12 resultados encontrados para . (0.011 segundos)

03134 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Direito Administrativo

Acerca de licitações, assinale a opção correta.
  • a)
    A dação em pagamento é uma forma indireta de extinção das obrigações adotada nos casos em que o credor autoriza ou permite que o devedor cumpra a obrigação pagando com objeto diverso daquele originariamente convencionado. Esse instituto, consoante a Lei n.º 8.666/1993, enseja a dispensa da licitação cujo objeto seja qualquer prestação, até mesmo as de natureza pecuniária.
  • b)
    No caso de anulação da licitação, asseguram-se aos interessados o contraditório e a ampla defesa, a fim de lhes permitir a averiguação da validade ou não do desfazimento; já nos casos de revogação, em que o desfazimento se fundamenta em critérios de ordem administrativa ou em razões de interesse público, não se garante o direito ao contraditório e à ampla defesa.
  • c)
    As hipóteses de inexigibilidade de licitação têm caráter taxativo, razão por que não pode a administração pública ampliar o rol constante da Lei n.º 8.666/1993.
  • d)
    A licitação será inexigível nos casos em que competição não seja possível, como, por exemplo, para a contratação de artistas de prestígio reconhecidos pela opinião pública ou pela crítica especializada nacional ou internacional.
  • e)
    A tomada de preços se inclui entre as modalidades de licitação realizadas entre interessados do ramo pertinente ao objeto da contratação, cadastrados ou não, em número mínimo de três, escolhidos pelas unidades administrativas.

04298 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Noções de Informática

Com relação à segurança da informação, assinale a opção correta.
  • a)
    Vírus é um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador.
  • b)
    Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão.
  • c)
    Worm é um programa ou parte de um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos.
  • d)
    Bot é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
  • e)
    Spyware é um programa que permite o controle remoto do agente invasor e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

04308 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Noções de Informática

De acordo com conceitos ligados a redes de computadores, assinale a opção correta.
  • a)
    Browsers como Mozilla Firefox, Google Chrome ou Microsoft Internet Explorer podem ser customizados, adicionando-se novas funcionalidades, por meio de extensões, também denominadas add-ons.
  • b)
    O Outlook Express permite acesso ao Hotmail de forma nativa, ou seja, é possível efetuar download ou ler emails a partir dele. No entanto, esse procedimento é inviável no Thunderbird, cujo acesso, embasado em software livre, é restrito aos servidores de emails não proprietários.
  • c)
    É possível utilizar recursos de vídeo conferência em chamadas de vídeo por meio das redes sociais Google+ e Twitter, contudo Linkedin e Facebook não possuem esses recursos.
  • d)
    Na cloud computing, as nuvens são, por natureza, públicas, visto que são criadas, acessadas e mantidas pelos usuários de Internet; desse modo, não é factível e viável o conceito de nuvens privadas.
  • e)
    Tendo em vista a segurança de informações, é impossível ter acesso externo a intranet institucional, pois o acesso é restrito ao público interno de uma organização onde a intranet está instalada.

14967 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Direito Constitucional

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.
  • a)
    A CF assegura o direito de reunião em locais abertos ao público, desde que a reunião tenha caráter pacífico e não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo exigida, para tanto, apenas prévia autorização da autoridade competente.
  • b)
    As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão judicial, mas a suspensão de suas atividades é medida que se insere no âmbito do poder de polícia da administração, em caso de relevante interesse social ou de ofensa ao bem-estar coletivo.
  • c)
    São gratuitas as ações que visam assegurar as liberdades públicas e a proteção de direito líquido e certo, como o habeas corpus e o mandado de segurança.
  • d)
    O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros.
  • e)
    Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados.

27608 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Administração Pública

No que concerne aos princípios da administração pública, assinale a opção correta.
  • a)
    Em razão do princípio da continuidade, os serviços públicos não podem ser interrompidos, visto que se destinam a atender os interesses da coletividade. Por isso, é vedado àquele que contrata com a administração pública valer-se da exceção de contrato não cumprido quando a administração, sem ter cumprido sua obrigação, exige a satisfação de obrigação de quem com ela contratou.
  • b)
    A administração pública está obrigada a controlar os atos administrativos em relação ao mérito e à legalidade. Nesse sentido, os atos inconvenientes ou inoportunos devem ser retirados do ordenamento jurídico por meio da anulação, e os ilegítimos, por meio da revogação.
  • c)
    Dado o principio da publicidade, é imprescindível a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela administração pública, de modo que os órgãos e as entidades públicas são obrigados a divulgar informações relativas à execução orçamentária e financeira, mas não as referentes a despesas e receita.
  • d)
    O princípio da moralidade apenas adquiriu conotação e significação jurídica para a administração pública a partir da edição da Lei de Improbidade Administrativa, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública.
  • e)
    A administração pública direta, as autarquias e as fundações de direito público submetem-se aos princípios administrativos constantes do texto constitucional; já as empresas públicas e as sociedades de economia mista, por exercerem atividades de natureza econômica, não se sujeitam a tais princípios, mas ao sistema normativo aplicável às empresas privadas.

27609 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Administração Pública

A respeito da administração pública centralizada e descentralizada, assinale a opção correta.
  • a)
    A lei que cria ou autoriza a criação de entidades descentralizadas, na qual se definem o objeto e as atribuições dessas entidades, só pode ser modificada por outra lei da mesma espécie ou superior em razão do princípio do paralelismo das formas; de acordo com esse princípio, um ato deve ser revogado ou modificado pela mesma autoridade que o praticou, respeitadas as formas e o procedimento como foi realizado.
  • b)
    A descentralização representa processo interno mediante o qual a administração pública promove o desmembramento orgânico de órgãos administrativos com o objetivo de melhorar e acelerar a prestação de serviços à coletividade.
  • c)
    Somente por lei específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade de economia mista e fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
  • d)
    As entidades descentralizadas são dotadas de personalidade jurídica e de autonomia administrativa nos termos da lei que as institui, sendo a elas também conferido patrimônio e receitas próprios; contudo tais entidades são desprovidas de capacidade processual e legitimidade ativa e passiva em juízo.
  • e)
    A função precípua das entidades descentralizadas, tanto públicas quanto privadas, é a realização do interesse público, o qual se associa, intrínseca e inexoravelmente, à possibilidade de lucratividade.

35082 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Noções de Informática

Assinale a opção correta, referente a organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • a)
    Extensão do nome de arquivo é um conjunto de caracteres utilizado pelo Windows 7 para decifrar o tipo de informação contida em arquivo e qual o melhor programa para sua execução. Assim, tendo em vista a segurança de informações, não é possível alterar a extensão do nome de arquivo.
  • b)
    O nome de um arquivo no Windows 7 pode possuir até 256 caracteres, incluída sua extensão que, por sua vez, pode possuir, no máximo, 3 caracteres após o ponto.
  • c)
    Uma pasta é um repositório que pode ser utilizado para armazenar apenas arquivos.
  • d)
    No Windows 7, os nomes de arquivos podem conter qualquer caractere do idioma português, exceto o til e os acentos grave, agudo e circunflexo.
  • e)
    No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reúnem elementos de diferentes locais e os exibem em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados.

35083 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Noções de Informática

Com relação a funcionalidades comparadas entre os sistemas operacionais Microsoft Windows 7 e Linux Ubuntu 12, assinale a opção correta.
  • a)
    O Windows pode ser acessado em nuvem por meio de recursos como Skydriver e Azure. No entanto, o Linux, por possuir kernel único, não pode ser disponibilizado em nuvem na forma de IaaS.
  • b)
    Considere, em uma mesma rede de computadores, duas máquinas, X e Y, em que foram configurados, respectivamente, os sistemas operacionais Linux Ubuntu 12 e Windows 7. Assim sendo, é correto afirmar que, mesmo com permissão de acesso, Y não poderá gravar arquivos em X devido às restrições de segurança do Linux. No entanto, X conseguirá gravar arquivos em Y, pois o Windows, nativamente, é configurado com permissão de acesso de escrita.
  • c)
    O Linux possui camada de segurança que protege seu kernel, o que torna possível gerenciar a permissão de acesso em arquivos e diretórios por grupo ou por usuário. Do mesmo modo, no Windows, pode-se configurar o acesso à permissão em arquivos, porém não é possível configurar acesso por grupos de usuário ou para bibliotecas.
  • d)
    Ambos os sistemas operacionais permitem localizar arquivos tanto por nome quanto por conteúdo. No entanto, no Linux, essa tarefa é restrita ao super usuário (root).
  • e)
    Ambos os sistemas operacionais possuem gerenciadores de janelas. No Windows, o gerenciador é nativo e pode ser customizado. No Linux, é possível a escolha de um gerenciador específico, como KDE ou Gnome.

35084 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Noções de Informática

A respeito de edição de textos, planilhas e apresentações em ambientes Microsoft Office e BrOffice 3, assinale a opção correta.
  • a)
    No Microsoft Word, é possível controlar as alterações em documentos e revisar inserções, exclusões e alterações de conteúdo, mas não é possível controlar alterações de formatação ou comentários adicionados ao documento.
  • b)
    Tanto no BrOffice Impress 3.0 quanto no Microsoft Power Point 2010 é possível salvar a apresentação, nativamente, como filme (extensão .mov) e como animação Macromedia Flash (extensão .fla).
  • c)
    Ainda que o BrOffice Writer apresente vários recursos similares ao Microsoft Word 2010, a criação de sumários automáticos não faz parte das funcionalidades do BrOffice Writer 3.0.
  • d)
    Considere que, em uma planilha no BrOffice Calc, três células, A1, B1 e C1, possuam, respectivamente, o valor “2”, os caracteres “xyz” e o valor “4”. Considere, ainda, que todas as células estejam formatadas em categoria Número, em formato Geral e em casa decimal igual a 0. Nesse contexto, ao se digitar a fórmula =MÉDIA(A1:C1) na célula D1, o valor obtido será igual a 3.
  • e)
    No BrOffice, existe funcionalidade nativa que permite salvar um documento criado no Writer em formato .pdf, por meio da opção Exportar como PDF. No entanto, no Microsoft Office, mesmo na versão 2010, para exportar documentos em .pdf, faz-se necessário instalar aplicativos, pois os arquivos criados em ambiente Word não poderão ser salvos, nativamente, nesse formato.

44441 CESPE (2012) - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos / Legislação Estadual

Com relação ao disposto na Lei n.º 7.210/2010, que reestrutura o plano de cargos, carreiras e subsídios do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.
  • a)
    Ainda que esteja cumprindo penalidade de suspensão disciplinar, o servidor poderá progredir verticalmente mediante promoção.
  • b)
    É vedado aos servidores do Poder Judiciário o recebimento de remuneração por serviços extraordinários.
  • c)
    É vedada a prestação, mediante terceirização, de serviços relativos às atividades intermediárias e finalísticas do Poder Judiciário.
  • d)
    Durante o cumprimento do estágio probatório, o servidor pode afastar-se das funções específicas de seu cargo para exercer cargo de provimento em comissão.
  • e)
    A evolução funcional mediante progressão horizontal pode ocorrer por antiguidade ou promoção por merecimento.