28 resultados encontrados para . (0.016 segundos)

00863 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.

No CMMI, a área de processo de desempenho do processo organizacional (OPP) deriva os objetivos quantitativos de qualidade e desempenho dos processos a partir dos objetivos de negócios da organização, a qual fornece aos projetos e grupos de suporte medidas comuns, baselines de desempenho de processos e modelos de desempenho de processos.
  • Certo
  • Errado

00864 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

No CMMI, as pessoas diretamente responsáveis pelo gerenciamento e execução das atividades do processo são, normalmente, as que avaliam a aderência.
  • Certo
  • Errado

00897 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Engenharia de Software

Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.

Os tipos de contagem de pontos por função podem ser de projetos de desenvolvimento, projetos de melhorias ou de aplicações, sendo a contagem de pontos por função por estimativa realizada nos estágios iniciais de contagem.
  • Certo
  • Errado

00899 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Engenharia de Software

As bases de dados históricas contêm medições de projetos que ajudam a estabelecer planos mais realistas, pois algumas das razões para medir software são entender, prever e controlar seu processo de desenvolvimento.
  • Certo
  • Errado

01107 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Em engenharia de software, o processo de desenvolvimento de software designa uma sequência de atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).

Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas, especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas e definir métricas para os modelos e atividades.
R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de software, julgue os itens de 64 a 67.

O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.
  • Certo
  • Errado

23989 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Com relação aos frameworks que auxiliam a melhorar a governança de TI, julgue os próximos itens.
Para que a gerência possa atingir seus objetivos de negócio, a versão 4.1 do COBIT propõe que sejam adotados os conceitos de critical success factors, key goal indicators, key perfomance indicators e modelo de maturidade.
  • Certo
  • Errado

23990 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Segundo Ian Sommerville, (Engenharia de software, 2007, p. 5), a engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua
manutenção. Acerca da engenharia de software, julgue os itens a seguir.

O fato de uma empresa ser certificada no modelo CMM com o nível 1 indica que suas atividades de gestão e de engenharia de software são documentadas, padronizadas e integradas no desenvolvimento, por meio de um processo específico da empresa.
  • Certo
  • Errado

24023 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Com relação aos frameworks que auxiliam a melhorar a governança de TI, julgue os próximos itens.
A utilização do COBIT está direcionada para controles, mensurações e avaliações dos processos estratégicos das unidades de negócios de uma corporação.
  • Certo
  • Errado

24024 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Objetivos de controle do COBIT são os requisitos mínimos para o controle efetivo de cada processo de TI de modo que cada processo de TI do COBIT tem um objetivo de controle de alto nível e uma série de objetivos de controle detalhados, além dos quais existem no COBIT, para cada processo, requisitos genéricos (ou gerais) de controle.
  • Certo
  • Errado

24025 CESPE (2009) - ANAC - Analista Administrativo - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Entre as características do COBIT estão as seguintes: possuir foco no negócio; basear-se em controles; ser dirigido por métricas; ser orientado a processos.
  • Certo
  • Errado