19 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

147897 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Durante a inspeção post mortem, a marcação eventual de peças destinadas ao exame confirmativo no Departamento de Inspeção Final (D.I.F.) é realizada através da identificação por chapinhas metálicas dos tipos 1 e 2, seja para identificar as peças portadoras de lesão ou as que se destinam a integrar o conjunto dos despojos individuais. Sobre a marcação com as chapinhas metálicas, analise as afirmativas. I. As chapinhas tipo 1 (numeradas) são destinadas a garantir a intercorrespondência das peças (vísceras e carcaça) de um mesmo animal. II. As chapinhas tipo 1 são indicadoras do motivo do sequestro da peça. III.  As chapinhas tipo 2 constituem quatro séries homólogas (quadruplicata) e são distribuídas às linhas da mesa de evisceração. IV. Em caso de cisticercose, apenas o coração e a carcaça remetidos ao D.I.F. serão marcados com as chapinhas tipo 1. Estão corretas apenas as afirmativas

  • a)
    I e III.   
  • b)
    I e IV.   
  • c)
    I, II e III.    
  • d)
    II, III e IV.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

147898 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Em uma fórmula matemática em que se divide o número de indivíduos que faleceram em decorrência da dengue hemorrágica no ano de 2013 pelo número de indivíduos que contraíram essa mesma doença, calcula-se o(a )

  • a)
    coeficiente de letalidade.          
  • b)
    mortalidade proporcional por causas. 
  • c)
    coeficiente de mortalidade por causa.
  • d)
    morbidade anual da dengue hemorrágica.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

147899 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Considerando que Joaquim seja aprovado em concurso público e que, havendo disponibilidade de horário, acumule um cargo na administração federal e um emprego público em empresa pública estadual, ambos remunerados, e sabendo que tal situação não é permitida pela Constituição, é correto afirmar, de acordo com o disposto na Lei nº 8.027/90, que estaduais.

  • a)
    a acumulação realizada constitui infração passível de suspensão, visto que a vedação não alcança as empresas públicas
  • b)
    a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas, vedada pela Constituição Federal, constitui infração grave, passível de aplicação de pena de demissão.
  • c)
    por se tratar de acumulação de um cargo público com um emprego público não há que se falar em infração grave, a qual somente ocorreria caso a acumulação fosse de dois cargos públicos.
  • d)
    a acumulação de um cargo na administração federal e um emprego público em âmbito estadual não constitui infração passível de aplicação de pena de demissão, já que o cargo e o emprego estão vinculados a entes federativos diversos.

157237 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Newcastle é uma enfermidade aguda, infectocontagiosa viral, causada por RNA‐vírus do gênero Avulavirus. De distribuição mundial e altamente contagiosa, acomete aves domésticas e silvestres e, também, o homem, impactando economicamente na avicultura e se tornando um problema de saúde pública. Em aves, as manifestações clínicas respiratórias, nervosas, diarreia, edema da cabeça e mortalidade variam conforme a patogenicidade do vírus. A Instrução Normativa 32/2002, da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabelece as normas técnicas de vigilância, controle e erradicação da doença de Newcastle e da influenza aviária. Quanto às normas constantes na IN nº 32/2002 – SDA/MAPA, analise as afirmativas.

I.Estabelece o sacrifício de todas as aves com o diagnóstico positivo dentro do estabelecimento.

II.Realiza a imediata investigação no estabelecimento, após a denúncia ou notificação, conduzida por um médico veterinário do serviço oficial.

III. Restringe a movimentação de aves e seus produtos em uma área na Zona de Proteção de 3 km e transfere os animais de uma Zona de Vigilância de 10 km em torno do estabelecimento infectado.

IV. Estabelece o controle da movimentação de pessoas nas áreas de risco.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a)
    I e IV.   
  • b)
    II e IV.  
  • c)
    I, II e III.    
  • d)
    II, III e IV.

157238 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Os antioxidantes são adicionados às rações animais para ajudar a preservar as suas características, retardando a deterioração, o ranço ou a descoloração. Para maximizar seu efeito, os antioxidantes devem ser adicionados à ração

  • a)
    somente após o término do processamento.
  • b)
    quando a gordura já estiver reagido com oxigênio.  
  • c)
    quando ainda estiver sendo misturada e processada.
  • d)
    quando não forem utilizadas gorduras nem vitaminas lipossolúveis na formulação.

157239 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

A Instrução Normativa 50 (IN 50/13), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, altera a lista de doenças passíveis de aplicação de medidas de defesa sanitária animal, conforme prevê o art. 61 do Decreto nº 24.458/34. As doenças presentes na Lista de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial devem ser notificadas, obrigatoriamente, por qualquer cidadão, bem como por todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A IN 50/13 divide as notificações em: imediata – para casos suspeitos ou diagnosticados de doenças erradicadas ou nunca registrada no País; imediata – para qualquer caso suspeito; imediata – para qualquer caso confirmado; e, mensais – para qualquer caso confirmado. Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que necessitam de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial quando da ocorrência de qualquer caso suspeito.

  • a)
    Língua azul, doença de Newcastle em aves e botulismo.
  • b)
    Antraz, loque americana das abelhas melíferas e mormo em equinos.
  • c)
    Estomatite vesicular, Scrapie em ovinos e caprinos e clamidiose aviária.
  • d)
    Raiva, loque europeia das abelhas melíferas e anemia infecciosa das galinhas.

157240 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

As normas para controle e erradicação da doença de Aujeszky em suídeos domésticos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento impõem condições específicas para que as Unidades da Federação elaborem o plano estadual para o controle e erradicação dessa doença. Assinale a alternativa que NÃO configura uma condição específica para a elaboração ao plano estadual para o controle e erradicação da doença de Aujeszky.

  • a)

    Possuir grupo de emergência devidamente treinado para as ações de defesa sanitária em suídeos e outras decorrentes da aplicação das normas federais ou planos estaduais.

  • b)

    Apresentar um projeto de educação sanitária voltado à conscientização da população local acerca do Plano Estadual Para o Controle e Erradicação da Doença de Aujeszky a ser implementado.

  • c)

    Possuir recursos públicos ou privados para financiamento do plano e indenização dos proprietários de suídeos atingidos pelas medidas sanitárias decorrentes da implementação e manutenção das ações dispostas nas normas federais ou planos estaduais.

  • d)

    Dispor de normas complementares para o credenciamento e treinamento dos laboratórios oficiais, ou credenciados, para o diagnóstico da doença de Aujeszky, utilizando provas sorológicas de ensaio imunoenzimático (ELISA triagem ou ELISA diferencial para glicoproteína viral gE) e o teste de neutralização.

168608 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

Dentre as características desejáveis pela indústria de carne em um bovino estão o peso de carcaça, o acabamento de gordura e a maturidade/idade do animal, que, somados a outros fatores, são parâmetros para atender a Cota Hilton. O sistema brasileiro de classificação de carcaças bovinas padronizou a cronologia dentária como maturidade. Ao se avaliar a porção incisiva da mandíbula de um bovino e identificar a erupção do segundo par de dentes médios permanentes, este animal será incluído na categoria  

  • a)
    2d.      
  • b)
    4d.      
  • c)
    6d.      
  • d)
    8d.

168609 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário da família Soncocystidae. O Toxoplasma gondii possui um ciclo de vida complexo e tem, como hospedeiros definitivos, felinos domésticos e selvagens e, como hospedeiros intermediários, quase todas as espécies de sangue quente. A infestação é responsável por determinar quadros clínicos variados, desde os assintomáticos às manifestações sistêmicas extremamente graves. Quanto ao ciclo biológico do Toxoplasma gondii, analise as afirmativas. I. Os felinos eliminam os parasitas pelas fezes por um período aproximado de duas semanas depois de contaminados, após este período adquirem imunidade. II. Transplantes de órgãos podem servir como forma de transmissão de toxoplasmose entre indivíduos. III. O protozoário não consegue atravessar a barreira placentária, podendo haver contaminação mãe/feto somente durante o parto. IV. Cistos de Toxoplasma gondii podem ficar viáveis por trinta dias em carne suína e ovina conservadas em temperatura de geladeira, entretanto, tornam‐se inviáveis ao congelamento superior a –12°C ou ao cozimento superior a 67°C. Estão corretas apenas as afirmativas

  • a)
    I e III.   
  • b)
    III e IV.    
  • c)
    I, II e IV.    
  • d)
    II, III e IV.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

168610 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Veterinário / Medicina Veterinária

“O programa de redução de patógenos, monitoramento microbiológico e controle de Salmonella sp. em carcaças de frangos e perus da Secretaria de Defesa Agropecuária implementa a análise laboratorial sistemática e contínua de carcaças de frangos e perus in natura, para pesquisa de Salmonella sp., em todos os estabelecimentos de abate registrados no serviço de inspeção federal (SIF). A qualidade dos processos de controle de Salmonella sp. nos estabelecimentos será monitorada por meio de ciclos de amostragem, com cada ciclo formado por 51 amostras. O programa estabelece o número máximo de amostras positivas (contaminadas) em cada ciclo." Considerando o referido Programa, o número máximo de amostras positivas aceitáveis em cada ciclo de amostragem é

  • a)
    1.      
  • b)
    5.      
  • c)
    12.      
  • d)
    15.