Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 34 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 34 questões gratuitas para resolução." />
34 resultados encontrados para . (0.014 segundos)

08238 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Julgue o item abaixo, referente à responsabilidade civil do Estado.
A reparação do dano causado a terceiros pode ser feita tanto no âmbito judicial quanto no administrativo, mas, neste último caso, a administração é obrigada a pagar o montante indenizatório de uma só vez, em dinheiro, de maneira a recompor plenamente o bem ou o interesse lesado.
  • Certo
  • Errado

08239 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Tendo em vista a disciplina da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, e da Lei n.º 8.429/1992, que dispõe sobre os atos de improbidade administrativa, julgue os seguintes itens.

No âmbito do processo administrativo, um órgão e seu titular podem, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, devendo, tanto o ato de delegação quanto sua eventual revogação, ser objeto de publicação em meio oficial.
  • Certo
  • Errado

08240 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Caracteriza-se como ato de improbidade administrativa a ação ou omissão que causa lesão ao erário, decorrente tanto de dolo como de culpa em sentido estrito.
  • Certo
  • Errado

08241 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Com relação à Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, e à Lei n.º 11.416/2006, que regula as carreiras dos servidores do Poder Judiciário, julgue os itens subsequentes.
Tanto os cargos com provimento em caráter efetivo quanto os cargos em comissão devem ser criados por lei, com enominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos.
  • Certo
  • Errado

08242 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Todas as licenças, previstas em lei, a que o servidor público faz jus são contadas como de efetivo exercício, razão pela qual dar-se-ão com contagem de tempo de serviço efetivo do servidor para todos os efeitos legais.
  • Certo
  • Errado

08243 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Considerando as disposições da Lei n.º 8.666/1993 sobre licitação e contratos, julgue os itens a seguir.

Como os contratos administrativos são comutativos, ou seja, pressupõem equivalência entre as obrigações previamente ajustadas e conhecidas, a nulidade do procedimento licitatório não necessariamente induz à anulação do contrato, se este já tiver sido celebrado.
  • Certo
  • Errado

08244 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Os contratos administrativos têm, como uma de suas características essenciais, o fato de a administração dispor de uma posição de supremacia em relação ao contratado. Isso ocorre mesmo quando a contratação é efetivada por pessoas administrativas de direito privado, como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • Certo
  • Errado

08245 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Com relação à disciplina da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre prestação de contas, julgue o item a seguir.
Nas diversas esferas de governo, as prestações de contas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão realizadas pelo presidente de cada poder e receberão parecer conjunto do respectivo tribunal de contas antes de sua apreciação pela casa legislativa competente.
  • Certo
  • Errado

08246 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Administrativo

Acerca das formas e meios de prestação de serviço público, julgue o item abaixo.
Quando o Estado processa a descentralização do serviço público por delegação contratual, ocorre apenas a transferência da execução do serviço. Quando, entretanto, a descentralização se faz por meio de lei, ocorre a transferência não somente da execução, mas também da titularidade do serviço, que passa a pertencer à pessoa jurídica incumbida de seu desempenho.
  • Certo
  • Errado

20750 CESPE (2011) - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Específicos / Direito Constitucional

Com relação ao processo legislativo e às atribuições do chefe do Poder Executivo, julgue os itens que se subseguem.

A delegação, ao presidente da República, para a elaboração de lei delegada tomará a forma de decreto legislativo a ser editado pelo Congresso Nacional, que especificará o conteúdo da delegação e os termos de seu exercício.
  • Certo
  • Errado