Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 18 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 18 questões gratuitas para resolução." />
18 resultados encontrados para . (0.006 segundos)

00625 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.

Institucionalização é um aspecto da melhoria de processos, sendo um conceito presente nos níveis de maturidade no modelo CMMI. Para a institucionalização de um processo quantitativamente gerenciado, o modelo CMMI sugere que sejam empregadas técnicas estatísticas para medir e controlar a qualidade do produto, do serviço e os atributos de desempenho do projeto.
  • Certo
  • Errado

01035 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

No nível gerenciado, é definida a área de processo monitoração e controle de projeto (project monitoring and control), que visa executar correções quando o desempenho do projeto desvia do planejado. Por sua vez, no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed), é definida a área de processo inovação organizacional e implantação (organizational innovation and deployment), que visa implantar inovações para melhorar os processos organizacionais.
  • Certo
  • Errado

01037 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

No nível de maturidade definido (defined), é definida a área de processo gerenciamento de requisitos (requirements management), que visa gerenciar requisitos e identificar as inconsistências entre requisitos, planos e produtos do projeto. Por sua vez, no nível gerenciado (managed), é definida a área de processo gerenciamento de riscos, que visa o planejamento e a execução de atividades destinadas a tratar os riscos.
  • Certo
  • Errado

24048 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Quanto ao modelo COBIT, julgue os seguintes itens.
No domínio monitorar e avaliar (monitor and evaluate), tem-se o processo monitorar e avaliar controle interno (monitor and evaluate internal control). Um dos objetivos do referido processo é avaliar se os provedores externos de serviços aderem aos requisitos legais e obrigações contratuais. Uma das características do nível de maturidade definido (defined) é o desenvolvimento de políticas e procedimentos para avaliar as atividades de monitoração do controle interno.
  • Certo
  • Errado

24049 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Considere que, no que diz respeito ao processo avaliar e gerenciar riscos de TI (assess and manage IT risks), uma organização apresente as seguintes características: existe uma abordagem para avaliar riscos; para cada projeto, implementar a avaliação de riscos depende de decisão do gerente do projeto; a gerência de riscos é aplicada apenas aos principais projetos ou em resposta a problemas. Nessa situação, o nível de maturidade da referida organização, em relação a tal processo, é gerenciado e mensurável (managed and measurable).
  • Certo
  • Errado

24050 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

No domínio adquirir e implementar (acquire and implement), há o processo adquirir e manter infra-estrutura de tecnologia (acquire and maintain technology infrastructure), que tem como objetivos: desenvolver e executar um plano de garantia de qualidade de software; desenvolver e manter uma estratégia e um plano para a manutenção dos softwares aplicativos.
  • Certo
  • Errado

24051 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir.
Um processo de gerenciamento da qualidade do projeto tipicamente visa garantir e controlar a qualidade. No controle da qualidade, são executadas atividades planejadas e sistemáticas visando garantir que o projeto empregará os processos necessários para atender aos requisitos. Por sua vez, a garantia da qualidade, diferentemente do controle de qualidade, monitora resultados do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e procura identificar meios para eliminar as causas de resultados que sejam insatisfatórios.
  • Certo
  • Errado

24052 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

A estimativa de custos em um projeto pode empregar diversas técnicas, por exemplo, a estimativa análoga e a estimativa paramétrica. Na estimativa paramétrica, são usados os custos de projetos anteriores para estimar os custos do projeto atual. Essa estratégia é tipicamente usada quando há uma quantidade limitada de informações sobre o projeto sendo executado. Por sua vez, a estimativa análoga utiliza uma relação estatística entre dados históricos para estimar custos.
  • Certo
  • Errado

24053 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Em um processo de gerenciamento de tempo, tipicamente existem atividades que visam: identificar atividades que precisam ser realizadas para produzir as entregas; identificar e documentar dependências entre atividades; estimar tipos e quantidades de recursos para realizar cada atividade; estimar o trabalho para terminar as atividades; analisar recursos necessários, restrições, durações e seqüências de atividades para criar o cronograma do projeto.
  • Certo
  • Errado

24054 CESPE (2008) - STJ - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação / Governança de TI

Em um processo de gerenciamento do escopo do projeto, tipicamente existem atividades que visam: documentar como se definirá, verificará e controlará o escopo do projeto; desenvolver a declaração do escopo do projeto; subdividir as entregas do projeto e o trabalho a ser executado em componentes mais facilmente gerenciáveis; formalizar a aceitação das entregas do projeto; controlar as mudanças efetuadas no escopo do projeto.
  • Certo
  • Errado