15 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

79307 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

A fibrose cística é a principal causa de doença pulmonar crônica grave em crianças, embora 90% delas sobrevivem até a sua segunda década de vida. Caracteriza-se por uma infecção broncopulmonar crônica e obstrução das vias aéreas com consequentes efeitos sobre as funções intestinais, nutrição e desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta a respeito do quadro clínico de um paciente portador desta condição, bem como o tratamento mais adequado.

  • a)
    Os pacientes com FC apresentam volume pulmonar reduzido, baqueteamento digital, infecções broncopulmonares recorrentes, atelectasia, pneumotórax espontâneo e hemoptise. 50% dos pacientes apresentam esteatorreia e insuficiência pancreática.
  • b)
    Os pacientes com FC apresentam volume pulmonar aumentado, baqueteamento digital, infecções broncopulmonares recorrentes, bronquiectasia, pneumotórax espontâneo e hemoptise. 80% dos pacientes apresentam esteatorreia e insuficiência pancreática.
  • c)
    Os pacientes com FC apresentam disfunção pulmonar, baqueteamento digital, infecções recorrentes, bronquiectasia, pneumotórax espontâneo e hemoptise. 30% dos pacientes apresentam esteatorreia e insuficiência pancreática. Os sintomas respiratórios são leves, sem tosse, perda de apetite e dispneia.
  • d)
    Os pacientes com FC apresentam volume pulmonar reduzido, baqueteamento digital, infecções broncoalveolares recorrentes, bronquiectasia, pneumotórax espontâneo e hemoptise. 10% dos pacientes apresentam esteatorreia e diminuição do conteúdo de sal no suor e 80% de chances de cirrose biliar.
  • e)
    Os pacientes com FC apresentam volume pulmonar reduzido, baqueteamento digital, infecções broncopulmonares recorrentes, bronquiectasia, pneumotórax espontâneo e hemoptise. 20% dos pacientes apresentam esteatorreia e insuficiência pancreática. Podem apresentar também chances muito grandes de infertilidade tanto masculina, quanto feminina na mesma proporção, acompanhada de prolapso retal.

79308 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

O Programa “Assistência Integral à saúde da Mulher: bases de ação programática" (PAISM) foi elaborado pelo Ministério da Saúde. Este teve um papel fundamental, pois influenciou no âmbito do Governo Federal e este por sua vez, se posicionou e defendeu o livre arbítrio das mulheres e das famílias brasileiras. Assinale a alternativa correta sobre os objetivos gerais da política nacional de atenção integral de saúde das mulheres.

I- Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos.

II- Promover a ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro e estrangeiro.

III-Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil e no mundo, especialmente por causas inevitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.

IV-Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

V- Fortalecer a atenção básica no cuidado com a mulher, além de ampliar o acesso e qualificar a atenção clínico ginecológica na rede SUS.

  • a)
    As alternativas II e III estão corretas
  • b)
    As alternativas I, II e IV estão corretas
  • c)
    Somente a alternativa V está correta
  • d)
    As alternativas I, IV e V estão corretas
  • e)
    Todas as alternativas estão corretas

79309 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

O aparelho urinário é composto por órgãos cujas funções passam por elaborar a urina e armazená-la. Os rins, em número de dois, produzem urina através de um processo de retirada de água, sais e resíduos do metabolismo proteico do sangue. Cada uma das estruturas envolvidas nesse processo apresentam uma função específica. A respeito do trajeto e da formação da urina, assinale a alternativa correta.

  • a)
    A urina, formada no córtex renal passa pelas pirâmides renais, pelos cálices menores e maiores até chegar à pelve renal, onde é conduzida pelos ureteres até a bexiga.
  • b)
    O Néfron é a unidade funcional do rim, composto pelo glomérulo, pela capsula de Bowie, pelo túbulo contorcido proximal, pela alça de Henle, pelo túbulo distal, o qual desemboca em um túbulo conector que se liga a um túbulo corretor.
  • c)
    A bexiga é um órgão muscular com formato hexagonal e esférico, que armazena a urina. Sua capacidade total é em média 600 ml, sendo inervada por fibras do plexo sacral, especialmente simpático.
  • d)
    A uretra posterior ou colo vesical é chamada de esfíncter externa, formada pela musculatura estriada esquelética, ou seja é involuntária.
  • e)
    Os rins estão envoltos pela gordura perineal e as glândulas adrenais por uma membrana chamada fáscia renal. Na face distal de cada rim está localizado o Hilo renal, formado por veias, artérias e ureteres.

86705 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

Encontram-se na literatura vários conceitos sobre saúde da mulher. Há concepções mais restritas que abordam apenas aspectos da biologia e anatomia do corpo feminino e outras mais amplas que interagem com dimensões dos direitos humanos e questões relacionadas à cidadania. A saúde da mulher limita-se à saúde materna ou à ausência de enfermidade associada ao processo de reprodução biológica. A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico e outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza. Ainda sobre a saúde da mulher, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Os padrões de morbimortalidade encontrados nas mulheres não revelam a mistura de doenças, que seguem as diferenças de desenvolvimento regional e de classe social.
  • b)
    No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas últimas décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto.
  • c)
    A primeira gestão do SUS vem se constituindo num espaço privilegiado das ações e dos serviços de atenção à saúde da mulher, integrados ao sistema completo e seguindo as diretrizes naturais.
  • d)
    A letalidade materna é um péssimo indicador para reavaliar as condições de saúde de uma população em que e como morrem as mulheres, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade.
  • e)
    As principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias; doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes.

86708 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma das principais causas de morbimortalidade no ambiente hospitalar. Sobre o TEP, assinale a alternativa correta:

  • a)
    A dosagem do dímero-D tem alto valor preditivo positivo para o diagnóstico
  • b)
    A taquicardia sinusal é a alteração eletrocardiográfica mais comum
  • c)
    O tratamento com trombólise química pode ser indicado nos casos de TEP com instabilidade hemodinâmica em até 12 horas após o evento inicial
  • d)
    Os anticoagulantes orais não devem ser utilizados como primeira escolha no tratamento
  • e)
    A cintilografia pulmonar de perfusão-ventilação ainda é o exame mais indicado no diagnóstico do TEP

86710 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

A Pneumoconiose dos Minérios de Carvão (PMC) é causada pela inalação de pó de carvão ou carbono. Em um quadro de PMC simples é frequentemente descrita como assintomática, sem qualquer alteração na função pulmonar. O tratamento é limitado, semelhantes outras doenças fibróticas. Sobre a inalação de poeiras minerais assinale a alternativa correta.

I- Asbesto é uma mistura fibrosa altamente resistente a degradação. As fibras têm de 1 a 2 cm de comprimento e ficam facilmente encarceradas no pulmão.

II- A Síndrome de Caplan é uma forma modular de PMC associada com a deficiência imunológica da doença reumatoide, também pode ocorrer com abestose ou silicose.

III-A asbestose é uma doença pulmonar fibrosa que se desenvolve 20 anos após a exposição maciça. Os pacientes apresentam apneia, crepitações basais à expiração e algumas vezes baqueteamento digital.

IV-Mesotelioma pode se desenvolver em até 40 anos depois da exposição leve. E só existe tratamento eficaz para os casos de asbestose, pois o estimulo permanece nos pulmões.

  • a)
    As alternativas I e III estão corretas
  • b)
    Somente a alternativa IV está correta
  • c)
    As alternativas I e II estão corretas
  • d)
    As alternativas I e IV estão corretas
  • e)
    Somente a alternativa I está correta.

86728 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

A população do mundo está envelhecendo em uma taxa sem precedentes. A queda da fecundidade e a urbanização foram tendências demográficas globais dominantes durante a segunda metade do século XX. A melhoria da saúde e da longevidade tem provocado o aumento do número e da proporção da população idosa na maior parte do mundo. Ao mesmo tempo que o envelhecimento da população representa uma história de sucesso, também traz consigo desafios às políticas públicas. A respeito desta questão assinale a alternativa correta.

  • a)
    O processo subjacente ao envelhecimento populacional global é conhecido como transição dermatográfica, o decréscimo da fecundidade reduz a expectativa de vida.
  • b)
    A estrutura por idade e sexo de uma população é o resultado de sua dinâmica durante um longo período, ou seja, do comportamento dos nascimentos, das mortes e das migrações nos últimos 100 anos.
  • c)
    Em muitas regiões do planeta a estrutura etária da população junto com o aumento da expectativa de vida mudou o peso relativo dos grupos neonatos e jovens.
  • d)
    A fecundidade passou de 6,2 filhos por mulher para 2,1 filhos. Desta forma o envelhecimento acaba por depender de pessoas maiores de 60 anos. A população de 60 anos precisa crescer mais rapidamente adquirindo padrões elevados de vida, desigualdades sociais e econômicas aumentadas e desenvolvimento e mais acesso na área de serviços da saúde.
  • e)
    De acordo com o autor, primeiramente a população envelheceu e depois ela enriqueceu. A medida que os cuidados são necessários, as famílias aumentam e as mulheres cuidadoras normalmente estão fora de casa. É por isso que as mulheres vivem mais que os homens.

94070 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

O de uso dos métodos de anticoncepção reflete algumas distorções no país, desde a década de 60, quando foi iniciado pelas entidades privadas de controle da natalidade, tendo como métodos quase exclusivos a pílula e a laqueadura de trompas. É importante ressaltar que o planejamento familiar, com conhecimento dos métodos e livre escolha, é uma das ações da Política de Assistência Integral à Saúde da Mulher aconselhada pelo Ministério da Saúde. Portanto, dentro dos princípios que regem esta política, existem mais algumas particularidades. Assinale a alternativa correta sobre a saúde da mulher, os serviços de saúde e os métodos anticoncepcionais.

I- Os serviços devem garantir o acesso somente aos meios para propiciar a gravidez, o acompanhamento clínico ginecológico e ações educativas para que as escolhas sejam conscientes.

II- A Lei estabelece que as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os seus níveis, estão obrigadas a garantir à mulher, ao homem ou ao casal, em toda a sua rede de serviços, assistência à concepção e contracepção como parte das demais ações que compõem a assistência integral à saúde.

III-A ampliação do acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos é uma das ações imprescindíveis para que possamos garantir o exercício dos direitos reprodutivos no país.

IV-Considerando que a AIDS vem se tornando uma das principais causas de morte entre mulheres jovens, é fundamental que se estimule a prática da dupla proteção, ou seja, a prevenção simultânea das doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive a infecção pelo HIV/AIDS e a gravidez indesejada.

V- Ao mesmo tempo, os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar aos usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção eles também participam ativamente da escolha do método.

  • a)
    Somente as alternativas I e V estão corretas
  • b)
    As alternativas II, III, IV e V estão corretas
  • c)
    Somente a alternativa V está correta
  • d)
    As alternativas II, III e IV estão corretas
  • e)
    As alternativas I, II, III e V estão corretas

94071 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

Constitui contraindicação absoluta ao uso de betabloqueadores:

  • a)
    Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • b)
    Bloqueia atrioventricular de 1° grau
  • c)
    Insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada
  • d)
    Disfunção erétil
  • e)
    Doença arterial periférica grave

94072 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Médico Plantonista / Medicina

São opções terapêuticas adequadas no tratamento da crise de artrite gotosa, exceto:

  • a)
    Anti-inflamatório não hormonal
  • b)
    Alopurinol
  • c)
    Colchicina
  • d)
    Corticosteróide
  • e)
    Analgésico opióide