20 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

49209 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia

São propostos objetivos do ensino

fundamental para que os alunos sejam capazes

de: Todas as alternativas correspondem aos

objetivos propostos para área de Geografia

EXCETO:

  • a)

    Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

  • b)

    Reconhecer que representações algébricas permitem expressar generalizações sobre propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções.

  • c)

    Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

  • d)

    Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

49211 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia

As montanhas são formas de relevo que se

caracterizam pela elevada altitude em

comparação com as demais altitudes da superfície

terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam

cadeias chamadas de:

  • a)

    Cadeias dobradas.

  • b)

    Cordilheiras.

  • c)

    Depressão absoluta.

  • d)

    Nenhuma das alternativas.

49212 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia

O Geoprocessamento é uma ciência que

aplica softwares de computadores ao

levantamento e processamento de informações

geográficas. Por meio do geoprocessamento, o

homem é capaz de analisar informações

geográficas, dados georreferenciados e todos os

tipos de conteúdos relacionados à realidade

espacial de uma área ou terreno. No estudo da

geografia o geoprocessamento é fundamental,

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a)

    Esse tipo de estudo beneficia a evolução de mapas e cartas dados sobre relevo, fauna, flora, rotas comerciais, limites políticos, entre outros itens. Essa ciência só se tornou viável com o avanço da informática e das tecnologias.

  • b)

    Auxiliar a pesquisa geográfica e um espaço promissor para atividade profissional dos geógrafos.

  • c)

    Permite medir, representar e analisar o espaço geográfico com alta precisão.

  • d)

    Nenhuma das alternativas.

49213 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia

Para determinar a qualidade de vida dos

vários países, a ONU elabora, anualmente, um

relatório com três aspectos fundamentais: Vida

longa e saudável, conhecimento, escolaridade e

padrão de vida decente. Os indicadores

escolhidos para representar essas condições são

expectativa de vida, grau de escolaridade e renda

per capita da população. Fazendo assim uma

média representada pelo:

  • a)

    O IDH é uma média simples dos três indicadores, variando em uma escala de O a 1. Onde classifica em primeiro lugar na lista da ONU, país com IDH de 0,96.

  • b)

    Renda Nacional Bruta (RNB ) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.

  • c)

    Saldo da Balança Comercial.

  • d)

    Nenhuma das alternativas.

53803 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

Para facilitar o entendimento dos diversos relatórios demográficos, são definidos a seguir alguns indicadores econômicos e sociais importantes. Os indicadores económicos são grandezas de carácter económico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efetuar comparações).

Na análise da situação económica relativa dos diversos países ou regiões geográficas, que reflete a produção de bens e serviços finais de um país num período temporal utiliza-se os indicadores econômicos como:

  • a)
    IDH – Índice de Desenvolvimento Humano e Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC
  • b)
    Índice de Gini – que é um dado utilizado para medir o índice de desigualdade social e foi criado pelo estatístico italiano Corrado Gini no ano de 1992.
  • c)
    O PIB que é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior, daí o qualificativo de “interno.” E o PNB que considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países, daí o qualificativo “nacional”.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

53805 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

O espaço geográfico é a natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens.

Ele pode ser grande ou pequeno, movimentado ou não apresentando elementos naturais ou culturais e elementos invisíveis. O espaço é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza. A Geografia assim como outras ciências também possui conceitos que são fundamentais para o seu estudo sendo eles:

paisagem, lugar, território e a região.

Julgue as afirmativas apresentadas.

I- Paisagem: No senso comum a palavra pode ter diferentes significados como onde estão as estrelas, às distâncias de um lugar a outro, mas, para a geografia o espaço estudado com maior ênfase é aquele onde ocorrem relações sociais, econômicas e políticas dentro de uma escala que varia do local para o global. É aquele que apresenta alguma relação com as pessoas que o habitam.

II- Lugar: O lugar é a parte do espaço onde as relações de proximidade e afetividade dos indivíduos se entrelaçam, sobretudo as do cotidiano. É onde as pessoas constroem referências quase que sentimental com aquele lugar, onde cada pessoa busca as referências pessoais e constrói os seus sistemas de valores que fundamentam a vida em sociedade. Portanto, o conceito de lugar está relacionado à dimensão cultural e fortemente relacionado à identidade e ao cotidiano.

III- Espaço: É tudo aquilo que vemos, e se constitui a partir da presença em diferentes escalas dos elementos naturais e culturais sobre os quais a sociedade interage e cuja percepção permite a leitura do espectador, onde encontramos elementos socioculturais resultante da formação histórica, cultural, emocional, físico, resultante da dinâmica natural.

IV- Território: O território é temporário e modificável, depende das relações e escalas temporais. É onde ocorre as relações de poder e como os que o habitam o conhecem.

Está CORRETO somente o que está afirmado em:

  • a)
    I, II e IV.
  • b)
    I, III e IV.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53807 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

Motivados por questões técnicas, políticas e econômicas, os países fundadores do bloco econômico sul-americano decidiram pela suspensão de um dos países do Mercosul em 2016 . Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    Esse país é a Venezuela.
  • b)
    Esse país é a Argentina.
  • c)
    Esse país é o Paraguai.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58910 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

Embora na economia globalizada exista cada vez maior interação entre os setores de atividade, tradicionalmente costuma-se dividi-la em três setores. Assinale a CORRETA:

  • a)
    Setor industrial, setor urbano e setor agrícola.
  • b)
    Setor extrativista, setor mineral, setor industrial.
  • c)
    Setor primário, setor secundário e setor terciário.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58911 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

Os índices de crescimento populacional são, há muito tempo, alvo de estudos e preocupações por parte de demógrafos, geógrafos, sociólogos e economistas. Há, assim, diversos estudos e apontamentos sobre o crescimento, a diminuição e a estabilização dos quantitativos populacionais em todo o mundo. Para explicar, de uma forma sistemática, essas dinâmicas, existem as teorias demográficas. Um pastor protestante e economista inglês que, em 1798, publicou uma obra chamada “Ensaio” sobre o princípio da população. O seu trabalho refletia, de certa forma, as preocupações de sua época, em sua teoria demográfica, considerou que os problemas sociais estavam relacionados com o excesso de população no espaço das cidades, ele previu que a população tendia a crescer ainda mais rapidamente do que outrora, o que o fez concluir que o crescimento demográfico seria superior ao ritmo de produção de alimentos. Assinale a alternativa que identifica como ficou conhecida essa Teoria Demográfica:

  • a)
    Teoria da transição demográfica.
  • b)
    Teoria malthusiana.
  • c)
    Teoria reformista Marxista.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58912 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Geografia / Geografia (SAE)

A República Federativa do Brasil organiza-se com base na divisão de poderes. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e desempenham funções definidas pela Constituição. Os diferentes níveis de governo atuam com o objetivo de encontrar soluções para os problemas coletivos. No que se refere à administração pública, aos deputados e senadores, às atribuições do presidente da República e às funções essenciais à Justiça.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    Executivo - O poder executivo no Brasil é composto pelos tribunais superiores, entre os quais um dos mais importantes é o Supremo Tribunal Federal.
  • b)
    Legislativo - O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, que, por sua vez, é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. As duas casas possuem poder equivalente, mas características distintas. A Câmara de Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos por voto proporcional, isto é, de acordo com a população de cada Estado.
  • c)
    Judiciário – No Brasil é representado pelas assembleias legislativas, compostas por deputados estaduais, pelo Presidente da República no âmbito federal e Juízes.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.