35 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

00151 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Programação

O termo algoritmo é universalmente usado na ciência da computação na descrição de métodos para solução de problemas, adequados à implementação na forma de programas de computador. A esse respeito, assinale a opção correta.
  • a)
    As atuais linguagens orientadas a objeto não são adequadas à implementação de algoritmos desenvolvidos para a programação estruturada, visto que muitos algoritmos estruturados não permitem o encapsulamento.
  • b)
    Na construção de tipos de dados estruturados, a declaração de classes não corresponde à definição de um novo tipo de dados estruturado.
  • c)
    Em linguagens orientadas a objeto, como Java, a declaração de quaisquer tipos de constantes é implementada por meio de macrossubstituição em linha, durante a pré-compilação, isto é, a substituição de referências a constantes pelo valor declarado.
  • d)
    Na linguagem Java, a avaliação de uma expressão que constrói uma nova instância, quando bem sucedida, retorna uma referência ou ponteiro à área de memória na qual a instância foi alocada.
  • e)
    A recursividade é técnica desnecessária caso a programação de um algoritmo seja efetuada em uma linguagem orientada a objetos, uma vez que o envio de uma mensagem a um objeto cria um contexto aninhado que corresponde, indiretamente, à técnica de recursão.

00284 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Programação


A figura acima apresenta o aspecto geral da página web gerada por um componente do ambiente GlassFish, de desenvolvimento de aplicações J2EE, com vários elementos de interface gráfica indicadas pelo browser. Na figura, observam-se informações fornecidas pelo elemento General, do Application Server, o qual também disponibiliza outros elementos, como JVM Settings e Logging. Observa-se igualmente que, na árvore de ícones, estão disponíveis os elementos Enterprise Applications, Web Applications e Web Services
.A partir das informações acima, julgue os itens seguintes a respeito dos elementos que devem ser empregados para realização de tarefas e utilização dos conceitos do ambiente J2EE.
I Para a instalação de uma aplicação Java web composta por vários JSPs e servlets que realizam conexão a um banco de dados via JDBC, não é obrigatório o uso dos serviços ofertados por meio do elemento JDBC, de Resources.
II Um componente típico para instalação no elemento EJB Modules, de Aplications, terá uma terminação .jar.
III As informações apresentadas sugerem que o computador no qual o referido browser está funcionando, está aceitando conexões UDP nas portas 4848, 8181 e 8080.
IV Caso se deseje alterar os tamanhos máximos e mínimos da área de memória (heap) usada para alocação de objetos na instância de máquina virtual Java, que está executando esse servidor de aplicações, é possível realizar tal ajuste por meio do elemento , do Application Server.
V Para a criação de componentes J2EE que enviem e recebam emails por meio de protocolos como SMTP, POP3 e IMAP, recomenda-se o uso do elemento JMS Resources, de Resources.
Estão certos apenas os itens
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    I, III e V.
  • d)
    II, IV e V.
  • e)
    III, IV e V.

00505 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

Segundo o modelo CMMI, versão 1.2, a área de processo denominada garantia de qualidade de processo e produto (GQPP) apoia todas as demais áreas de processo por meio da provisão de práticas específicas para avaliação objetiva do desempenho de processos, produtos de trabalho e serviços frente a descrições de processos, padrões e procedimentos aplicáveis, garantindo o endereçamento de quaisquer questões que surjam a partir dessas revisões. A esse respeito, assinale a opção correta.
  • a)
    São exemplos de produto de trabalho típicos pertinentes à área GQPP: relatórios de avaliação, relatórios de não conformidade, ações corretivas, relatórios de tendências de qualidade e logs de avaliação.
  • b)
    As evidências de conformidade usadas para se determinar o nível de capacidade da área GQPP são produzidas, essencialmente, a partir da avaliação objetiva de desempenho de processos, produtos de trabalho e(ou) serviços.
  • c)
    Para determinada área de processo do modelo CMMI, são definidas apenas práticas de natureza específica, sendo as de natureza genérica vinculadas ao nível de maturidade em que se situa tal área de processo.
  • d)
    Considerando as áreas de processo da categoria de engenharia do CMMI denominadas verificação e validação, é correto inferir que a segunda depende de forma mais intensa da área GQPP, já que esta define previamente o ambiente e os critérios para validação.
  • e)
    Um relato de não conformidade produzido por uma prática de GQPP, geralmente, produz como resultado imediato a correção de um produto ou artefato de software.

00506 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

No que concerne ao gerenciamento de projetos segundo o PMBOK e de suas relações com os modelos COBIT 4.1 e CMMI, assinale a opção correta.
  • a)
    A abordagem de gerenciamento de projetos do CMMI distingue-se da abordagem do PMBOK em vários aspectos, entre os quais, está a agregação de elementos de planejamento, monitoramento e controle do projeto em uma única área de processo, separada da área de gerenciamento quantitativo do projeto.
  • b)
    Ao contrário da abordagem de gerenciamento de projetos PMBOK, a abordagem do CMMI não conta com uma área exclusivamente dedicada ao gerenciamento de riscos de projeto.
  • c)
    Tanto na abordagem de gerenciamento de projetos do CMMI quanto na do PMBOK, há áreas exclusivamente dedicadas ao gerenciamento de aquisições e(ou) acordos com fornecedores de insumos para projetos.
  • d)
    Uma aplicação do PMBOK no alcance da governança de TI aderente ao COBIT fornece suporte aos processos do domínio plan and organize, prioritariamente aos de gerenciamento de investimentos de TI, avaliação e gerenciamento de riscos de TI, gestão da qualidade e gestão de recursos humanos.
  • e)
    De forma similar ao COBIT 4.1 e ao CMMI, o PMBOK incorpora o conceito de acordos de níveis de serviço durante a execução de seus processos junto a clientes.

00559 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

Constelação é uma coleção de componentes gerada a partir do framework CMMI e engloba um modelo fundamental, seus materiais de treinamento e documentação relacionada a avaliações, abrangendo uma área de interesse específica. No escopo da versão 1.2 do CMMI, estão incluídas as constelações para
  • a)
    desenvolvimento, manutenção e serviços.
  • b)
    desenvolvimento, serviços e aquisições.
  • c)
    serviços, aquisições e contratações.
  • d)
    desenvolvimento, serviços e contratações.
  • e)
    desenvolvimento, manutenção e qualidade.

00560 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

De acordo com o modelo CMMI, a área de processo consiste em
  • a)
    um conjunto de práticas e metas relacionadas a determinada área de processo que descreve o que deve ser realizado para assegurar efetivamente sua implementação.
  • b)
    descrições das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas específicas.
  • c)
    um conjunto de práticas inter-relacionadas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas em determinada área.
  • d)
    um conjunto de metas comuns compartilhadas por múltiplas áreas de processo que, quando atingidas dentro de uma área de processo específica, indicam se está sendo planejada e implementada de forma efetiva, replicável e controlada.
  • e)
    um conjunto de práticas que, quando executadas individualmente, satisfazem os objetivos maiores do modelo.

00561 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

Na categoria gestão de processo do CMMI, encontra-se uma área responsável por estabelecer e manter uma biblioteca (re)utilizável de componentes do processo organizacional, incluindo políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo, repositório de métricas, e demais itens de documentação relacionados. Trata-se da área
  • a)
    definição do processo organizacional.
  • b)
    foco no processo organizacional.
  • c)
    treinamento organizacional.
  • d)
    desempenho do processo organizacional.
  • e)
    inovação e disseminação organizacional.

00562 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Governança de TI

O modelo CMMI permite que cada uma de suas áreas de processo seja implementada de forma independente e evolutiva, agrupando suas práticas genéricas e específicas em seis níveis de capacitação. No nível 4 do referido modelo, o processo
  • a)
    é gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados da organização que, por sua vez, também evoluem continuamente.
  • b)
    é planejado e executado de acordo com políticas organizacionais, utiliza pessoal habilitado e recursos adequados para gerar saídas de forma controlada e que envolva os grupos interessados adequados.
  • c)
    satisfaz todas as metas específicas de sua área de processo.
  • d)
    é quantitativamente gerenciado e adaptado para contribuir com os objetivos projetados e atuais do negócio, focado na melhoria contínua de desempenho por meio de melhorias incrementais e de inovações tecnológicas.
  • e)
    é definido e controlado por meio de técnicas estatísticas e de outros métodos quantitativos, que visam atingir objetivos quantificáveis de desempenho de processo e de qualidade.

00860 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Engenharia de Software

Qualidade de software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidade de software, assinale a opção correta.
  • a)
    No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.
  • b)
    Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.
  • c)
    De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI, na qualidade do processo de software.
  • d)
    O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem ser desenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.
  • e)
    Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenabilidade e portabilidade) e as outras três, externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).

00861 CESPE (2010) - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação / Engenharia de Software

Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.
  • a)
    Os requisitos do software da organização são, detalhadamente, descritos por meio de fórmulas e diagramas, usando-se notações matemáticas embasadas na teoria dos conjuntos, relações e funções, e no cálculo de predicados. Portanto, a empresa usa métodos ágeis.
  • b)
    O gerente geral de projetos da empresa decidiu, junto a um cliente, realizar algumas modificações nos requisitos de um produto de software que já se encontrava na fase de testes e comprometeu-se a incluir tais requisitos na próxima liberação do produto. Essa decisão permite inferir que o modelo de desenvolvimento de software empregado não é do tipo cascata.
  • c)
    Imediatamente após ter testado um protótipo evolucionário, um dos colegas da empresa iniciou a produção de uma lista de riscos aos quais o projeto está sujeito. Dessa forma, a empresa não utiliza um modelo de ciclo de vida embasado no espiral.
  • d)
    Todos os colegas com os quais o desenvolvedor teve contato lhe informaram que desenvolvem testes unitários para os módulos que desenvolvem, realizam programação em pares e, periodicamente, fazem refatoração de código. Nesse caso, a empresa não utiliza o modelo de programação extrema.
  • e)
    A empresa dispõe de processo bem estabelecido para medição e análise da qualidade dos processos de software e produtos desenvolvidos, não ocorrendo o mesmo com processos de gerenciamento de acordo com os vários fornecedores da empresa. Assim, a empresa tem chances de estar aderente ao CMMI, no nível de maturidade 2.