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206124 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

Apesar de as marcas tirarem seu significado da cultura em que se inserem e da qual se originam, elas também se tornam mediadoras de significados simbólicos e culturais, sendo que cada vez mais a popularidade de uma marca é passada ao consumidor.

Nessa dinâmica, fica implícita a afirmação de que certa marca, incluindo suas representações gráficas, como logotipos e símbolos, compreende significados de duas formas diferentes, que são

  • a)
    a interpretação literal e a divagação indireta.
  • b)
    os codificados e comunicados pelo dono da marca e os captados, criados e atribuídos pelos consumidores.
  • c)
    os captados pelo consumidor e os criados e atribuídos pelos proprietários da marca.
  • d)
    os codificados e configurados pelo designer e os construídos ou adequados, além dos atribuídos pelos consumidores.
  • e)
    aqueles transmitidos intencionalmente pelo dono da marca e os que ficavam ao critério da percepção do consumidor.

206125 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

A interação de polaridades extremas está no cerne de toda experiência visual, tanto na natureza, quanto no design. Essas duplas opostas são:

• As forças do conteúdo: a mensagem em si e o significado e aquelas relacionadas à forma - o design, o meio e a ordenação.

•A reciprocidade entre articulador e receptor.

Em ambos os casos, a mensagem é

  • a)
    emitida pelo articulador e modificada pelo criador.
  • b)
    emitida pelo criador e modificada pelo observador.
  • c)
    decodificada pelo criador e alterada pelo observador.
  • d)
    decodificada pelo criador e modificada pelo receptor.
  • e)
    reforçada pelo articulador e articulada pelo receptor.

206126 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

As identidades visuais não escapam do processo de descartabilidade típico da sociedade contemporânea. Por isso, ao se procurar identificar visualmente alguma empresa ou produto, deve-se ter uma visão abrangente, atenta ao que acontece ao redor, também pressentindo novas tendências.

Por essa razão, um bom projeto de identidade visual deve

  • a)
    antecipar e incorporar todos os modismos para manter-se atualizado.
  • b)
    manter-se aberto a toda e qualquer opinião no que diz respeito a questões estéticas.
  • c)
    deixar o processo de aplicação de marca mais solto, para que designers que venham a ser contratados possam continuar o trabalho de aplicação depois.
  • d)
    ser inflexível no que diz respeito a alterações na marca.
  • e)
    ser flexível para manter por mais tempo a sua atualidade.

206127 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

A linguagem de ontologia deve ser utilizada no desenvolvimento

da Web semântica. As ontologias requerem a

explicitação lógico-formal de significados e palavras, que

devem ser expressos por meio de construtos matemáticos,

e podem variar em termos estruturais, dependendo

do domínio do conhecimento em questão, embora alguns

construtos ou elementos sejam utilizados independentemente

do domínio.

Associe tais construtos a suas utilidades na estruturação

de ontologias no contexto da Web semântica.



As associações corretas são:

  • a)
    I - P ; II - Q ; III - R ; IV - S
  • b)
    I - P ; II - S ; III - Q ; IV - T
  • c)
    I - T ; II - P ; III - Q ; IV - R
  • d)
    I - T ; II - P ; III - R ; IV - Q
  • e)
    I - T ; II - Q ; III - S ; IV - R

206128 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

Os buscadores que se referem apenas a Mecanismos de Busca Vertical (Vertical Search Engines) são:

  • a)
    Yahoo! Images; Celebrity xRank; Youtube; Bing
  • b)
    Yahoo! Images; Google Maps; Celebrity xRank; Bing
  • c)
    Yahoo!; Google; Youtube; Bing
  • d)
    Yahoo! Images; Google Maps; Celebrity xRank; Youtube
  • e)
    Google Maps; Celebrity xRank; Youtube; Bing

206129 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

Um programador visual, responsável pelo site de sua empresa, precisa escolher uma ferramenta que forneça soluções de análise de resultados do site (web analytics), através de números significativos sobre visitação e navegação de seus usuários.

Nesse caso, o serviço que esse profissional deverá escolher é o

  • a)
    Google Trends
  • b)
    Google Adwords
  • c)
    Omniture
  • d)
    IBOPE Online
  • e)
    Nielsen Broadcast Data Systems

206264 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

O elemento (tag) HTML responsável por dar ênfase a um texto apresentado em um navegador web é o

  • a)
    strong
  • b)
    footer
  • c)
    th
  • d)
    thead
  • e)
    label

224577 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

A Web semântica tem sido apontada como a Internet do futuro, a ser baseada na mudança de paradigma da estrutura de representação de dados na World Wide Web. A Web semântica tem sido desenvolvida por meio de um esforço colaborativo liderado pelo W3C, com a participação de pesquisadores e de empresas de desenvolvimento de software de todo o mundo.

O objetivo da Web semântica é

  • a)
    desenvolver a web para o leitor humano, tornando-se um repositório de documentos para pessoas.
  • b)
    desenvolver ferramentas de colaboração humana que ajudem os usuários na interpretação de informações disponíveis na web.
  • c)
    possibilitar a interpretação automática do conteúdo pelas máquinas para o desenvolvimento de aplicações e serviços inteligentes.
  • d)
    criar diferentes linguagens para a construção de coleções de informações estruturadas.
  • e)
    substituir a tecnologia de XML (eXtensible Markup Language), que impede a estruturação sintática na web por outras mais avançadas.

224578 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

O movimento Arts and Crafts nasceu entre 1860 e 1880. Resultado da crescente revolta de artistas e filósofos contra o utilitarismo em voga na Inglaterra, desvalorizava o trabalho do artesão, estando sempre ligado ao operariado, em prol da alta produção e do lucro rápido.

Considerando-se o alto teor filosófico dos artistas e profissionais envolvidos, o pensador cujo livro As Pedras de Veneza, publicado em 1853, inspirou esse movimento foi

  • a)
    Edward Burne-Jones
  • b)
    John Ruskin
  • c)
    Philip Webb
  • d)
    William De Morgan
  • e)
    William Morris

224579 CESGRANRIO (2013) - IBGE - Programador Visual / Programação (TI)

Na virada dos anos 50 para os 60, a revista Senhor tornou-se um determinante no design gráfico editorial brasileiro. Um de seus editores chegou ao extremo, para a época, de adotar uma atitude inusitada, a de deixar de usar na capa, em dois números comemorativos, qualquer tipo de figuração.

O autor dessas duas capas e o modo como foram apresentadas encontram-se, respectivamente, em:

  • a)
    A editora Bea Feitler; com ilustrações cubistas, exclusivamente
  • b)
    O editor Carlos Scliar; com pinturas abstracionistas, exclusivamente
  • c)
    O editor Glauco Rodrigues; com capas tipográficas, exclusivamente
  • d)
    O editor Simão Weissman; com capas fotográficas, mas sem modelos, exclusivamente
  • e)
    O ilustrador Jaguar; com ilustrações cartunescas, exclusivamente