20 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

49122 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Com a chegada da época das chuvas no Brasil, não há nada melhor do que levar as crianças para fora de casa e, com os devidos cuidados, aproveitar um delicioso e refrescante dia de chuva. Brincar na terra molhada, sentir as gotinhas na pele e, quem sabe, até ver a formação de um arco-íris: as possibilidades de se divertir são muitas. Com relação à proximidade da criança com a natureza, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    O convívio com a natureza é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Por meio dela, as crianças podem descobrir um pouco sobre a própria existência, sobre o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente. Especialistas afirmam que o contato com plantas e animais, assim como com o sol e a chuva, tem o poder de acalmar uma criança e trazer a ele mais estabilidade emocional, por exemplo.
  • b)
    Cada criança tem seu tempo para entrar na experiência, até que ela se sinta segura para conhecer as possibilidades do mundo ao seu redor. Na Educação Infantil não é bastante comum que crianças passem a integrar o grupo exploratório durante o ano letivo.
  • c)
    Esperar não faz parte do processo da experiência, somente assim, a criança se sentirá segura e a experiência acontecerá completamente e não mediada por receios e ansiedade. As experiências perceptivas proporcionadas pelo contato com a infinidade de cores, texturas e cheiros não contribuem para que as crianças desenvolvam os sentidos e uma nova visão de mundo com base na harmonia e no respeito à natureza.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49125 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Quando a criança começa a fazer arrumações com brinquedos, objetos ou qualquer outra coisa, ela inicia a construção de conceitos elaborados em sua mente, que lhe dão condições de organizá-los de acordo com propriedades pré- estabelecidas. Em relação ao ‘’adquirir o raciocínio logico’’, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    A construção do pensamento lógico-matemático é desenvolvida pela percepção das diferenças contidas nos objetos que estão na realidade interna.
  • b)
    A criança muito cedo adquire contato com os números em sua vida cotidiana, no convívio familiar, ela é exposta as diferentes formas de utilização do número dentro do ambiente familiar.
  • c)
    Sabemos que a criança resolve situações matemáticas por meio da linguagem escrita, desenvolvendo ações práticas que foram criadas no meio social e no convívio familiar.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49165 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

A Educação Infantil surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família. Assinale a alternativa CORRETA referente à história de educação infantil:

  • a)
    Em 1988, com a promulgação da Emenda Constitucional que cria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD(B), O artigo 62 foi pioneiro ao estabelecer a necessidade de formação para o profissional da Educação Infantil.
  • b)
    Em 1996, a Constituição define creche/pré- escola como direito de família e dever do Estado em oferecer esse serviço.
  • c)
    Em 1994, o MEC publicou o documento Política Nacional de Educação Infantil que estabeleceu metas como a expansão de vagas e políticas de melhoria da qualidade no atendimento às crianças, entre elas a necessidade de qualificação dos profissionais, que resultou no documento por uma política de formação do profissional de Educação Infantil.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49166 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Dentro do imaginário infantil os contos de fadas são de grande importância no desenvolvimento da criança. Sobre os contos de fada é CORRETO afirmar:

  • a)
    Os contos de fadas conseguem inibir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos.
  • b)
    A realidade dos contos de fadas é fundamental para o desenvolvimento da criança. Há significados mais profundos nos contos de fadas que se contam na infância do que na verdade que a vida adulta ensina.
  • c)
    Os contos de fadas contribuem muito na formação da personalidade, ajudam as crianças a entenderem um pouco melhor este mundo que as cercam.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53760 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

A Europa, com a transição do feudalismo para o capitalismo, em que houve a passagem do modo de produção doméstico para o sistema fabril, e, consequentemente, a substituição das ferramentas pelas máquinas e a substituição da força humana pela força motriz, provocando toda uma reorganização da sociedade. O enorme impacto causado pela revolução industrial fez com que toda a classe operária se submetesse ao regime da fábrica e das máquinas. Desse modo, essa revolução possibilitou a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho, alterando a forma da família cuidar e educar seus filhos. Considerando o contexto histórico da educação infantil assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    As primeiras instituições no Brasil e Estados Unidos tinham como objetivos cuidar e proteger as crianças enquanto às mães saíam para o trabalho. Desta maneira, sua origem e expansão como instituição de cuidados à criança estão associadas à transformação da família, de extensa para nuclear.
  • b)
    Apesar de início das instituições estarem mais voltado para as questões assistenciais e de custódia, essas se preocupavam com questões só de cuidados, e não de educação, visto que não se apresentaram desde então como pedagógicas.
  • c)
    Do ponto de vista histórico, a própria literatura traz o jardim de infância como uma instituição exclusivamente pedagógica e que, desde sua origem, teve pouca preocupação com os cuidados físicos das crianças.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53761 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Correlacione as colunas sobre alguns períodos do desenvolvimento infantil:

(1) Período da vida intrauterina:

(2) Período impulsivo e emocional:

(3) Período sensório-motor:

(4) Período do personalismo:

(5) Período da puberdade e da adolescência:

( ) entre três e cinco anos. Período dos confrontos e de formação da autonomia.

( ) total dependência fisiológica, marcada por reações motoras.

( ) antes da ida - de adulta. Crise comparada à dos três anos com o retorno da atenção sobre sua própria pessoa.

( ) depois do nascimento. Abrange o primeiro ano de vida; as emoções prevalecem e permitem as primeiras interações da criança com seu meio.

( ) por volta dos dois anos. Predomínio da exploração do mundo físico e caracterizado pela aquisição da marcha e da palavra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • a)
    2- 3- 5- 1- 4.
  • b)
    4-3- 5- 1- 2.
  • c)
    4- 1- 5- 2- 3.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53798 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Nas Propostas Pedagógicas de Educação Infantil, a linguagem e a brincadeira são elementos articuladores entre os saberes e os conhecimentos. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com a linguagem:

  • a)
    As experiências com a linguagem devem considerar o papel central da oralidade, materializada em práticas de narrativa que tomam como objeto os saberes e os conhecimentos.
  • b)
    A linguagem, como experiência de cultura e como forma privilegiada de expressão da criança, deve ser vivenciada tanto em situações espontâneas quanto planejadas, com e sem a intervenção do adulto.
  • c)
    A linguagem corresponde ao conjunto de experiências culturais nas quais se articulam os saberes da experiência e da prática.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

53813 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Sobre o papel e importância dos jogos e brincadeiras como proposta que priorize subsídio metodológico para o Ensino Infantil assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    As crianças brincam grande parte de seu tempo e o jogo constitui um dos métodos mais eficientes de ensino para que a criança adquira conhecimentos sobre a realidade.
  • b)
    É importante afirmar que a contribuição do jogo para o desenvolvimento infantil independe da concepção que o professor tenha de criança, jogo e desenvolvimento humano.
  • c)
    Atualmente, os jogos destinados ao preparo físico voltam-se para a formação de soldados e cidadãos obedientes, devotos e a influência grega acrescenta-lhes cultura física, formação estética e espiritual.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58929 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Em relação ao cuidar e educar assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão parcial do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância.
  • b)
    Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.
  • c)
    Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

58932 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Dado o exemplo abaixo o mesmo refere-se a qual teoria do desenvolvimento humano?

“Maria é inteligente e falante. Isso ele herdou do pai. Sendo que da mãe herdou autoritarismo e o temperamento difícil. Não é possível mudar sua sina.” Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    Teoria ambientalista.
  • b)
    Teoria inatista.
  • c)
    Teoria interacionista.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.