40 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

76360 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

De acordo com os conhecimentos acerca de sensores e produtos, pode-se afirmar que:

  • a)
    os dados tanto do sensor OLI, como do TIRS do Landsat 8 são adquiridos com a mesma resolução espacial e radiométrica.
  • b)
    os dados NIR e SWIR do ASTER deixaram de ser obtidos por problemas de superaquecimento devido ao vazamento de radiação conhecido como crosstalk.
  • c)
    produtos sob demanda estão disponíveis em dados de sistemas sensores como ASTER, MODIS e AVIRIS.
  • d)
    sensores como o VNIR do ASTER apresentam uma banda que tem visada não nadiral (oblíqu(A) e que permitem a construção de modelos digitais de elevação.
  • e)
    os dados MODIS são disponibilizados como produtos pré-processados que são gerados como a média de 8 dias para todos os pixels.

76361 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Fotogrametria é a arte ou ciência de se obter informações confiáveis sobre os mais diversos alvos, por meio de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética registrados. Avalie os itens e assinale a opção correta.

  • a)
    Estereoscopia é a propriedade que permite a visão em perspectiva tridimensional dos alvos obtidos por meio de um ponto fixo com o mesmo ângulo de visada.
  • b)
    Paralaxe é o deslocamento aparente de um ponto na imagem nas fotografias aéreas consecutivas numa mesma linha de voo decorrente da mudança da câmera no momento da exposição.
  • c)
    Apesar de toda a tecnologia digital disponível, a fotointerpretação ainda requer que os equipamentos analógicos de estereoscópios sejam de bolso ou de espelhos.
  • d)
    A fotoleitura é o processo de interpretação mais elaborado e que permite a distinção de elementos antrópicos, bem como naturais e necessita de estereoscópios obrigatoriamente.
  • e)
    Atualmente a fotogrametria encontra-se em estágio digital e apesar de todo o avanço as fotos se restringem ao espaço de cores RGB.

76362 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Em irrigação por gotejamento, a uniformidade de distribuição de água é influenciada, entre outros fatores, pelas características hidráulicas e estruturais dos emissores. Neste sentido, assinale a opção correta.

  • a)
    O movimento rotacional da água e a perda de carga diminuem ao se aproximar da parte central da câmera em gotejadores com vórtice.
  • b)
    O regime de fluxo em gotejadores com orifício de saída é laminar, o que implica em elevada sensibilidade à obstrução.
  • c)
    Para expressar a relação entre a vazão e a pressão em gotejadores do tipo espiral, usa-se a equação do tipo potencial, q = k Hx , onde q é a vazão do emissor (L h-1), H a carga de pressão ( m), k o coeficiente de proporcionalidade característico do emissor e x o expoente de fluxo, sendo este último de aproximadamente 0,4 para este tipo de emissor.
  • d)
    Para emissores regulados, a vazão (q) é representada pela equação q = c H0,5 – y , onde q é a vazão do emissor (L h-1), H a carga de pressão (m) e c um coeficiente de ajuste, então, se y for maior que 0,5, a vazão do emissor se reduzirá com aumento de pressão e se igual a 0,5, o emissor será perfeitamente regulado.
  • e)
    A elaboração de projeto hidráulico considerando a variação de pressão de 20% na linha lateral de irrigação, tanto para emissores de fluxo turbulento, como laminar, resultará em variação de vazão de cerca de 10%, independente do valor de x na equação do tipo potencial (q = k Hx).

76363 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Considerando a Política Nacional de Irrigação (Lei nº. 12.787/2013), assinale a opção que caracteriza uma obrigação, aplicada tanto ao agricultor irrigante em projetos públicos, como em projetos privados.

  • a)
    Na prática da agricultura irrigada, o agricultor deve promover o aproveitamento econômico da unidade parcelar.
  • b)
    Fornecer em tempo hábil as informações solicitadas pela fiscalização quanto às atividades referentes ao sistema de produção e uso da água e do solo.
  • c)
    Colaborar com a ampliação, conservação, manutenção e modernização das infraestruturas de irrigação de uso comum, de apoio à produção e social.
  • d)
    A infraestrutura parcelar deve ser promovida a partir de sua conservação, manutenção, ampliação e modernização.
  • e)
    A tarifa pelos serviços de irrigação disponibilizados deve ser paga pelo agricultor com periodicidade previamente definida.

76364 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

O beneficiamento de grãos e de sementes é uma das últimas etapas do programa de produção. É na unidade de beneficiamento que o produto adquire qualidades físicas, fisiológicas e sanitárias, de tal forma a se obter boa classificação em padrões comerciais. Quanto ao beneficiamento de grãos e sementes, é incorreto afirmar que:

  • a)
    o uso de separadores por cor torna possível a separação de sementes que não podem ser separadas por diferença de tamanho, forma ou densidade, por apresentarem homogeneidade.
  • b)
    a retirada das impurezas de um lote de grãos ou de sementes é feita com base na utilização das diferenças químicas dos materiais que compõem o lote original.
  • c)
    a unidade de beneficiamento e seus equipamentos devem ser dispostos de modo que possam ser higienizados adequadamente e com o máximo de facilidade.
  • d)
    quando os grãos ou sementes chegam à unidade de beneficiamento com teor de umidade inadequado para o processamento ou para o armazenamento prolongado, o produto deve ser encaminhado o mais rápido possível para a operação de secagem.
  • e)
    as sementes não devem ser danificadas por excesso de manuseio e, se possível, o produto deve ser movimentado por gravidade e à baixa velocidade.

76365 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Os solos são um importante recurso natural renovável suportando a vida e as atividades humanas economicamente, com notável importância nas práticas agropecuárias com vistas à geração de alimentos. Os solos são formados a partir da decomposição das rochas de origem, que daí adquirem morfologia variada e oportunizam diferentes classificações. Considerando pois, a origem, morfologia e classificação dos solos, assinale a opção correta.

  • a)
    Os termos aluviais e eluviais permitem classificar os solos quanto à origem: aluviais são os solos formados por rochas encontradas no mesmo local da formação, isto é, a rocha matriz que foi decomposta e se alterou para a formação do solo e se encontra no mesmo local do solo; enquanto os eluviais são os solos formados por transporte e sedimentação do material de rochas localizadas em outros lugares, graças à ação das águas e dos ventos.
  • b)
    O Intemperismo físico, mediado por variações de temperatura, calor ou pelo congelamento de água em fissuras, não promove alteração na composição da rocha.
  • c)
    A classificação dos solos discrimina os horizontes em um perfil a partir da rocha mãe, ou material de origem que, por isso, recebe a denominação de horizonte O; a partir deste, em sentido ascendente, denominam-se outros horizontes numa sequência alfabética sucessiva: A, B, C.
  • d)
    Quanto mais velho é o solo, maior é o tempo de atuação dos fatores de formação e dos processos resultantes, bem como maior é a relação deste solo com o material de origem.
  • e)
    Todo material de origem animal ou vegetal incorporado ao solo, independente do estado de decomposição, é caracterizado como matéria orgânica que contribui para melhorar a textura do solo, aumentar a aeração e a taxa de infiltração via aumento de sua densidade.

76366 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

O cultivo de espécies olerícolas abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e cujos produtos comerciais e consumidos incluem folhas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. Sobre as variadas técnicas de cultivos das plantas deste ramo da horticultura, assinale a opção correta.

Há três opções para obtenção de ramas para implantação de uma lavoura de batata-doce:

  • a)
    por meio da indução de brotação de batatas selecionadas, utilizando-se posteriormente estas brotações/segmentos inteiros como ramas-semente; (B)retirando-se ramas-semente ou estacas de uma cultura em desenvolvimento e (C) cultivando-se uma área como viveiro de mudas.
  • b)
    Tal como a batata comum, o cará é plantado a partir de tubérculos-sementes e verificase que a dimensão da estrutura vegetativa é inversamente proporcional à produtividade.
  • c)
    A operação de desbaste restringe-se às hortaliças que produzem raízes, bulbos e tubérculos; naquelas que produzem folhas, não há essa necessidade. Todavia, naquelas que produzem frutos, pratica-se o raleio.
  • d)
    Em tomateiro, quando se utilizam mudas transplantadas de viveiro, deve-se proceder o “enriquecimento” das mudas, via fertirrigação nitrogenada, promovendo, assim, aumento do vigor que facilita o transplante mecanizado e melhora o pegamento das mudas.
  • e)
    A técnica da vernalização do alho ou “choque térmico” dos bulbos tem garantido a expansão da área de produção. O alho-semente é colocado em repouso em câmara fria submetido a aproximadamente 5ºC e, decorridas duas semanas, está apto ao plantio, em um prazo máximo de uma semana.

76367 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

O Planejamento Agrícola tem natureza transdisciplinar posto que não se limita a fazer planos, ele é cíclico, pois persiste durante a ação e permanece depois que ela se realiza, a fim de controlar e revisar os resultados obtidos, diante dos resultados esperados e dos desvios que se apresentam. Desta feita, para alguns autores, planejar e executar tomam parte em um mesmo processo que se repete. Este processo pode ser dividido em distintas etapas. Assinale a opção em que as etapas são apresentadas cronologicamente.

  • a)
    Classificação dos objetivos – Determinação dos objetivos – Programação.
  • b)
    Determinação dos objetivos – Diagnóstico – Programação.
  • c)
    Diagnóstico – Delimitação do campo, área e período do plano – Execução.
  • d)
    Programação – Execução – Avaliação.
  • e)
    Metas – Meios – Execução.

79803 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Com o avanço tecnológico, atualmente, a disponibilidade de sistemas de sensoriamento remoto se ampliou, promovendo possibilidades diversas nas mais variadas formas de utilização desse tipo de dados. Analise as afirmativas abaixo, classificandoas em verdadeiras (V ) ou falsas (F ).Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Sistemas sensores do tipo pushbroom caracterizam-se por serem sistemas de aquisição por varredura mecânica e atualmente equipam o sistema óptico do sensor OLI do Landsat 8 ( ) Os sistemas hiperespectrais caracterizam-se por um arranjo angular de detectores associado a uma matriz de aquisição de dados.

( ) Amaioria dos detectores que captam informação no visível e do NIR são de silício e no SWIR opta-se por antimoneto de índio.

( ) Os sensores termais apresentam sistema de resfriamento que evita que o sinal captado seja contaminado por ruídos térmicos do próprio equipamento.

( ) Os sistemas orbitais podem ser geoestacionários ou de baixa órbita, que, por apresentarem velocidade angular similar ao da rotação daTerra, ficam “parados” em relação a ela, imageando sempre a mesma face do planeta.

  • a)
    V, F, V, F, F
  • b)
    F, F, V, V, V
  • c)
    F, F, F, V, V
  • d)
    V, V, V, F, F
  • e)
    F, V, F, V, V

79804 ESAF (2016) - FUNAI - Engenheiro Agrônomo / Agronomia

Leia as assertivas a seguir: I. Entreoselementosdeinterpretaçãodeimagens, a forma refere-se ao padrão geométrico que o alvo se apresenta na imagem.

II. A tonalidade de um alvo em uma imagem no visível depende de seu albedo, pois refere-se à quantidade de energia emitida pelo alvo na cena.

III. Entre os elementos considera-se a textura e a estrutura como sinônimos, pois um alvo de textura paralela apresenta estrutura paralela.

Assinale a opção correta.

  • a)
    Apenas a assertiva I está correta.
  • b)
    Apenas a assertiva II está correta.
  • c)
    Apenas a assertiva III está correta.
  • d)
    Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • e)
    Todas as assertivas estão corretas.