70 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

204335 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Geral

A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.





Um dos principais objetivos do processo decisório é incrementar constantemente a base de decisões programadas das organizações para economizar tempo e energia intelectual e evitar o desgaste de resolver problemas que já contam com solução definida.

  • Certo
  • Errado

204336 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Legislação Federal

Tendo em vista que a Lei de Acesso à Informação é um instrumento que auxilia o exercício de um direito constitucional dos cidadãos, o de acesso às informações públicas, julgue os itens a seguir.





As disposições da lei em apreço são aplicadas até mesmo às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos mediante termo de parceria, convênios, acordos e outros instrumentos congêneres.

  • Certo
  • Errado

204337 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Legislação Federal

Tendo em vista que a Lei de Acesso à Informação é um instrumento que auxilia o exercício de um direito constitucional dos cidadãos, o de acesso às informações públicas, julgue os itens a seguir.





O acesso à informação, contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade deverá ser feito por cópia com certificação de que confere com o original.

  • Certo
  • Errado

204338 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração de Recursos Materiais

Julgue os itens seguintes, relativos a compras.





É permitido ao agente público federal estabelecer margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras, mesmo que se promova restrição ou se impeça a competitividade na licitação.

  • Certo
  • Errado

204339 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração de Recursos Materiais

Acerca de gestão de estoques, julgue os itens de 104 a 107.





Se, no inventário de determinado item de estoque, a contagem realizada pelos reconhecedores tiver sido de 100 unidades e a contagem obtida pelos revisores, de 120, deve-se registrar como resultado do inventário o maior número verificado.

  • Certo
  • Errado

204340 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de receita pública e dívida, julgue os itens que se seguem.





Considere que um posto de fiscalização de controle da ANTT, localizado às margens de uma rodovia, após uma pequena reestruturação organizacional, tenha sido desativado, e a área de ocupação haja sido submetida a licitação pública pela ANTT para exploração comercial privada. Nesse caso, a receita proveniente do aluguel seria classificada como receita de capital, pois remunera o investimento da ANTT no imóvel.

  • Certo
  • Errado

204341 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de receita pública e dívida, julgue os itens que se seguem.





A inclusão do contribuinte na dívida ativa tem como requisito a apuração da certeza e liquidez da dívida.

  • Certo
  • Errado

204342 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de orçamento público e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.





Considere-se que, para garantir a atratividade econômica de certa rota de transporte terrestre interestadual, o governo federal pretenda conceder benefícios de natureza tributária ao vendedor do leilão de concessão da rota em questão. Nessa situação hipotética, não será necessário incluir no projeto de lei orçamentária o impacto regionalizado sobre as receitas e as despesas oriundo de tal benefício, mas, sim, a previsão global desse impacto.

  • Certo
  • Errado
icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

204343 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Financeira e Orçamentária

No que se refere à despesa pública, julgue os itens de 86 a 89.





Se a ANTT, em resposta a necessidades urgentes, tivesse assumido compromissos no fim do ano sem que houvesse tempo hábil para o pagamento das obrigações, nem mesmo para o empenho, os valores em questão deveriam constar, no orçamento do ano seguinte, como despesas de exercícios anteriores.

  • Certo
  • Errado

204344 CESPE (2013) - ANTT - Analista Administrativo / Administração Financeira e Orçamentária

O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.





Para que as desigualdades regionais sejam combatidas de forma mais eficiente, é útil a apresentação do PPA de forma regionalizada; assim, seus impactos esperados podem ser vistos de forma mais clara, o que auxilia o melhor planejamento e controle. Apesar de a Constituição Federal trazer a obrigação de regionalização do PPA, a falta de lei complementar que defina esse conceito termina por desobrigar a regionalização desse plano, o que reduz sua eficácia.

  • Certo
  • Errado