Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 3 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 3 questões gratuitas para resolução." />
3 resultados encontrados para . (0.006 segundos)

23063 CESGRANRIO (2006) - Petrobrás - Analista de Sistemas Pleno - Processos / Governança de TI

Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • a)
    Deve-se sempre tentar obter os indicadores dos concorrentes e colocá-los como metas a serem atingidas.
  • b)
    É necessário estabelecer padrões para avaliar os indicadores, como, por exemplo, comparar os índices obtidos com: dados históricos (dos últimos anos), dados de empresas do mesmo ramo, dados dos concorrentes e dados de especialistas no assunto (benchmarking).
  • c)
    Índices representam o padrão de medida dos indicadores, permitindo a uniformidade, o estabelecimento de metas e o acompanhamento, devendo-se, sempre que possível usar valores relativos como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes), produtividade.
  • d)
    Recentemente vem ganhando destaque a implantação de painéis de controle, que informam os tomadores de decisão sobre a evolução da organização e fatores críticos para o seu desempenho.
  • e)
    Uma abordagem multidimensional e hierarquizada dos indicadores prevê indicadores para o negócio, para seus processos e para as suas atividades e, quanto mais específico for um indicador, maior será seu nível de detalhe e freqüência de cálculo.

23569 CESGRANRIO (2006) - Petrobrás - Analista de Sistemas Pleno - Processos / Banco de Dados

Considerando os modelos multidimensionais de bancos de dados de sistemas de informações gerenciais e modelos relacionais utilizados em sistemas operacionais, é correto afirmar que:
  • a)
    tanto modelos de sistemas operacionais quanto modelos multidimensionais apresentam uma visão consolidada dos dados.
  • b)
    modelos multidimensionais usualmente possuem esquemas mais complexos que os dos modelos relacionais utilizados nos sistemas que processam transações on-line.
  • c)
    embora bases de dados multidimensionais sejam voltadas para sistemas com menos usuários que os sistemas de processamento de transações on-line (operacionais), devem estar projetadas para que cada usuário acesse um número de linhas muito maior, em cada uma de suas operações, do que fazem os usuários dos sistemas operacionais.
  • d)
    ambos os modelos visam a manter um histórico completo das operações realizadas, no mesmo nível de detalhe.
  • e)
    a taxa de realização de transações de atualização, pelos usuários, nos sistemas operacionais é extremamente menor do que a existente nos sistemas de informações gerenciais.

23578 CESGRANRIO (2006) - Petrobrás - Analista de Sistemas Pleno - Processos / Engenharia de Software

Uma das métricas de teste mais utilizadas no mercado é a Análise de Ponto de Teste (TPA - Test Point Analysis). Sobre a TPA é FALSO afirmar que:
  • a)
    pode ser usada para preparar uma estimativa do esforço de teste para os testes de sistema ou de aceitação e cobre somente os chamados testes de caixa-preta.
  • b)
    os pontos de teste dinâmicos levam em consideração o sistema como um todo, diferentemente dos pontos de teste estáticos, que consideram cada uma das características isoladamente. Os pontos de teste estáticos e dinâmicos somente devem ser considerados quando a equipe de testes adotar processos de revisão de documentação e de códigos usando checklists, caso contrário deve ser descartado e terá valor nulo.
  • c)
    a qualificação da equipe de teste (fator de produtividade da equipe de teste) é determinada por uma base histórica e, na prática, varia entre 0,7 e 2,0, sendo que quanto melhor e mais qualificada for a equipe tanto menor será o fator.
  • d)
    o total de horas primárias calculada através da métrica TPA pode ser divida entre quatro fases de teste, sendo a seguinte a divisão percentual das horas entre as fases: preparação, 10%; especificação, 40%; execução, 45%; transição (completion), 5%.
  • e)
    uma das variáveis utilizadas para calcular a influência do ambiente de teste no resultado do total de horas primária é o ambiente de desenvolvimento que leva em consideração fatores como, por exemplo, se o sistema foi desenvolvido utilizando uma linguagem 4GL integrada ao banco de dados ou uma combinação de linguagem 4GL e 3GL.