70 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

203412 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens.



A medicina do trabalho nasce com a administração científica, baseada no método taylorista e no fordista, que impunham a necessidade do operário sadio, com baixo índice de absenteísmo e alta produção, segundo referencial biológico voltado à seleção dos mais aptos e ao atendimento in locu dos trabalhadores acometidos com vistas ao retorno, sem demora.

  • Certo
  • Errado

203413 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105.



A sonolência é causada pela liberação, ao anoitecer, do hormônio melatonina pela glândula pineal, que tem sua função regulada pela luminosidade do dia

  • Certo
  • Errado

203414 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105.



Na execução de atividades de digitação de dados, o trabalhador, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie, pode ser avaliado pelo número de toques, desde que não superior a 8.000 por minuto.

  • Certo
  • Errado

203415 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105.



As especificidades dos agentes causadores e as características morfológicas e histológicas dos cânceres ocupacionais, que as distinguem dos demais, podem ser consideradas um aspecto facilitador para se estabelecer a correlação causal ou o nexo entre a exposição e a doença, em que pese o longo período de latência entre o início da exposição ao agente carcinogênico e a alteração celular e detecção clínica.

  • Certo
  • Errado

203416 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.



Índice biológico máximo permitido (IBMP) é o valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas não corra risco de dano à saúde, dado que a ultrapassagem desse índice significa exposição excessiva, enquanto o valor de referência da normalidade (VR) indica o valor possível de ser encontrado em populações não expostas ocupacionalmente.

  • Certo
  • Errado

203417 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Mostrar/Esconder texto associado

Com base nos dados das tabelas acima, julgue os itens subsecutivos.



Trabalhar no setor de limpeza e conservação constitui fator de proteção aos níveis anormais de colesterol LDL.

  • Certo
  • Errado

203495 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina

Uma paciente de sessenta e três anos de idade compareceu sem queixas à consulta médica para avaliação de rotina. Ela relatou que, havia dois anos, tem utilizado hidroclorotiazida 25 mg/dia para tratamento de hipertensão arterial. Ela informou, ainda, que não apresentava cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Ao exame físico, apresentou índice de massa corpórea (IMC) = 30,8 kg/m2 , circunferência abdominal de 101 cm, pressão arterial de 146 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 82 bpm. Com a paciente constavam os seguintes resultados de exames: ácido úrico = 8 mg/dL; triglicerídios = 190 mg/dL; colesterol total = 240 mg/dL; HDL colesterol = 38 mg/dL; LDL colesterol = 164 mg/dL; glicemia de jejum = 106 mg/dL e hemoglobina glicada (A1C) = 5,9%. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina não apresentaram anormalidades.



Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.



O exame que verifica a dosagem de microalbuminúria em amostra isolada de urina deve ser indicado a essa paciente como meio de estratificação de risco cardiovascular e investigação de lesão em órgão alvo.

  • Certo
  • Errado

203496 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina

Um paciente de vinte e oito anos de idade relatou os seguintes sintomas, que persistiam havia três dias: adinamia, obstrução nasal, tosse improdutiva, dor na região maxilar bilateralmente e rinorreia. Ao exame físico, apresentou-se hemodinamicamente normal, com temperatura axilar de 38 ºC, hiperestesia da região maxilar e edema de mucosa com rinorreia à rinoscopia. Não foram observadas outras alterações significativas.



Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem



O uso de um antibiótico macrolídeo é o tratamento de escolha para o caso clínico acima apresentado.

  • Certo
  • Errado

203497 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina

O estudo HOPE (heart outcomes prevention evaluation) avaliou os efeitos do ramipril e da vitamina E, isolados e associados, no tocante à prevenção de eventos isquêmicos em pacientes de alto risco. O planejamento do estudo foi randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. No total, 9.541 pacientes foram randomizados para vitamina E ou placebo e 9.297 pacientes foram randomizados para ramipril ou placebo. O número de pacientes com eventos combinados (óbito cardiovascular ou infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral) foi igual a 1.546 no grupo vitamina E e 1.479 no grupo placebo (p = 0,33). O número de pacientes com eventos combinados foi correspondente a 1.302 no grupo ramipril e 1.655 no grupo placebo (p

Com base nas informações acima apresentadas, julgue os itens a seguir.



Os valores de p são úteis para expressar a magnitude do efeito de uma intervenção. Na situação acima descrita, percebe-se, por meio dessa variável, que o ramipril foi significativamente mais eficaz para redução de óbito cardiovascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral que a vitamina E.

  • Certo
  • Errado

203498 CESPE (2013) - MPU - Analista - Medicina do Trabalho / Medicina do Trabalho

Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.



Em condições normais de temperatura e pressão, a velocidade do som cresce do gasoso para o sólido.

  • Certo
  • Errado