Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 15 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 15 questões gratuitas para resolução." />
15 resultados encontrados para . (0.014 segundos)

79328 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Ainda sobre a patologia em questão no caso acima, assinale a alternativa correta quanto aos achados clínicos que podem ser observados durante a avaliação fonoaudiológica.

  • a)
    Rouquidão característica, com soprosidade variável, com bifurcação do regime vibratório pelo desequilíbrio ocasionado na presença de uma lesão unilateral. A presença de aspereza na qualidade vocal não é comum e reforça a suspeita de uma alteração estrutural mínima, o que deve direcionar a atenção para a prega vocal contralateral. Incoordenação pneumofônica e dificuldades na variação de intensidade e na região das frequências mais elevadas são características vocais comuns. Os pacientes podem referir sensação de corpo estranho na garganta.
  • b)
    Rouquidão, queda na frequência fundamental e agravamento do pitch. Apresenta, às vezes, algum grau de aspereza e soprosidade. A presença de rouquidão deve-se à perturbação da amplitude e à presença de ruído.
  • c)
    Tonalidade grave, qualidade forçada, rouca, áspera, fatigável, caracterizada por quebras vocais e diplofonia.
  • d)
    As principais alterações que podem ser percebidas auditivamente são a rouquidão e a soprosidade. Algumas pessoas também podem reclamar de cansaço durante a fala, piora da voz ao falar por mais tempo, dor na laringe ou no pescoço, presença de muito pigarro e dificuldade para produzir notas agudas. Também é comum a dificuldade em coordenar adequadamente a respiração e a produção da voz.
  • e)
    Rouquidão, queda na frequência fundamental e agravamento do pitch. Incoordenação pneumofônica e dificuldades na variação de intensidade e na região das frequências mais elevadas são características vocais comuns.

79330 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Ainda sobre o Código de Ética, assinale a alternativa INCORRETA sobre infrações éticas do fonoaudiólogo relacionadas à propaganda e à publicidade.

  • a)
    Não anunciar preços e descontos, exceto na divulgação de cursos, palestras, seminários e afins.
  • b)
    Consultar, diagnosticar ou prescrever tratamento por quaisquer meios de comunicação de massa.
  • c)
    Induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica para determinados procedimentos.
  • d)
    Anunciar títulos acadêmicos que não possua ou especialidades para as quais não esteja habilitado.
  • e)
    Anunciar produtos fonoaudiológicos ou procedimentos por meios capazes de induzir ao uso indiscriminado destes.

86692 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Adriana, 36 anos, professora em uma academia de ginástica, na qual trabalha 6 vezes por semana, com horários variados, porém nos três turnos do dia. Refere que em média ministra 24 horas de aulas por semana. Nos demais períodos, trabalha como instrutora de musculação. Não fuma, consome álcool de forma moderada pelo menos uma vez na semana. A paciente compareceu à clínica Fonoaudiológica encaminhada pelo ORL e com uma videolaringoscopia em mãos. Enquanto assistia ao exame, a fonoaudióloga pôde observar as seguintes características: lesão protuberante, bilaterais e simétricas, situadas entre os 2/3 anteriores das pregas vocais, com cor esbranquiçada e fechamento glótico incompleto. Após a descrição, assinale a alternativa que indica a patologia correspondente.

  • a)
    Pólipos vocais.
  • b)
    Edema de Reinke.
  • c)
    Cisto.
  • d)
    Granuloma de contato.
  • e)
    Nódulos.

86693 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

O Código de Ética do Fonoaudiólogo regulamenta os direitos e os deveres e estabelece as infrações dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia (CRFs), segundo as atribuições específicas. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo sobre os deveres do fonoaudiólogo em utilizar as redes sociais:

I- Ter consentimento e autorização formal por escrito do cliente, ou de seu (s) representante (s) legal (is), para publicação de fotos ou vídeos;

II- Marcar clientes em fotos sem autorização expressa destes ou de seu (s) representante (s) legal (is);

III-Compartilhar informações e retransmitir mensagens, com cautela, mesmo em grupos de discussão restritos;

IV-Não há necessidade de referência às fontes que publica.

  • a)
    I e II estão incorretas
  • b)
    I, II e III estão incorretas
  • c)
    II e IV estão incorretas
  • d)
    I e IV estão corretas
  • e)
    III e IV estão corretas

86696 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Baseado no caso acima, há algumas alterações na musculatura da face do respirador oral. Uma das mais observadas é a ausência de selamento labial passivo. Neste sentido, assinale a alternativa correta quanto ao músculo que se torna alterado ao realizar este selamento.

  • a)
    Mentalis.
  • b)
    Masseter.
  • c)
    Orbicular da boca.
  • d)
    Orbicular superior.
  • e)
    Depressor do ângulo da boca.

94045 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Fernando, 9 anos, compareceu na clínica Fonoaudiológica para avaliação, encaminhado pelo ORL, com a seguinte queixa: respirador bucal. Durante a anamnese, a mãe relatou que a criança fez uso de chupeta desde recém-nascido, até os 6 anos e que ainda faz uso de mamadeira 1 vez por dia antes de dormir. Desta forma, assinale a alternativa correta quanto às características mais encontradas no respirador bucal.

  • a)
    Face alargada e lábio superior hipertônico; lábios separados e ressecados; língua hipotônica e volumosa, repousando no assoalho bucal; nariz pequeno e afilado, tenso, ou com a pirâmide alargada; olheiras profundas.
  • b)
    Estrutura facial alterada: a face torna-se longa e estreita; lábio superior hipotônico, curto e elevado, com alteração; lábios separados e ressecados; língua hipertônica e volumosa, repousando no palato; nariz pequeno e afilado, tenso, ou com a pirâmide alargada; olheiras profundas.
  • c)
    Face longa e estreita; lábio superior hipotônico, curto e elevado, com alteração; vedamento labial dentro da normalidade; língua hipotônica e volumosa, repousando no assoalho bucal; nariz pequeno e afilado, tenso, ou com a pirâmide alargada; olheiras profundas.
  • d)
    Face longa e estreita; lábio superior hipertônico, curto e elevado, com alteração; lábios separados e ressecados; língua hipertônica e volumosa, repousando no palato; nariz pequeno e afilado, tenso, ou com a pirâmide alargada; sem olheiras, pois dorme bem.
  • e)
    Estrutura facial alterada: a face torna-se longa e estreita; lábio superior hipotônico, curto e elevado com alteração; lábios separados e ressecados; língua hipotônica e volumosa, repousando no assoalho bucal; nariz pequeno, afilado, tenso, ou com a pirâmide alargada; olheiras profundas.

94047 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação por exemplo. Sobre o transtorno do espectro autista (TEA) assinale a alternativa CORRETA.

I- O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 2 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 6 meses de idade.

II- Não são todas as pessoas com autismo que têm Deficiência Intelectual, algumas, inclusive, apresentam inteligência acima do normal.

III-Tanto aqueles que têm autismo e possuem inteligência normal ou acima do normal, como os com inteligência abaixo do normal, todos são considerados pela ONU como pessoas com deficiência, por terem impedimentos de longo prazo que podem prejudicar ou impedir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

IV-Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos 2 anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios quantitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

V- Normalmente, o que chama a atenção dos pais inicialmente é que a criança é excessivamente calma e sonolenta ou então que chora sem consolo durante prolongados períodos de tempo. Uma queixa frequente dos pais é que o bebê não gosta do colo ou rejeita o aconchego.

  • a)
    Somente a alternativa V está correta
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas
  • c)
    As alternativas II, III e V estão corretas
  • d)
    As alternativas I, II e IV estão corretas
  • e)
    As alternativas I, III e V estão corretas

94048 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Ainda sobre o caso acima, no segundo momento a Fonoaudióloga observou outro processo fonológico durante o seguinte discurso da criança: “Tia, posso PRINCAR com esta PONECA?". Assinale o processo fonológico correspondente ao apresentado pela criança:

  • a)
    Dessonorização.
  • b)
    Anteriorização.
  • c)
    Substituição de líquida.
  • d)
    Plosivisação.
  • e)
    Posteriorização.

94049 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

O sistema respiratório funciona como o ativador da voz, em que os volumes e a pressão do fluxo de ar expirado passam pelas pregas vocais, que se aproximam e põem-se em vibração, o que produz a voz. Portanto, qualquer comprometimento da função aérea pode provocar um efeito direto sobre a fala e sobre a voz (intensidade, altura, qualidade). Em respiradores orais, as funções de fala, mastigação, deglutição e voz podem estar alteradas. No entanto, a voz, muitas vezes, passa despercebida no momento da avaliação. Desta forma, assinale a alternativa correta referente às alterações vocais que podem ser encontradas em sujeitos com respiração oral.

  • a)
    A voz apresenta um desequilíbrio ressonantal e da coordenação pneumo-fono-articulatória. Porém, não há nenhuma alteração na emissão vocal, ou seja, esses sujeitos não apresentam disfonia.
  • b)
    A voz apresenta um desequilíbrio ressonantal e da coordenação pneumo-fono-articulatória. Além disso, pode ainda possuir uma alteração no traço de sonoridade, bem como ser muito aguda ou estridente.
  • c)
    A voz apresenta equilíbrio ressonantal e da coordenação pneumo-fono-articulatória, além de encontrar-se com uma alteração no traço de sonoridade, hiper ou hiponasal, ou rouca.
  • d)
    A voz apresenta um desequilíbrio ressonantal e de coordenação pneumo-fono-articulatória. Pode, ainda, encontrar-se com uma alteração no traço de sonoridade, hiper ou hiponasal, ou rouca.
  • e)
    A voz apresenta equilíbrio ressonantal e de coordenação pneumo-fono-articulatória. Pode, ainda, encontrar-se com uma alteração no traço de sonoridade, fluída ou gutural.

101469 Ethos Concursos (2016) - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Fonoaudiólogo / Fonoaudiologia

Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis mais prevalentes, manifestando-se como atraso ou desenvolvimento atípico envolvendo componentes funcionais da audição, fala e/ou linguagem em níveis variados de gravidade. Na maioria das vezes esses distúrbios são percebidos pelos pais, que referem que a criança tem dificuldade para falar ou que não fala, é dificilmente compreendida, incapaz de dizer alguns sons corretamente ou que gagueja. Sobre o desenvolvimento normal da fala e linguagem assinale a alternativa CORRETA.

I- Os primeiros anos de vida da criança são determinantes para o desenvolvimento adequado da linguagem. Em ambiente comunicativo e a partir da interação com a família, a criança adquire as bases para um desenvolvimento sadio da linguagem, no que diz respeito à sua forma, conteúdo e uso.

II- O balbucio e o sorriso iniciam-se a partir do segundo mês de vida e, apesar de ainda reflexos, expressam satisfação ou prazer. Aos três meses transformam- -se em jogo vocal, quando a criança amplia seu repertório incluindo sons consonantais e, mais tarde, produções silábicas, com intenção comunicativa.

III-O contato mãe-criança por meio do olhar e melodia da fala são pré-requisitos para o desenvolvimento comunicativo. Além disso, a amamentação, além de ser um importante momento de trocas entre mãe e filho, assume destacado papel no desenvolvimento e maturação dos órgãos fonoarticulatórios, possibilitando, futuramente, a complexa tarefa de articulação dos sons da fala.

IV-Nos primeiros anos de vida, pela função auditiva, a criança se familiariza com a estrutura da língua materna e organiza informações linguísticas necessárias ao desenvolvimento da linguagem oral. Durante o desenvolvimento da fala a criança adquire o inventário fonético, articulação dos sons e os organiza de acordo com as regras linguísticas da língua materna.

V- Aos dois anos a criança assimila as principais regras gramaticais e está pronta, linguisticamente, para se comunicar como um adulto e iniciar o aprendizado formal da linguagem escrita.

  • a)
    As alternativas I, III e V estão corretas
  • b)
    As alternativas I, II e IV estão corretas
  • c)
    As alternativas I, III e IV estão corretas
  • d)
    As alternativas II, III e IV estão corretas
  • e)
    As alternativas II, III e V estão corretas