70 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

10919 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Para inviabilizar a múltipla interpretação dos dados ao elaborar um laudo sobre a evolução desse paciente, o psicólogo deverá usar uma linguagem formal e predominantemente constituída de termos técnicos da psicologia. Devem ser incluídas também todas as informações já colhidas, de modo a não deixar lacunas para especulações.
  • Certo
  • Errado

16340 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Considerando os aspectos clínicos e a ética da atuação profissional do psicólogo, julgue os próximos itens.
Ao atender crianças e adolescentes, o psicólogo tem com eles um compromisso de confidencialidade. Apesar desse compromisso, o psicólogo deve fornecer aos responsáveis informações suficientes sobre o paciente, de modo que eles possam tomar decisões necessárias ao benefício da criança e à otimização do trabalho terapêutico.
  • Certo
  • Errado

16341 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Ao receber um adolescente dependente químico que busque sozinho ajuda terapêutica, mas não quer que os responsáveis tomem conhecimento de sua condição de adicto, o psicólogo deve recusar o atendimento porque menores e incapazes não podem ser atendidos sem autorização dos responsáveis.
  • Certo
  • Errado

16342 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Considerando que homossexuais sofrem discriminação social e que isso pode implicar baixa autoestima, isolamento social e outras dificuldades emocionais, um psicólogo bem treinado pode propor um programa de sensibilização heterossexual para reverter a condição de um paciente cujo sofrimento psíquico seja avaliado pelo profissional como decorrente da orientação sexual.
  • Certo
  • Errado

16343 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Caso um psicólogo indicado para perito em um caso de pedofilia reconheça o nome do acusado como o de um expaciente cujo perfil, segundo sua avaliação, é incompatível com essa acusação, será adequado que esse psicólogo aceite o trabalho e use as informações obtidas no contexto terapêutico, e por isso imparciais, como elementos favoráveis ao acusado.
  • Certo
  • Errado

16344 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

João, de onze anos de idade, é filho de pais autoritários, críticos e punitivos. Quando João mostra um desempenho que considera positivo, os pais deixam claro que aquilo nada mais é do que uma obrigação. João fica sem graça e desiste do assunto.
Outro dia na escola, ele pensava sobre como seria bom participar do elenco de teatro da festinha de encerramento, quando a professora chamou seu nome e lhe ofereceu um papel. Passado o primeiro momento de alegria, João recusou o convite com a
certeza de que o papel seria ridículo e motivo de chacota por parte dos colegas.
Julgue os itens de 63 a 66, acerca do comportamento de João e do desenvolvimento da personalidade sob o enfoque fenomenológico.
A autoestima de João parece baixa, o que pode ser explicado, pelo menos em parte, pelas características familiares descritas nas atitudes de seus pais, que têm influência direta sobre o self.
  • Certo
  • Errado

16345 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

João vivenciou uma experiência de discrepância, geradora da ansiedade necessária para o desenvolvimento do self ideal ou autoconceito que o indivíduo gostaria de ter.
  • Certo
  • Errado

16346 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

João mostrou um processo defensivo de distorção quando recusou o papel, de modo a tornar a experiência real congruente com sua autopercepção. Essa distorção é normativa e necessária ao desenvolvimento saudável da personalidade adulta.
  • Certo
  • Errado

16347 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

João, de onze anos de idade, é filho de pais autoritários, críticos e punitivos. Quando João mostra um desempenho que considera positivo, os pais deixam claro que aquilo nada mais é do que uma obrigação. João fica sem graça e desiste do assunto.
Outro dia na escola, ele pensava sobre como seria bom participar do elenco de teatro da festinha de encerramento, quando a professora chamou seu nome e lhe ofereceu um papel. Passado o primeiro momento de alegria, João recusou o convite com a certeza de que o papel seria ridículo e motivo de chacota por parte dos colegas.
Julgue os itens de 63 a 66, acerca do comportamento de João e do desenvolvimento da personalidade sob o enfoque fenomenológico.
O self é o campo fenomenal do indivíduo, formado por um conjunto de percepções inconscientes que ele colhe do mundo a sua volta e que controla o comportamento conforme as variações ambientais.
  • Certo
  • Errado

16348 CESPE (2010) - MS - Psicólogo / Psicologia

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse serviço.
O transtorno de personalidade evitativo muitas vezes se confunde com o transtorno da ansiedade denominado fobia social, o que dificulta o diagnóstico diferencial, principalmente porque a diferença é apontada como sendo mais quantitativa do que qualitativa.
  • Certo
  • Errado