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213121 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

Para o ensino de teatro na escola,

  • a)
    é preciso contar com a aptidão dos alunos.
  • b)
    é preciso ter figurinos, maquiagem, adereços e cenário.
  • c)
    é preciso ter peças escritas para fazer encenações.
  • d)
    é preciso ter profissionais qualificados.
  • e)
    só é preciso ter boa vontade e agilidade.

213122 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

É correto afirmar que os sistemas metodológicos, disseminados de modo geral, para o ensino/ aprendizagem de atores

  • a)
    não existiam antes do século XX.
  • b)
    não existiam antes do século XIX.
  • c)
    não existiam antes do século XIII.
  • d)
    antes do século XIX, focalizavam a interpretação fiel de textos dramáticos com pouca importância dada para a criatividade do ator.
  • e)
    no século XIX, usavam a “memória emotiva” para provocar emoções reais em cena na representação de personagens realistas.

213161 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

O século XX foi marcado por uma grande variedade de experimentos com diferentes espaços de apresentação, mas antes desse período

  • a)
    o teatro já era encenado numa diversidade de espaços, incluindo diferentes tipos de edifícios, teatros ao ar livre e outros espaço exteriores.
  • b)
    o teatro foi sempre encenado num palco italiano.
  • c)
    era apresentado somente dentro de edifícios.
  • d)
    o teatro nunca tinha sido apresentado dentro do edifício da igreja.
  • e)
    o teatro nunca tinha sido apresentado numa quadra de tênis.

213162 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

É correto afirmar que, no jogo teatral, a “fisicalização” ou a “corporificação”

  • a)
    garante que o ator evite qualquer experiência emocional em cena.
  • b)
    pode ser diferenciada de uma abordagem intelectual ou emocional.
  • c)
    utiliza movimentos atléticos para representar as extremidades do espírito humano.
  • d)
    é uma técnica estilizada semelhante à mímica.
  • e)
    evita o uso do intelecto pelo ator.

213163 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

É correto afirmar que, na contemporaneidade, as técnicas de interpretação

  • a)
    são geralmente direcionadas à exploração psicológica da personagem e à experiência de emoções reais.
  • b)
    são geralmente direcionadas à criação de “ações físicas”, movimentos definidos e precisos, com uma intencionalidade específica, que são passíveis de repetição.
  • c)
    são geralmente direcionadas à criação e à representação de teatro improvisado.
  • d)
    são geralmente evitadas.
  • e)
    incluem uma grande variedade de abordagens físicas, psicológicas, e intelectuais.

213168 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

É correto afirmar que, no jogo teatral, a ação espontânea

  • a)
    é sinônimo de ação livre.
  • b)
    é a liberdade de ação em conexão com o ambiente, em tempo presente.
  • c)
    não é possível diante de qualquer regra.
  • d)
    não é algo que pode ser ensinada, sendo que depende do talento de cada indivíduo.
  • e)
    é antagônica à técnica teatral.

227081 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

Depois da queda do Império Romano, as evidências escritas registram o ressurgimento do teatro ocidental

  • a)
    com a apresentação dos Ciclos dos Mistérios, apresentados por agremiações comerciais durante festas religiosas.
  • b)
    com apresentações de histórias bíblicas, no vernáculo, na porta da igreja.
  • c)
    na Suíça, com a inclusão de tropos dramáticos dentro da própria missa.
  • d)
    na Itália, com a produção do texto Arlecchino servitore di due padroni (O Servo de Dois Senhores), de Carlo Goldoni.
  • e)
    na Inglaterra, com representações em forma de procissão, das Mummers Plays.

227094 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

As tendências metodológicas para o ensino de arte do movimento da “Escola Nova”, no Brasil, entre as décadas de 30 e 60, podem ser criticadas

  • a)
    pela posição autoritária do professor.
  • b)
    pela ênfase exagerada no produto final como o resultado do trabalho.
  • c)
    por supervalorizar a dimensão técnica da educação, sem bases reflexivas.
  • d)
    por não respeitar o processo criativo do educando.
  • e)
    por não proporcionar as condições para o educando entender sua própria produção no contexto históricosocial.

227095 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da encenação pós-moderna.

  • a)
    A “quarta parede”.
  • b)
    O diálogo naturalista.
  • c)
    A criação de uma personagem fictícia pelo ator.
  • d)
    A não linearidade.
  • e)
    O enredo baseado na fábula.

227096 CETRO (2013) - SESI-DF - Professor - Artes Cênicas / Artes

Na pesquisa contemporânea da linguagem artística de teatro e sua relação com a educação, o jogo teatral

  • a)
    é raramente investigado, apesar da sua aplicação ampla na área de teatro-educação.
  • b)
    é objeto de algumas pesquisas limitadas, que investigam o modo como o espaço pode instigar o jogo e o enfrentamento do risco.
  • c)
    é objeto de diferentes estudos, mas nenhum que abrange o texto poético como instigador do jogo.
  • d)
    é investigado, principalmente na sua relação com o texto escrito.
  • e)
    é objeto de diferentes estudos, incluindo, entre outros, a investigação do espaço e do texto como elementos deflagradores do jogo.