45 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

209878 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Serviço Social

"Gerenciar é o ato de buscar as causas (meios)

da impossibilidade de se atingir uma meta (fim),

estabelecer contramedidas, montar um plano de ação,

atuar e padronizar em caso de sucesso." Sobre o

processo de gerenciamento voltado para resultados,

leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

Processo é um conjunto de causas que provocam efeitos.

I. Um processo genericamente pode ser gerenciado/

controlado com dois objetivos: manter resultados dentro

de uma faixa de valores denominada meta-padrão e/ou

melhorar os resultados de tal forma a atingir ou superar

uma nova meta estabelecida.

II. As informações e decisões obtidas através do controle

permitem manter uma organização ou sistema orientado

para seu objetivo.

III. A padronização, a aquisição de informações,

comparação e ação corretiva são componentes de um

sistema de controle que visa a otimização de resultados.

  • a)

    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.

  • b)

    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.

  • c)

    A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.

  • d)

    As afirmativas I. II e III estão corretas.

  • e)

    As afirmativas I. II e III estão incorretas.

209879 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Administração Geral

A administração estratégica é um processo contínuo.

A qualquer momento um fato novo pode comprometer

a realização dos objetivos e provocar redefinições.

Os sistemas internos assim como o ambiente, são

dinâmicos e propõem desafios constantemente. Pontos

fortes e fracos surgem e evoluem exigindo intervenção

da administração, originando ou exercendo diferentes

tipos de estratégia. Sobre o tema, leia as sentenças e

assinale a alternativa incorreta:

  • a)

    A estratégia da diferenciação baseia-se em uma forte identidade própria para o produto ou serviço, que o torne nitidamente distinto dos concorrentes.

  • b)

    A estratégia de crescimento, também conhecida como prospecção, é a marca de empresas que continuamente procuram novas oportunidades no mercado e enfrentam as ameaças emergentes.

  • c)

    Penetração de mercado é a estratégia de explorar produtos tradicionais em um mercado tradicional, vendendo cada vez mais para os mesmos tipos de clientes.

  • d)

    Desenvolvimento de mercado é a estratégia de explorar um mercado novo com produtos tradicionais. Ao passo que desenvolvimento de produto, é a estratégia de explorar mercados tradicionais com produtos novos.

  • e)

    Não há aliança estratégica, uma ação orquestrada entre duas ou mais empresas, visando gerar vantagens competitivas para o grupo. As estratégias visam sempre uma vantagem individual.

209880 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna."___________ é o processo de definir a relação desejada da organização com seu ambiente. Processo de definir objetivos."

  • a)
    Plano
  • b)
    Planejamento Operacional
  • c)
    Processo
  • d)
    Planejamento Estratégico
  • e)
    Desenvolvimento Organizacional

209881 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

O desempenho das empresas públicas importa a toda a Nação. Sua ação constitui uma parte considerável da ação do Estado brasileiro. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O planejamento deve orientar a escolha de indicadores de desempenho, bem como de padrões almejados para estes. As análises de desempenho por sua vez devem realimentar os processos de planejamento e a revisão de padrões de avaliação. No caso das empresas públicas, essa interação é impossível de acontecer. Portanto, avaliar o desempenho de empresas públicas, é uma questão nula, sem solução nem condição de se realizar.

II. Um sistema de avaliação de desempenho de empresas públicas, pode ser concebido abrangendo-se alguns campos. A exemplo da eficácia entendida como o volume e a qualidade dos bens e serviços que elas fornecem à sociedade e a eficiência entendida como a capacidade de produzir com qualidade fazendo uso, de um conjunto de insumos necessários e adequados à produção.

III. O desempenho financeiro de uma empresa pública, a contribuição dos cofres públicos para sua sustentação, a estratégia para captação de recursos para investimentos, o ônus do endividamento da empresa sobre o orçamento do Estado, podem ser indicadores de desempenho relevantes sobre a gestão das empresas públicas.

  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
  • b)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
  • c)
    A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
  • d)
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • e)
    As afirmativas I, II e III estão incorretas.

209882 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

Um grupo é um conjunto de pessoas que compartilha alguma característica, como um objetivo, um interesse, um comportamento ou uma localização. Dentro de uma empresa, as equipes são grupos organizados que visam atingir um objetivo comum. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O desempenho de uma pessoa depende apenas de sua competência, motivação e da forma como o trabalho está organizado. Os processos sociais que ocorrem nos grupos dos quais ela participa influenciam apenas no seu convívio social dentro da empresa.

II. A clareza de objetivos é uma condição essencial para a eficácia do trabalho de um grupo. Sem objetivos claros, os integrantes do grupo ficam sem saber para onde ir e o esforço se perde.

III. Coesão é o resultado do desejo de cada integrante de permanecer no grupo, defendê-lo e continuar trabalhando com as mesmas pessoas. Os integrantes percebem-se como parte de um conjunto e têm interesse em continuar assim.

  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
  • b)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
  • c)
    A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
  • d)
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • e)
    As afirmativas I, II e III estão incorretas.

209883 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

A base do controle orçamentário é o confronto dos dados orçados contra os dados reais obtidos pelo Sistema de Informações Contábeis. Baseado no assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. As variações ocorridas entre os dados reais e os dados orçados permitirão uma série de análises, identificando se as variações ocorridas foram decorrentes de plano, preços, qualidades, eficiência.

II. Os objetivos principais do controle orçamentário são identificar e analisar as variações ocorridas; corrigir erros detectados; ajustar o plano orçamentário, se for o caso, para garantir o processo de otimização do resultado e a eficácia empresarial.

III. A diferença de valor entre os dados reais e orçados basicamente decorre: da quantidade real ser diferente da quantidade orçada, e/ou do preço real ser diferente do preço orçado.

  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
  • b)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
  • c)
    A afirmativa III está incorreta e as afin-nativas I e II estão corretas.
  • d)
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • e)
    As afirmativas I, II e III estão incorretas.

209884 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

O Escritório de Projetos (Project Office — PMO), tem como objetivo orientar e dar suporte aos gerentes de projetos permitindo à empresa desenvolver seus projetos da forma mais eficiente e eficaz possível. Sobre Escritório de Projetos, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:

  • a)
    O escritório de projetos deverá utilizar processos e técnicas de gerenciamento de projetos próprios para o projeto.
  • b)
    Algumas funções podem ser desempenhadas pelos escritórios de projetos entre as quais: suporte administrativo, métodos e padrões, consultoria e aconselhamento (mentoração), treinamento e acompanhamento dos profissionais em gerenciamento de projetos. Entretanto o papel de um escritório de projetos nunca é tão claramente definido.
  • c)
    Na função de suporte administrativo o escritório de projetos deve fazer a manutenção de cronogramas, a produção e distribuição de relatórios, arquivamento de propostas e orçamentos, manutenção de histórico do projeto entre outras.
  • d)
    Na função de consultoria e aconselhamento(mentoração) o escritório de projetos deve dar suporteao desenvolvimento de propostas, assistência no startup de projetos, condução de avaliações de riscos, aconselhamento com a alta administração por exemplo.
  • e)
    Na função de métodos e padrões deve preparar propostas, avaliar riscos, construir EAP (estruturaanalítica do projeto), elaborar cronogramas e orçamentos, alocar recursos, entre outras.

209885 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

A organização como um todo, é um sistema complexo que precisa ser integrado de forma a encorajar os subsistemas a trabalhar juntos o mais eficiente e eficazmente possível. Para tal pode-se fazer uso do DO- Desenvolvimento Organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Desenvolvimento Organizacional é um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comporta mentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.

II. O DO se centra na mudança casual, em oposição ao processo de mudança planejada que eventualmente as organizações experimentam.

III. DO é um processo de mudança planejada, visando alcançar determinada condição.

  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
  • b)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
  • c)
    A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
  • d)
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • e)
    As afirmativas I, II e III estão incorretas.

209886 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

Ainda sobre licitaçõese contratos na administração pública, leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. _________ é toda transferência de domínio de bens a terceiros."

  • a)
    Seguro-Garantia
  • b)
    Empreitada por preço global
  • c)
    Alienação
  • d)
    Execução Direta
  • e)
    Compra

216100 ESPP (2013) - MPE-PR - Administrador / Não classificada

A medição do desempenho dos processos fornece os dados para verificar até que ponto o planejamento está sendo realizado e definir novos objetivos ou ajustá-los à nova realidade. Há muitos indicadores para medir o desempenho dos processos produtivos. Leia alguns deles definidos abaixo, e assinale a alternativa incorreta:

  • a)
    Tempo de ciclo é o tempo que transcorre entre o início e o fim de um processo.
  • b)
    Produtividade é a quantidade de itens entregues por unidade de recurso empregada.
  • c)
    Capacidade é a quantidade ou volume de operações que o sistema entregou.
  • d)
    Produtividade do tempo é a quantidade de itens aproveitáveis entregues no menor tempo.
  • e)
    Flexibilidade é a capacidade de adaptação do sistema a diferentes situações e volumes de operações.