30 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

213196 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre o balé clássico, analise as assertivas abaixo. I. O balé originou-se das danças de corte.

II. O balé clássico caracteriza-se, principalmente, por seus questionamentos à aristocracia.

III. A criação coreográfica no balé clássico é desenvolvida, exclusivamente, pelo coreógrafo.

É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    I e III, apenas.
  • c)
    III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

213200 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

A dança folclórica que mistura elementos culturais afrobrasileiros, indígenas e europeus, possui marcante característica religiosa e seus dançarinos reproduzem figuras históricas. Tal dança é denominada

  • a)
    Boi Bumbá.
  • b)
    Maracatu.
  • c)
    Folia de Reis.
  • d)
    Frevo.
  • e)
    Umbigada.

213206 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre a dança moderna, é correto afirmar que

  • a)
    de modo geral, o foco do trabalho corporal dos bailarinos e coreógrafos modernos esteve concentrado nas extremidades do corpo.
  • b)
    as sapatilhas são bastante utilizadas pelos bailarinos modernos.
  • c)
    a dramaticidade foi totalmente abolida das obras coreográficas modernas.
  • d)
    os artistas modernos trabalharam individualmente, mas sobre uma mesma premissa: através de um traço coreográfico próprio, expressar a condição humana.
  • e)
    a experimentação corporal privilegiou, principalmente, a verticalidade do corpo.

213207 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Assinale a alternativa que não apresenta uma técnica somática utilizada por artistas da dança contemporâneos em seus trabalhos corporais e artísticos.

  • a)
    Ioga.
  • b)
    BMC (Body-Mind Centering).
  • c)
    Método Feldenkrais.
  • d)
    Eutonia.
  • e)
    Método Bartenieff.

213214 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre o Fator Peso, em Rudolf Laban, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O Fator Peso se refere à quantidade de quilogramas do corpo do agente.
  • b)
    O Fator Peso poderá ser qualificado, basicamente, como leve ou pesado.
  • c)
    A força de gravidade é desconsiderada nas proposições de Laban.
  • d)
    O Fator Peso está relacionado com a energia ou força muscular utilizada na resistência ao peso.
  • e)
    A queda é o movimento de referência para a observação do Fator Peso.

227164 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Em relação aos aspectos relativos à produção de dança contemporânea, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    Maguy Marin trabalha com espetáculos de composição instantânea, calcados em improvisação.
  • b)
    O Butoh caracteriza-se por ser uma estética que utiliza um tempo de realização bastante lento e imagens grotescas.
  • c)
    A estética de Pina Bausch tem como algumas de suas características, a associação livre entre as cenas e a repetição que gera a transformação do movimento.
  • d)
    Os trabalhos do grupo DV8 se caracterizam por apresentarem uma grande teatralidade.
  • e)
    A dramaticidade é uma das marcas do trabalho de Wim Vandekeybus.

227165 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre os aspectos históricos da dança, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    A dança, na pré-história, é caracterizada por sua função ritualística.
  • b)
    Na civilização grega, a dança cumpriu diversas funções sociais, como: ritos religiosos, educação das crianças e treinamento militar.
  • c)
    As danças camponesas, caracterizadas principalmente por movimentações feitas em pares, deram origem às danças de corte.
  • d)
    As danças tinham um papel essencial nas cortes do século XV, e eram feitas pelos camponeses, para entreter os nobres.
  • e)
    As danças de corte foram desenvolvidas e deram origem às danças de caráter espetacular.

227166 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre o Fator Espaço, em Rudolf Laban, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    O Fator Espaço poderá ser qualificado como direto e unifocado, ou flexível e multifocado.
  • b)
    O Fator Espaço pode ser observado através dos seguintes aspectos fundamentais: direções, planos, extensões e caminho.
  • c)
    Rudolf Laban não insere a perspectiva tridimensional em seu estudo sobre o Fator Espaço.
  • d)
    O aspecto da extensão poderá, dentre outras possibilidades, variar entre perto, normal ou longe.
  • e)
    O aspecto da direção poderá, entre outras possibilidades, variar entre o lado direito, à frente, e o lado esquerdo, atrás.

227167 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

Sobre o Fator Tempo, em Rudolf Laban, todas as alternativas estão corretas, exceto

  • a)
    o Fator Tempo está relacionado à duração de determinado movimento.
  • b)
    o Fator Tempo poderá ser qualificado, basicamente, como súbito ou sustentado.
  • c)
    a velocidade é um dos aspectos utilizados para observar o Fator Tempo.
  • d)
    o momento de pausa em um movimento também é observado no contexto do Fator Tempo.
  • e)
    que, segundo Laban, o Fator Tempo deverá ser trabalhado, prioritariamente, a partir de composições musicais modernas.

227176 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Dança / Não classificada

A Educação Somática, a partir da segunda metade do século XX, tem sido um recurso importante para os profissionais de dança. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) As técnicas somáticas proporcionam o conhecimento do corpo sob uma perspectiva anatômica e funcional.

( ) Algumas técnicas somáticas utilizam objetos, como bolas de diferentes tamanhos, para a realização de exercícios específicos.

( ) A sensibilização do corpo através de toques com as mãos é um dos recursos utilizados em técnicas somáticas.

( ) A Educação Somática propõe um trabalho corporal de caráter exclusivamente coletivo.

  • a)
    V/ F/ F/ V
  • b)
    V/ F/ V/ V
  • c)
    F/ V/ F/ V
  • d)
    V/ V/ V/ F
  • e)
    F/ V/ V/ F