46 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

00757 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

A respeito da organização do modelo CMMI, julgue os itens de 195 a 197.

Testes de cobertura de caminhos, normas e políticas organizacionais, relatórios de avaliação de produtos de software de prateleira (COTS) são artefatos de trabalho típicos que caracterizam uma organização que desempenha processos de validação no nível de capacidade 1.
  • Certo
  • Errado

00763 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

A respeito da organização do modelo CMMI, julgue os itens de 195 a 197.

São produtos de trabalho típicos encontrados em organizações que estão no nível de maturidade 2 segundo o modelo CMMI: diagramas de causa e efeito; declarações das necessidades e objetivos dos processos da organização; listas de fontes de riscos, de origem interna e externa.
  • Certo
  • Errado

01132 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

Seis são os níveis nos quais se pode mensurar o desempenho de metas e práticas relacionadas a uma área de processo individual, enquanto cinco são os níveis nos quais se pode mensurar o alcance de platôs evolucionários para a melhoria de processos organizacionais. A medição de capacidades de processos é requisito para a medição de maturidade organizacional.
  • Certo
  • Errado

24005 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

Julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos específicos da contratação de bens e serviços de TI.

Quando da execução da fase de planejamento da contratação de um serviço de TI, nos moldes da Instrução Normativa n.º 4 SLTI/MPOG, o desenvolvimento de um plano de sustentação pode ser efetuado antes da definição da estratégia de contratação do órgão, e deve ser realizado pela área de TI. Em tal plano, devem estar articulados os seguintes conceitos: confidencialidade; integridade; disponibilidade; pessoas; infraestrutura; conhecimento; contratos; continuidade; e autenticidade.
  • Certo
  • Errado

24006 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

A Instrução Normativa n.º 4 SLTI/MPOG regulamenta a Lei n.º 8.666/1993 no que concerne a introduzir a obrigatoriedade de apresentação do PDTI do órgão licitante durante um certame licitatório.
  • Certo
  • Errado

24007 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.

A medição do turnover do pessoal de TI bem como a percentagem de pessoas de TI certificadas conforme as necessidades do negócio constituem métricas que apoiam diretamente o alcance de objetivos de controle sobre processos de TI pertencentes ao domínio de aquisição e entrega.
  • Certo
  • Errado

24008 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

Constituem métricas que apoiam diretamente o alcance do objetivo de controle sobre processos de TI: o percentual de papéis da organização de TI com posição e responsabilidades documentadas; e a quantidade de unidades organizacionais não apoiadas pela organização de TI, mas que deveriam sê-lo, conforme apresenta a estratégia organizacional. Tal objetivo de controle pertence ao domínio de planejamento e organização do COBIT.
  • Certo
  • Errado

24009 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

O gerenciamento de recursos trata do gerenciamento apropriado de recursos críticos de TI, os quais são processos, pessoas, aplicações, infraestrutura e informação.
  • Certo
  • Errado

24010 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

Se, em uma base de dados de erros conhecidos de uma organização que possui alto nível de maturidade no modelo ITIL, existe um número x de registros de erros, então é de se esperar que exista uma quantidade: de registros de problemas aproximadamente igual a x; kx de registros de incidentes, em que k é um número superior a 1; lx de pacotes de release, em que l é um número superior a 1.
  • Certo
  • Errado

24011 CESPE (2009) - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 2 / Governança de TI

No desenvolvimento de uma estratégia de continuidade de serviços de TI, o uso de soluções de cold site, em vez de soluções de hot stand by, indica que o tempo máximo tolerável de interrupção dos serviços de TI é superior a 24 horas, o que não seria verdade caso a segunda solução fosse adotada.
  • Certo
  • Errado