18 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

147900 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Engenharia Civil

O profissional das áreas de projeto, manutenção e mesmo na fiscalização de obras, deve conhecer os materiais básicos utilizados na construção civil, assim como suas matérias-primas. Com base no exposto, analise.

I. Brita: material granuloso dividido em partículas de formatos e tamanhos mais ou menos uniformes, atuando como material inerte nas argamassas e concretos aumentando o volume da mistura.

II. Agregado: provém da desagregação das rochas em britadores e, após passar em peneiras selecionadoras, classifica-se de acordo com sua dimensão média.

III. Aglomerante: material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados.

IV. Concreto: material de construção proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, agregados e água.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e III.

  • c)

    I e IV.

  • d)

    III e IV.

147901 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Engenharia Civil

Uma tarefa importante da manutenção preditiva é a análise de tendência de falha, que consiste em prever com antecedência a quebra, por meio de instrumentos e aparelhos que exercem vigilância constante, através de medidas de parâmetros, predizendo a necessidade de reparo. Observe tal tendência no gráfico a seguir.

Baseado no gráfico anterior (regiões 1, 2, 3 e 4), em relação às atividades e à evolução do processo, analise.

I. Zona de medidas periódicas normais: intervalo definido previamente;

II. Zona de diagnóstico do defeito: manutenção prevista (acompanhamento da evolução do defeito);

III. Zona de desenvolvimento do defeito: duração entre as medidas diminui;

IV. Zona de realização da manutenção: antes da ocorrência da falha. Após a intervenção, há um retorno à zona 1.

Estão corretas apenas as alternativas

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e IV.

  • c)

    II e III.

  • d)

    III e IV.

147902 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Engenharia Civil

Os projetos caracterizam-se, principalmente, pela temporariedade e individualidade. Em relação às demais características que definem os projetos, marque a alternativa INCORRETA.

  • a)

    Projetos utilizam recursos: todo projeto utiliza recursos especificamente alocados a determinados trabalhos.

  • b)

    Objetivo claro e bem definido: todo projeto tem metas e resultados bem estabelecidos a serem atingidos em sua finalização.

  • c)

    Empreendimento repetitivo: evento que faz parte da rotina da empresa. Muito conhecido para as pessoas que o realizarão.

  • d)

    Sequência clara e lógica de eventos: projeto caracterizado por atividades encadeadas logicamente, de modo a permitir que, durante a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos.

147903 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Engenharia Civil

Em uma suposta instalação elétrica industrial, existem vários motores acoplados a bombas de recalque, além de outros equipamentos, como exaustores e ventiladores. O consumo destes equipamentos reflete um custo elevado de energia elétrica reativa, devido à classificação do tipo de carga (indutiva) desses motores. O engenheiro responsável deve adotar medidas de redução do consumo real, minimizando o valor da conta de energia. Em relação às medidas adotadas pelo engenheiro, marque a alternativa correta.

  • a)

    Redução do número de motores.

  • b)

    Substituição dos ventiladores por aparelhos de ar condicionado.

  • c)

    Instalação de banco de capacitores corretores de fator de potência.

  • d)

    Substituição das bombas de recalque elétricas por bombas manuais.

157241 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Não classificada

O projeto e a execução de uma obra ou serviço exigem um prévio planejamento, utilizando conhecimentos como técnicas de gerenciamento do tempo e do custo. Com base no exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ciclo de vida do projeto: conjunto de fases de um projeto que possibilita avaliar as similaridades a serem encontradas em todos os projetos, independentemente do contexto, aplicabilidade ou área de atuação.

( ) Gráfico de Gantt: representação gráfica do inter-relacionamento entre atividades do projeto. Também conhecido como PERT (Program Evaluation and Review Techinique).

( ) Estrutura analítica de projetos: estima os custos das fases do projeto, ou todo ele, sendo o custo total igual à soma dos custos das fases.

( ) Diagrama de rede: utiliza barras horizontais em função da escala de tempo, onde o comprimento determina a duração da atividade, e linhas conectando as barras representando as relações entre as atividades. A sequência está correta em

  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, V, V, F.
  • c)
    F, F, V, V.
  • d)
    V, V, F, V.

157242 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Legislação Federal

A Lei nº 9.433/97 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH). De acordo com os fundamentos dispostos no art. 1º desta Lei, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a)

    A água é um bem de domínio público.

  • b)

    A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

  • c)

    Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.

  • d)

    Articulação intergovernamental com o Governo Federal, Estados vizinhos e Municípios para a compatibilização de planos de uso e preservação dos recursos hídricos.

157243 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Não classificada

O sistema de informação é parte integrante de uma organização, sendo produto de três componentes: tecnologia, organização e pessoas. Na engenharia, especificamente, além do uso convencional da tecnologia da informação (T.I.) existem equipamentos e sistemas dedicados às suas atividades. Em relação ao uso da T.I. na engenharia, analise as alternativas.

I. CAD (Computer Aided Design – Projeto Auxiliado por Computador): softwares que auxiliam na elaboração e no desenvolvimento de projetos de engenharia, arquitetura, utilizado também na modificação e análise de um projeto.

II. CIM (Computer-Integrated Manufacturing – Fabricação Integrada por Computador): define-se como o uso de sistemas computacionais para planejar, gerenciar e controlar as operações de uma planta de fabricação, através de uma interface direta ou indireta com os recursos de produção da planta.

III. CAM (Computer-Aided Manufacturing – Fabricação Auxiliada por Computador): a integração dos diversos processos de uma organização é uma necessidade. O conceito deste sistema está voltado exatamente para a disponibilização da informação necessária em toda a empresa.

IV. CAE (Engenharia Auxiliada por Computador): ao desenvolver um projeto em CAD, pode-se realizar vários estudos baseados na geometria estabelecida, acrescida com informações adicionais relevantes para a análise a ser realizada.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  • a)
    I e III.
  • b)
    I e IV.
  • c)
    II e III.
  • d)
    I, II e IV.

168612 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Não classificada

Além das manutenções preventiva e preditiva, surgiram, também, sistemas de gerenciamento de manutenção que buscam a máxima eficiência. Em 1970, no Japão, surgiu a manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM (Total Productive Maintenance). Com base nos pilares da TPM – eficiência, autoreparo, planejamento, treinamento e ciclo de vida – e suas definições, marque a alternativa INCORRETA.

  • a)
    Planejamento: estabelecimento de um sistema organizado de manutenção.
  • b)
    Eficiência: estabelecimento de um sistema de gerenciamento completo do equipamento.
  • c)
    Autorreparo: sistema de manutenção autônomo, executado pelos operadores do equipamento.
  • d)
    Treinamento: capacitação de pessoal e aumento de suas habilidades técnicas para rendimento máximo.

168613 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Não classificada

Projetos de prevenção contra incêndio e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são exigências do corpo de bombeiros que fiscaliza e libera a edificação para o uso coletivo, de forma a minimizar os riscos de acidentes.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma terminologia dessa área.

  • a)
    Dispositivo de proteção contra surtos: dispositivo destinado a limitar sobretensões transitórias.
  • b)
    Sinalização de orientação e salvamento: visa alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio ou explosão.
  • c)
    Hidrante: ponto de tomada de água onde há uma (simples) saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador (se necessário), mangueira semirrígida, esguicho regulável e demais acessórios.
  • d)
    Subsistema de aterramento: parte do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas) externo destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde o subsistema captor até o subsistema de aterramento.

168614 CONSULPLAN (2014) - MAPA - Engenheiro / Não classificada

A engenharia dos materiais tem como base a “ciência dos materiais", que estuda os princípios físico-químicos dos materiais e sua viabilidade para aplicação nas mais diversas áreas da produção. De acordo com os princípios e propriedades dos materiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Materiais amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance. Podem, no entanto, apresentar uma ordenação de curto alcance.

( ) Polímeros: consistem em um ou mais tipos de material trabalhando juntos, sendo que as propriedades do conjunto são melhores do que a de um material individual.

( ) Vidros: considerados como super resfriados. Em temperaturas elevadas, os vidros formam líquidos verdadeiros, os átomos movem-se livremente e não há resistência para tensões de cisalhamento.

( ) Compósitos: compostos orgânicos baseados no carbono, hidrogênio e outros não metálicos. A estrutura molecular é muito grande, de baixa densidade, garantindo extrema flexibilidade.

A sequência está correta em

  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, F, V, V.
  • c)
    V, V, F, V.
  • d)
    F, V, V, V.