30 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

49834 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Assinale o item que aponta, CORRETAMENTE, o elemento retomado pela expressão em

negrito nos trechos que seguem.

  • a)

    No trecho “Quando a classe de Ana Clara se dividiu em duplas, um de seus propósitos era que uns dessem sugestões aos outros. A pesquisadora argentina em didática Mirta Castedo é defensora desse tipo de proposta." (7º parágrafo), o termo em negrito retoma a divisão da turma em duplas para revisão conjunta.

  • b)

    No trecho “Deve-se olhar para a produção dos estudantes e identificar o que provoca estranhamento no leitor dentro dos usos sociais que ela terá" (2º parágrafo), o termo em negrito retoma a palavra OLHAR.

  • c)

    No trecho “A primeira proposta foi a 'revisão de ouvido'. Para realizá-la, Ana Clara leu em voz alta um dos contos para a turma, que identificou a omissão de palavras e informações." (6º parágrafo) O termo em negrito retoma a expressão PRIMEIRA PROPOSTA.

  • d)

    No trecho “Durante a escrita, é comum reler o trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e às ideias que tinha intenção de comunicar – só então planeja- se a continuação." (8º parágrafo), o termo em negrito retoma ESCRITA.

  • e)

    No trecho “Quando volta para a própria produção e faz a revisão, a criança tem mais condições de criar distanciamento dela e enxergar fragilidades." (7º parágrafo), o termo em negrito retoma CRIANÇA.

50710 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Para o trabalho do revisor, as ideias expostas no TEXTO 12 são importantes porque

  • a)
    não deixam que ele cometa erros semânticos a partir de impropriedades ortográficas e fonéticas.
  • b)
    alertam para a importância de saber a relatividade dos significados das palavras, a depender do contexto de utilização.
  • c)
    expõem o cuidado que ele deverá ter para sempre retomar as palavras usadas pelo autor do texto a revisar, para manter seu significado original.
  • d)
    lembram que todas os textos devem ser escritos seguindo padrões gramaticais rígidos e organizados.
  • e)
    propõem uma visão mais aberta em relação aos “erros” gramaticais, em todos os níveis, mas, principalmente, semânticos.

50711 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Segundo a visão do autor do TEXTO 09, a relação entre o autor e o revisor

  • a)
    nunca foi difícil, pois ambos sempre cumpriram suas funções sem atrapalhar o outro, sem gerar confusões.
  • b)
    sempre foi conflituosa, já que o papel do revisor é, justamente, impedir o livre exercício da atividade do escritor.
  • c)
    deve ser a melhor possível, pois o resultado final, a publicação, depende do entendimento entre ambos.
  • d)
    é marcada pela desconfiança por parte dos revisores, que sempre pensam que os autores escrevem para prejudicá-los.
  • e)
    é desnecessária, visto que qualquer texto pode e deve ser publicado sem que haja quaisquer tipos de revisão.

50716 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

O TEXTO 13, de Eliezer Pacheco, foi originalmente publicado no portal do MEC e posteriormente editado como capítulo do livro “Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica”, cuja folha de rosto está reproduzida como TEXTO 14 . De acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das normas atuais de publicação, a referência bibliográfica CORRETA para esse livro, cujas informações constam no TEXTO 14, é:

  • a)
    PACHECO, Eliezer (Org.). In: Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011; São Paulo: Moderna, 2011.
  • b)
    PACHECO, Eliezer (Org.). 2011. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna.
  • c)
    PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, SP: Fundação Santillana & Moderna. 2011.
  • d)
    PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais. Fundação Santillana: Brasília; Moderna: São Paulo. 2011.
  • e)
    PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna. 2011

50717 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Sobre o processo de normalização de textos técnico-científicos, como o TEXTO 14, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a)
    a norma que padroniza a estrutura e apresentação de textos técnico-científicos, como uma folha de rosto, tem caráter não voluntário no Brasil, sendo assim obrigatório seu uso, sob risco de multa em caso de descumprimento.
  • b)
    a normalização de textos técnico-científicos fornece diretrizes ou características essenciais para a organização de uma determinada atividade, otimizando seus resultados.
  • c)
    o uso de padrões e normas dentro de um texto técnico-científico facilita a identificação de informações básicas e a familiarização com o gênero discursivo em questão.
  • d)
    as normas que contemplam a organização de uma folha de rosto ou da capa de um livro não tratam de elementos de estilo, como a tipografia e a arte escolhidas, mas apenas das informações técnicas.
  • e)
    Ainda que sejam de âmbito nacional, as normas que regem a organização dos textos técnico-científicos estão filiadas a padrões internacionais, facilitando a troca de conhecimentos entre países.

51356 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

As alternativas abaixo mostram o resultado do verbete “trabalho” em um dicionário etimológico da plataforma wiki (https://pt.wiktionary.org/wiki/trabalho). A única versão que está rigorosamente CORRETA, quanto ao uso dos sinais de pontuação, é:

  • a)
    O significado da palavra trabalho remonta à sua origem latina, – tripalium (três paus) – instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. O tripalium era, pois, um instrumento de tortura; algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo.
  • b)
    O significado da palavra trabalho, remonta à sua origem latina, tripalium (três paus), instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. O tripalium era, pois, um instrumento de tortura, algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo.
  • c)
    O significado da palavra trabalho remonta à sua origem latina: tripalium (três paus) – instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. O tripalium era, pois, um instrumento de tortura, algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo.
  • d)
    O significado da palavra trabalho remonta à sua origem latina: tripalium (três paus) instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. O tripalium era pois, um instrumento de tortura, algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo.
  • e)
    O significado da palavra trabalho remonta à sua origem latina, tripalium, (três paus) instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção. O tripalium era pois um instrumento de tortura. Algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo.

53741 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

As informações que constam no TEXTO 14 sobre o livro publicado indicam alguns elementos fundamentais sobre sua edição. Assinale a alternativa que NÃO interpreta corretamente essas informações.

  • a)
    As duas cidades registradas indicam que a edição teve frentes de ação nos dois lugares, agindo de modo coordenado.
  • b)
    O termo “organizador” indica que Eliezer Pacheco foi responsável pela reunião dos textos para a composição do livro.
  • c)
    A parte do título que está sem o destaque em negrito é o subtítulo.
  • d)
    A data repetida (2011) indica, respectivamente, o ano do início e do fim da edição do livro.
  • e)
    Fundação Santillana e Moderna são as editoras que trabalharam conjuntamente para a publicação do livro.

53746 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Sobre a ação em Hanna Arendt, a autora do TEXTO 15 explica: “É o domínio da atividade em que o instrumento é o discurso, a voz e a palavra do homem”. Pensando sobre os conceitos relativos a discurso, voz e palavra, tanto no texto lido quanto no domínio dos estudos linguísticos, é CORRETO afirmar que

  • a)
    os termos discurso, voz e fala poderiam ser substituídos no trecho selecionado pela expressão texto, se a autora quisesse levar a discussão para uma abordagem especificamente enunciativa.
  • b)
    a abordagem de Arendt de discurso como instrumento sugere uma interpretação mais estreita dos termos voz e palavra, como ferramentas de comunicação.
  • c)
    a gradação evidenciada na sequência discurso, voz e palavra indica que o trabalho gradualmente cala o homem, reduzindo a força de sua expressão.
  • d)
    em um sentido mais amplo, os termos voz e palavra podem assumir no contexto visto um viés discursivo, referindo-se aos valores, história e singularidade marcados na fala do indivíduo.
  • e)
    os termos discurso, voz e palavra, da forma como aparecem no trecho acima, dizem respeito a questões de oratória, prosódia e morfologia, respectivamente.

53747 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Em “O caso comentado é só um entre milhares. Quem é 'terrorista'? Quem é 'bandido' e quem

é 'jovem desajustado'? É uma 'invasão' ou uma 'ocupação'? Foram 'passeatas' ou

'manifestações'? Cogita-se 'regulação da mídia' ou 'censura'? Cada grupo tem que pensar que

é ele que se refere verdadeiramente às coisas." (último parágrafo do TEXTO 12), temos a

exemplificação de que

  • a)
    o tema desenvolvido pelo autor do TEXTO 12 é de pouca relevância, já que as palavras devem manter seus significados originais.
  • b)
    existe, sim, uma designação semântica única das palavras, o que orienta a escolha de termos para os textos.
  • c)

    devemos ter cuidado ao escolher as palavras para colocar nos textos, pois elas costumam ter apenas uma acepção.

  • d)
    grupos sociais diversos usam as palavras sem levar em consideração seus posicionamentos ideológicos ou políticos.
  • e)
    a escolha de determinadas palavras em detrimento de outras pode indicar uma opinião subliminar, por variações semânticas.

53748 CVEST (2017) - IFPE - Revisor de Texto / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Sobre o trabalho de revisão textual, com base na leitura do TEXTO 13, é CORRETO afirmar que

  • a)
    o texto certamente não teve a leitura de um revisor, o que se comprova pelo fato de seu nome não estar registrado nas referências bibliográficas junto ao nome do autor.
  • b)
    ainda que não invalidem o raciocínio desenvolvido pelo autor ou empobreçam sua discussão, os diversos desvios gramaticais presentes no texto causam estranhamento no leitor, dadas as expectativas criadas sobre o gênero, o autor e o local de publicação.
  • c)
    não caberia ao revisor buscar aproximar o texto da norma padrão, pois alteraria a singularidade impressa pelo autor ao longo de sua escrita.
  • d)
    a falta de revisão no TEXTO 13 compromete a progressão de ideias e promove uma linguagem informal, inadequada ao gênero em questão.
  • e)
    seriam atribuições do revisor, no caso do TEXTO 13, sugerir a correção das inadequações gramaticais, retificar o uso de alguns conectivos e fazer intervenções estilísticas bastante urgentes.