44 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

206763 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Literatura

Mostrar/Esconder texto associado

Com relação às ideias desenvolvidas no texto anteriormente apresentado — de Graciliano Ramos —, assinale a opção correta.

  • a)

    Segundo o autor do texto, o “industrial insatisfeito" (l.15) é vítima de um sistema político com vícios, no qual muitas autoridades sem vocação para administrar eficientemente o país mandam ao mesmo tempo.

  • b)

    O escritor declara–se “pouco exigente" (l.2) e, desse modo, estaria pronto para aceitar qualquer Constituição, desde que estivessem garantidos direitos aos funcionários governamentais mais humildes e à “confederação cinematográfica" (l.19) que pretende fundar.

  • c)

    O autor do texto indica que o “quarto poder" é constituído pela figura indeterminada do “chefe político" (l.8 e 21), que é um tipo mandão e presente em diversos segmentos da sociedade, como, por exemplo, o dos advogados e o dos comerciantes.

  • d)

    Graciliano Ramos comenta que o Poder Judiciário apresenta problemas de natureza constitucional ainda mais sérios do que o Poder Executivo e o Poder Legislativo, uma vez que o Poder Judiciário mantém vínculo forte com o “quarto poder" (l. 4–5).

  • e)

    O articulista vale–se de uma “escala descendente" (l.9), para mostrar que há funcionários “de atribuições indeterminadas, mas ilimitadas" (l.6) em todos os níveis, do mais baixo ao mais alto, e que eles formam o que se convencionou chamar de “lagoa republicana" (l.17).

206764 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Não classificada

Assinale a opção correta a respeito das relações internacionais conduzidas pelo governo brasileiro em articulação com diferentes países ou agrupamentos de países.

  • a)
    O interesse do Brasil no BRICS concentra–se nas iniciativas estratégicas relativas à segurança internacional, mediante a ação coesa em organismos como o Conselho de Segurança da ONU e a Agência Internacional de Energia Atômica, coesão comprovada na votação harmônica das quatro países do BRICS, no âmbito dessas entidades, nos últimos anos.
  • b)
    No Ato de Criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, de 1996, constam como órgãos originários, entre outros, a Conferência de Chefes de Estado e de Governo, o Conselho de Ministros e o Secretariado Executivo, tendo sido criados, desde então, outros órgãos, especialmente para melhor se conduzir a cooperação em âmbito setorial, aprofundando–se a amizade mútua e aperfeiçoando–se a concertação político–diplomática e a cooperação entre seus membros.
  • c)
    A iniciativa de aproximação entre Brasil, Índia e África do Sul, por meio da criação do IBAS, atende ao anseio desses países por coordenar ações de líderes emergentes, de forma a interferirem na fixação de prioridades do G–77, controlarem a influência do C–34 sobre o Conselho Econômico e Social da ONU e articularem posições conjuntas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).
  • d)
    No âmbito da Cúpula América do Sul–África, criada em 1990, por iniciativa dos cinco países–membros do MERCOSUL e dos quinze integrantes da Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África, além da ALADI, os projetos de cooperação enfatizam o desenvolvimento sustentável e a geração de energia de fontes alternativas e não tratam de segurança, administração pública e economia.
  • e)
    Dado o acirramento de tensões internacionais, é provável que ocorra, embora não prevista, a reforma do Conselho de Segurança da ONU nos próximos anos, ainda na gestão do atual secretário–geral, e, caso ocorra, o Brasil irá figurar como candidato natural da América Latina a um assento permanente no conselho, visto que conta com o apoio da Colômbia, Argentina e Venezuela.

206765 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Não classificada

No quadro da cooperação Sul–Sul, é iniciativa emblemática do ativismo brasileiro

  • a)
    o programa Ciência sem Fronteiras, em que o governo federal destina a maior parte das bolsas de estudo e pesquisa no exterior aos pesquisadores dos demais países do grupamento BRICS.
  • b)
    o programa Satélite Sino–Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), que promoveu o lançamento de três satélites até o presente e prevê a continuidade de lançamentos nos próximos anos.
  • c)
    a colaboração com países africanos, latino–americanos e asiáticos, por meio da instalação, desde meados da década passada, de diversos laboratórios da Embrapa e da FIOCRUZ nesses países.
  • d)
    a participação brasileira no projeto Muralha Verde da China, por meio do qual se visa, com a criação de barreira florestal, conter o avanço do deserto de Gobi e, assim, proteger as cidades chinesas situadas no nordeste dos efeitos da desertificação.
  • e)
    o desenvolvimento tecnológico conjunto, entre Brasil e Argentina, do padrão ISDB–T de TV digital, disseminado em países africanos e em outros países latino–americanos.

206766 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Não classificada

Assinale a opção correta relativamente à política externa norte–americana no governo do presidente Barack Obama.

  • a)
    Na guerra civil desencadeada contra o presidente Bashar Al–Assad, os EUA, com a justificativa de que o governo sírio estaria utilizando armas químicas contra os rebeldes, autorizaram o envio de armas à oposição.
  • b)
    Essa política tem sido marcada pelo distanciamento e pelo recrudescimento de conflitos de natureza comercial com a União Europeia.
  • c)
    Para lidar com o aumento da imigração para os EUA, o atual governo estadunidense mostra–se disposto a adotar regulamentos mais flexíveis que os adotados em governos anteriores, como evidencia a proposta de facilitar a obtenção de documentos e de conceder anistia aos empregadores de imigrantes ilegais.
  • d)
    Observa–se o esfriamento das relações econômico–comerciais dos EUA com a América Latina, como evidencia, por exemplo, o arrefecimento de investimentos diretos no Brasil.
  • e)
    Ainda relutante em engajar–se em negociações multilaterais, o governo norte–americano resiste a formalizar o ingresso dos EUA no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

206779 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Inglês

Mostrar/Esconder texto associado

According to the text,

  • a)

    both environmentalists and economists agree that consumption is at the heart of the current financial and environmental crises.

  • b)

    the need to understand the current capitalist crisis is urging environmentalists and economists to launch publications on the issue.

  • c)

    financial and environmental debts have been primarily affecting wealthy countries due to their reckless consumption attitude.

  • d)

    business and finance experts had warned Greenpeace activists about the financial consequences of natural resource shortages.

  • e)

    the synergetic link between economy and environment points to the need to tackle financial issues ahead of environmental ones.

icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

206780 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Inglês

Each of the options below presents an excerpt taken from the text

and a version of the same excerpt. Choose the one which has

retained most of the original meaning found in the text.

  • a)

    “In the year following the disclosure about his relatives, the files speak of Minor's having started to take walks out on the Terrace in all weathers, angrily denouncing those who tried to persuade him to come back in …" (R.36–39) / In the year after the revelation about his relatives, the archives show that Minor had started to take walks out on the Terrace during any kind of weather, angrily extolling people who tried to convince him to come back in…

  • b)

    “He was replaced by Doctor Brayn, a man selected (…) by a Home Office that felt a stricter regime needed to be employed at the asylum." (R.5–8) / He was substituted by Doctor Brayn, a man picked over (…) by a Home Office who believed a more rigid regimen needed to be established at the asylum.

  • c)

    “Brayn was indeed a martinet, a jailer of the old school who would have done well at any prison farm" (R.9–10) / Brayn was really punctilious, a traditional jailer who would have been successful working at any prison farm.

  • d)

    “There were no escapes during his term of office (…), and in the first year two hundred thousand hours of solitary confinement were logged by the more fractious inmates." (R.11–15) / No one escaped while he was in office (…), and in the first year of his mandate two hundred thousand hours of solitary confinement were registered by the more ingratiating prisoners.

  • e)

    “One curious snippet of information came from the United States later that same year, when it was noted rather laconically that two of Minor's family had recently killed themselves…" (R.19–22) / One odd piece of information came from the United States later that same year, when it was noted rather verbosely that two of Minor's relatives had recently killed themselves…

214628 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Direito Internacional Público

Acerca de atuação de tribunais internacionais e de suas instâncias destinadas à solução de controversias, assinale a opção correta.

  • a)
    O Brasil se submete à atuação contenciosa do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPR), embora não se submeta à sua atuação consultiva, ainda não regulamentada pelo Supremo Tribunal Federal.
  • b)
    Tanto Estados como organizações internacionais, incontestáveis sujeitos de direito internacional, estão habilitados a comparecer como autores ou como réus perante a Corte Internacional de Justiça.
  • c)
    No que se refere à Corte Internacional de Justiça, a manifestação facultativa de jurisdição obrigatória, que leva o nome de cláusula Raul Fernandez, em homenagem ao brasileiro que a concebeu, conforma prática internacional reiterada e uniforme, de natureza consuetudinária.
  • d)
    O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias é a única instância aplicadora do direito comunitário europeu.
  • e)
    As decisões formuladas no sistema de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio sujeitam–se ao duplo grau de julgamento, sendo prevista uma segunda instância revisora.

214732 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História Mundial

A partir de meados do século XIX, acompanhando o processo de

desenvolvimento da industrialização, o proletariado buscou

desenvolver formas de solidariedade. Nessa perspectiva, surgiram

cooperativas, associações de ajuda mútua e, por fim, sindicatos.

Muitos governos chegaram a desenvolver políticas sociais,

provavelmente para enquadrar o movimento operário, como

evidencia a avançada política habitacional na Alemanha de

Bismarck. Relativamente a esse cenário, assinale a opção correta.

  • a)

    Surgida em 1864, a Associação Internacional dos Trabalhadores, ou I Internacional, pretendia articular a luta do movimento operário em escala mundial.

  • b)

    Ao longo do século XIX, o movimento operário europeu foi marcadamente ideológico e, na maioria absoluta dos casos, plenamente identificado com o socialismo.

  • c)

    Presa às circunstâncias históricas do passado, a Igreja Católica mostrou–se insensível à questão social, vindo a se manifestar sobre esse tema apenas no século XX.

  • d)

    Com o apoio das tropas prussianas, a Comuna de Paris logrou assumir o controle da capital francesa e nela implantou o modelo anarquista de administração pública.

  • e)

    Apesar da acirrada oposição de Marx e Engels, o avanço do movimento operário sustentou–se em aguda radicalização política e ideológica.

214735 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História Mundial

No que concerne à unificação da Itália e suas consequências,

assinale a opção correta.

  • a)

    A questão romana e do pontificado somente seria resolvida em 1929, no Tratado de Locarno, em que se estabeleceu a criação do Estado do Vaticano.

  • b)

    O Romantismo literário, o republicanismo revolucionário e o historicismo que enfatizava a singularidade nacional inspiraram o processo de unificação da Itália.

  • c)

    O processo de unificação da Itália iniciou–se nos Condados de Nice e de Savoia, que comandavam a guerra contra a Áustria e conseguiram amalgamar os movimentos secessionistas que começaram a eclodir em 1859.

  • d)

    A deposição de Napoleão III na França liquidou as garantias de que gozava o Papa, que assistiu à invasão dos Estados Pontificais pelas forças unionistas e à conversão de Roma em capital da Itália unificada.

  • e)

    A unificação italiana teve consequências diretas no equilíbrio da política europeia, em especial, na intensificação da política denominada isolamento esplêndido (splendid isolation), implementada pela Inglaterra.

220081 CESPE (2013) - Instituto Rio Branco - Diplomata / Não classificada

Sob o argumento universalista de defesa da democracia e dos direitos humanos, a França tem procurado legitimar suas intervenções militares além–fronteiras. No entanto, tais intervenções parecem configurar uma geoestratégia de grande potência visando controlar áreas ricas em minérios. Considerando essa informação, assinale a opção que apresenta, com correção histórica, fato que confirma essa hipótese.

  • a)
    Ao considerar as relações internacionais da França, em especial, na África, a intervenção em Mali foi motivada, de fato, pela necessidade de proteção da zona de extração de urânio do vizinho Níger, que alimenta as usinas nucleares francesas.
  • b)
    Ao respeitar a Resolução n.º 1973 do Conselho de Segurança da ONU, a França demonstrou neutralidade quanto aos conflitos na Líbia, porque Gaddafi vinha facilitando o envio de gás natural para o sul da França.
  • c)
    O apoio da França ao exército argelino no combate aos fundamentalistas islâmicos guarda relação com a histórica cooperação entre os dois países na exploração do petróleo no país africano.
  • d)
    Ao se oporem à deposição do presidente Laurent Gbagbo, os franceses manifestaram interesse em manter acesso facilitado às jazidas petrolíferas concentradas no norte da Costa do Marfim.
  • e)
    Concebida para conter o genocídio em Ruanda, a Operação Turquoise, camuflava o objetivo econômico da França de controlar as ricas jazidas de diamantes desse país.
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.