ampliação da Sistematização do Conhecimento (7ª a 8ª séries do Ensino Fundamental): I- Jogos cujo conteúdo implique jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático.

II- Jogos cujo conteúdo implique a organização técnicotática e o julgamento de valores na arbitragem dos mesmos.

III- Jogos cujo conteúdo implique a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto técnica quanto taticamente.

IV- Jogos cujo conteúdo implique o desenvolvimento da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas regras, entendendo-as e aceitando-as como exigência do coletivo.

V- Jogos cujo conteúdo implique a decisão de níveis de sucesso

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    II, III, V.
  • b)
    I, II, IV, V.
  • c)
    II, III, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.