20 resultados encontrados para . (0.011 segundos)

49124 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Sobre os perfis, competências e habilidades dos profissionais de educação. Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    O exercício profissional de educador requer formação geral humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a qualquer forma de opressão que garanta a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades.
  • b)
    Espera-se que o educador se expresse por meio de práticas que atendam às demandas da sociedade brasileira, do sistema de ensino e do diálogo entre educadores nos diferentes níveis do sistema, excluindo a comunidade, onde a escola está inserida.
  • c)
    Pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades que expressem a compreensão do educador a respeito da relação entre a escola e a sociedade em geral, a comunidade local, a sua função não é social nos espaços de atuação nem tampouco nos diferentes níveis do sistema de ensino, federal, estadual, escola e sala de aula.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

49128 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

A Supervisão Pedagógica se caracterizada, entre outros aspectos, pela mediação técnicopedagógica.

Assim sendo, pode-se afirmar que é específico desta função:

  • a)
    Refugiar-se nas atividades burocráticas, trabalhando junto à secretaria e à direção da escola, envolvendo-se na organização de conselhos de classe e reuniões.
  • b)
    Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino.
  • c)
    Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49164 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de:

  • a)
    Acompanhar a proposta pedagógica do estabelecimento, dinamizando suas ações e encaminhando eventuais alterações; pesquisar, elaborar, submeter, redimensionar (se for o caso), programar e avaliar a proposta de formação continuada dos professores vinculados à escola; acompanhar as atividades docentes, sendo propositivo e orientador sempre que necessário, além de organizar e conduzir reuniões pedagógicas.
  • b)
    A função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso e nunca do professor, pois cabe somente ao professor a sua formação quer seja básica ou continuada.
  • c)
    Cabe ao coordenador acompanhar o projeto pedagógico, e ainda ser suporte na formação básica aos professores, partilhar suas ações, seus conhecimentos, bem como é de sua competência substituir o professor em caso de falta do mesmo.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

50090 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Ao considerarmos a realidade de ensino

presente nas escolas públicas, sabe-se que o

supervisor escolar encontra, em sua prática

cotidiana, inúmeros desafios. São exemplos de

tais desafios o que se menciona nas alternativas a

seguir, EXCETO pela alternativa:

  • a)

    Alto índice de reprovação e evasão escolar.

  • b)

    Discussões sobre metodologias a serem aplicadas nos cursos oferecidos.

  • c)

    Falta de materiais pedagógicos para se trabalhar em sala de aula.

  • d)

    Nenhuma das alternativas.

53784 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Ao serem observadas as especificidades da ação do supervisor escolar, pode-se destacar algumas que são consideradas desencadeadoras de mudanças, EXCETO por aquela situação presente na alternativa:

  • a)
    Investir na formação continuada dos professores na própria escola.
  • b)
    Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar.
  • c)
    Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53793 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

A área da Supervisão Educacional vem ganhando diferentes contornos no decorrer do seu processo histórico, suas funções/atribuições foram sendo modificado de acordo com as transformações ocorridas em âmbito social, político, econômico e educacional. Logicamente o supervisor escolar, em suas ações, pode delinear o início de uma nova era educacional, onde haja mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.

Analise as afirmativas:

I- ( ) No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.

II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente.

III- ( ) A única função do supervisor de ensino se resume em realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.

IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos termos Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica, estes são dois elementos compreendidos por muitos sujeitos como termos sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo conceito para caracterizar a Coordenação e a Supervisão Escolar

V- ( ) A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; porém ele é apenas um solucionador de problemas relacionados à prevenção da indisciplina na escola.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • a)
    V, V,F,V, V.
  • b)
    F, F, V, V, F.
  • c)
    V, V, F, F, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53796 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Ainda considerando as funções do supervisor escolar, considere apenas aquela atividade, dentre as listadas a seguir, que faz parte de sua rotina cotidiana:

  • a)
    Realizar a organização e orientação de reuniões pedagógicas.
  • b)
    Executar o preenchimento de diários de classe e fichas de matrícula.
  • c)
    Organizar e implementar festas e eventos escolares para angariar fundos para a escola.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58930 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos, a formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para: Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)
    O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, e da escrita apenas.
  • b)
    A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • c)
    O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

58934 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Atualmente, o currículo tem sido intensamente questionado quando o assunto das discussões é a transformação vivenciada por nossa sociedade e, consequentemente, sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se no exposto, sabe-se que o profissional da supervisão educacional tem como cerne de sua função:

  • a)
    Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola.
  • b)
    Propiciar oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático.
  • c)
    Criar oportunidade de integração da pessoa do professor aos diferentes canais políticos do bairro.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58935 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Julgue as afirmativas abaixo: I- No processo de ensino e aprendizagem, se faz necessário que sejam exploradas as metodologias capazes de priorizar a aquisição e o acúmulo de conhecimento.

II- Como princípio, o espaço escolar caracteriza-se como um espaço de diversidade. O caráter universal do ensino fundamental, definido em lei, torna a escola um ponto de convergência de diversos meios sociais, traz para o seu seio os mais variados valores expressos na diversidade de atitudes e comportamentos das pessoas que a integram.

III- A participação da família na escola vem sendo discutida amplamente na última década. Esta é estimulada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96

IV- A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a)
    I, II, apenas.
  • b)
    II, IV, apenas.
  • c)
    I, II, III e IV.
  • d)
    III e IV apenas.