27 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

209428 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

Considerando a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, previsto na Resolução da Diretoria Colegiada nº 59, de 24 de novembro de 2009, com especial ênfase nos mecanismos de rastreamento de medicamentos, é CORRETO afirmar que:

  • a)
    ( ) As informações mínimas, que devem estar relacionadas a cada Identificador Único de Medicamento (IUM), são: I - número do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); II - número do lote; III - data de fabricação; IV - prazo de validade; V - CNPJ da empresa receptora do medicamento; VI - data da transação.
  • b)
    ( ) Na ausência do código de barras bidimensional, com o Identificador Único de Medicamentos (IUM), na embalagem original do medicamento, poderá ser utilizado outro código de identificação.
  • c)
    ( ) Somente as embalagens secundárias, de todos os medicamentos, devem conter mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto desde a fabricação até o momento da dispensação.
  • d)
    ( ) Os medicamentos que se apresentam em embalagens múltiplas, hospitalares e fracionáveis estão dispensados dos mecanismos de identificação e segurança que possibilitem o rastreamento do produto.

209429 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

O Conselho Federal de Farmácia, buscando regulamentar as diversas atribuições do farmacêutico, publicou, em 25 de agosto de 2011, a Resolução nº 549, cujo enfoque é o seu papel na gestão de produtos para saúde. Com base no conteúdo desta Resolução, marque a alternativa que contém uma atribuição INCORRETA do farmacêutico:

  • a)
    ( ) Desempenhar atividades de auditoria, com foco na utilização dos produtos médicos, nos sistemas de avaliação e controle efetuados pelo setor público, privado (operadoras de planos de saúde) e em auditorias para acreditação, premiações de qualidade e consultorias.
  • b)
    ( ) Atuar na Comissão de Prontuário Médico, de forma a estabelecer protocolos clínicos de utilização racional dos produtos médicos.
  • c)
    ( ) Participar dos estudos de avaliação de tecnologias em saúde (ATS).
  • d)
    ( ) Atuar como membro efetivo da Comissão de Farmácia e Terapêutica, propondo a inclusão e exclusão, dos produtos médicos, no processo de seleção e padronização.

209430 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

Considerando as práticas de armazenamento, contidas no Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar (Sbrafh), é CORRETO afirmar que:

  • a)
    ( ) No hospital, o armazenamento de medicamentos e produtos para saúde pode ocorrer em três ambientes diferentes: Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Farmácias Central e Satélites e nos postos de enfermagem.
  • b)
    ( ) Considerando os processos desenvolvidos, a Central de Abastecimento Farmcêutico (CAF) deve apresentar, no mínimo, 04 (quatro) áreas básicas: área de recepção e inspeção, área de ingresso e registro, área de distribuição (embalagem e distribuição) e área de armazenamento.
  • c)
    ( ) Dentre as condições ambientais adequadas, é desejável temperatura não superior a 30ºC, boa circulação de ar, umidade relativa entre 60 e 70%, iluminação adequada e proteção contra incêndio e entrada de animais.
  • d)
    ( ) Dentre os objetivos da Central de Abastecimento Farmcêutico (CAF), está o de exigir que a indústria assegure a qualidade dos produtos em estoque, durante a sua permanência na CAF, a fim de que cheguem em condições ótimas para uso e possam exercer a ação esperada.

209431 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

As preparações magistrais são produzidas para administração imediata ou após curto período de armazenagem, sendo seus prazos de validade estabelecidos utilizando-se critérios diferentes daqueles aplicados para produtos industrializados. A dificuldade em se estabelecer o prazo de validade é decorrente de aspectos específicos inerentes à produção artesanal. Sendo assim, marque a alternativa CORRETA para os aspectos inerentes ao prazo de validade e estabilidade dos produtos manipulados.

  • a)
    ( ) A estabilidade compreende o tempo no qual o produto mantém, durante o período de armazenamento e uso, as mesmas propriedades que possuía no momento de sua fabricação, sendo considerado válido se manter, nesse período, pelo menos, 80% do teor do princípio ativo.
  • b)
    ( ) A estabilidade microbiológica é um fator de menor preocupação, considerando que, em todas as formulações magistrais, são adicionados agentes antimicrobianos que asseguram a integridade física da formulação.
  • c)
    ( ) A temperatura pode afetar a estabilidade de uma droga, pelo aumento da velocidade de reação específica e a velocidade de degradação da droga. Em geral, a cada aumento de 10°C, a velocidade da reação de degradação duplica ou triplica.
  • d)
    ( ) As formas farmacêuticas sólidas ou líquidas, que não contenham água na sua composição, apresentam menor estabilidade, quando comparadas com aquelas que contenham água. Isso é decorrente da maior capacidade que têm de sofrerem a degradação física por hidrólise.

209432 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

O uso simultâneo de dois ou mais agentes antimicrobianos é recomendado em situações especificamente definidas, com base em princípios farmacológicos racionais. Diante desta afirmativa, marque a alternativa CORRETA para justificar o uso de combinações de agentes antimicrobianos:

  • a)
    ( ) Terapia de infecções tipicamente anaeróbicas.
  • b)
    ( ) Terapia empírica de infecções graves cuja causa não é conhecida.
  • c)
    ( ) Terapia específica para Chlamydia trachomatis.
  • d)
    ( ) Terapia da febre de origem indeterminada.

218170 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução nº 338, de 06 de maio de 2004. Marque a alternativa INCORRETA:

  • a)
    ( ) Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional.
  • b)
    ( ) Um dos eixos estratégicos da PNAF é qualificar os serviços de assistência farmacêutica existentes, em articulação com os gestores estaduais e municipais, nos diferentes níveis de atenção.
  • c)
    ( ) A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), também considerada eixo estratégico do PNAF, deve ser utilizada como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica.
  • d)
    ( ) A centralização das ações, em um único gestor de saúde do município, visa a superação da fragmentação em programas desarticulados e constitui, também, um dos eixos estratégicos da PNAF.

218171 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

A partir da Política Nacional de Medicamentos instituída pelo Ministério da Saúde, tornou-se necessária, dentre outras coisas, a caracterização e regulamentação da dispensação dos medicamentos, classificados como genéricos, similares ou de referência. Assim, em 15 de agosto de 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução da Diretoria Colegiada nº 51 com esta finalidade. Com base nesta Resolução, marque a alternativa CORRETA:

  • a)
    ( ) O medicamento similar somente será dispensado se prescrito pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, pela Denominação Comum Internacional (DCI), não podendo ser intercambiável com o respectivo medicamento genérico.
  • b)
    ( ) No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as prescrições pelo profissional responsável adotarão, obrigatoriamente, a Denominação Comum Brasileira (DCB), ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI).
  • c)
    ( ) O medicamento de referência somente será dispensado quando prescrito pelo seu nome de marca, não podendo ser intercambiável com o medicamento genérico ou similar correspondente.
  • d)
    ( ) Nos serviços privados de saúde, a prescrição ficará a critério do profissional responsável, porém, ele deverá adotar, obrigatoriamente, a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, o nome comercial do medicamento.

218172 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), considerando os riscos inerentes à Terapia Antineoplásica, a que fica exposto o paciente que se submete a tais procedimentos, estabeleceu a Resolução da Diretoria Colegiada nº 220, de 21 de setembro 2004. Com base nesta Resolução, marque a alternativa CORRETA:

  • a)
    ( ) A Cabine de Segurança Biológica (CSB) deve estar em funcionamento no mínimo por 10 minutos antes do início do trabalho de manipulação e deve permanecer ligada por 60 minutos após a conclusão do trabalho.
  • b)
    ( ) Todos os medicamentos, produtos farmacêuticos e produtos para a saúde, utilizados pelo Serviço de Terapia Antineoplásica (STA) devem estar regularizados junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme legislação vigente, exceto nos casos de terapias e medicamentos experimentais, onde não há necessidade de regulamentação por este órgão.
  • c)
    ( ) Durante o processo de manipulação, devem ser usados dois pares de luvas estéreis, trocados a cada hora ou sempre que sua integridade estiver comprometida.
  • d)
    ( ) A determinação do prazo de validade da Terapia Antineoplásica (TA) deve ser baseada em informações da estabilidade físico-química das drogas, independente das questões de esterilidade.

218173 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

Considerando as informações sobre os sistemas de distribuição de medicamentos (SDM), estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh), em seu Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (1ª edição, 2009), marque a alternativa CORRETA:

  • a)
    ( ) Os medicamentos trazidos para a instituição hospitalar, pelo paciente e seus familiares, são de sua responsabilidade e do médico, não sendo atribuição da farmácia tomar conhecimento do seu uso.
  • b)
    ( ) Para implantação do Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU) e o seu bom funcionamento, há necessidade de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) ativa, com definição de horários de prescrição, distribuição e ministração dos medicamentos.
  • c)
    ( ) As boas práticas de pesquisa clínica preconizam que os medicamentos para ensaios clínicos não sejam distribuídos pela farmácia, considerando que não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e são utilizados em pacientes específicos, além de serem prescritos apenas pelos investigadores autorizados.
  • d)
    ( ) No SDM descentralizado, as doses são preparadas em um único local e, posteriormente, distribuídas para unidades assistenciais.

218174 CRSP - PMMG (2013) - PM-MG - Oficial de Saúde - Farmácia Hospitalar / Não classificada

Com relação à Insulina e Agentes Hipoglicemiantes Orais, marque a alternativa INCORRETA:

  • a)
    ( ) A insulina estimula o armazenamento de glicose no fígado, sob a forma de glicogênio, e no tecido adiposo, sob a forma de triglicerídeos.
  • b)
    ( ) Quanto à propriedade, as preparações farmacêuticas de insulina, disponíveis atualmente, podem ser do tipo Rápida, Intermediária e Lenta.
  • c)
    ( ) O Mebendazol e os Diuréticos são fármacos que podem alterar a resposta dos pacientes diabéticos a seus esquemas terapêuticos.
  • d)
    ( ) A Metformina possui ação anti-hiperglicêmica e hipoglicemiante, sendo esta última devido à promoção da liberação de insulina pelo pâncreas.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.