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110442 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Português

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No título, o elemento “pela” pode ser substituído, mantendo o sentido global da frase e considerando o conteúdo de todo o texto, por:

  • a)
    a favor de
  • b)
    em torno de
  • c)
    em nome de
  • d)
    na imposição de
  • e)
    no impedimento de

110443 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Português

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No terceiro parágrafo, é possível depreender que a resolução em debate pretende, exceto:

  • a)
    agir de acordo com a constituição federal
  • b)
    impedir o uso de elementos infantis em publicidade
  • c)
    restringir o contato das crianças às publicidade de produtos
  • d)
    tornar mais eficiente a fi scalização de propagandas abusivas
  • e)
    promover o fechamento imediato de empresas de brinquedos

110444 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Português

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Em “o que afetaria a comercialização de diversos produtos de sua empresa, como cadernos” (5º parágrafo), o emprego do futuro do pretérito em “afetaria” produz os seguintes efeitos de sentido, exceto:

  • a)
    dúvida
  • b)
    hipótese
  • c)
    incerteza
  • d)
    assertividade
  • e)
    possibilidade

110636 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Pedagogia

Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino

e seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da

pessoa, os pressupostos da avaliação devem pautar–se:

  • a)

    nos conteúdos conceituais que tenham uma função básica seletiva e propedêutica

  • b)

    nos conteúdos atitudinais que ofereçam aos mais aptos a oportunidade de desenvolver suas capacidades

  • c)

    nos conteúdos procedimentais que desenvolvam as capacidades necessárias aos futuros profi ssionais no mercado de trabalho

  • d)

    nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que garantam a todos os alunos o acesso à universidade

  • e)

    nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovem as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social

110637 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Artes

De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),

“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias

contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve

ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e

fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,

portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos

ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:

  • a)

    imagéticas

  • b)

    históricas

  • c)

    pedagógicas

  • d)

    tecnológicas

  • e)

    culturais

110638 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Artes

“A arte é importante na escola, principalmente porque é

importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo

homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade

e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."

(Didática do Ensino da Arte)

Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que

articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise

e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este

último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:

  • a)

    social e economicamente

  • b)

    técnica e estilisticamente

  • c)

    histórica e culturalmente

  • d)

    linear e evolutivamente

  • e)

    fi losófi ca e conceitualmente

110639 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / História do Brasil

Brasília foi construída entre 1956 e 1961 na região do cerrado

de Goiás. O famoso plano da cidade, concebida como a figura de

um avião, foi de autoria do brasileiro chamado:

  • a)

    Burle Marx

  • b)

    Lúcio Costa

  • c)

    Carlos Lemos

  • d)

    Oscar Niemeyer

  • e)

    Sérgio Bernardes

110640 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Pedagogia

Para Gonçalves (2001), “A aprendizagem dos conteúdos é

uma aprendizagem sem corpo, e não somente pela exigência do

aluno fi car sem movimentar–se, mas, sobretudo, pelas características

dos conteúdos e dos métodos de ensino, que o colocam em um

mundo diferente daquele no qual ele vive e pensa com seu corpo."

Nesse contexto, a autora faz uma crítica à estrutura do ensino nas

nossas escolas, sobretudo às práticas das disciplinas em que o

corpo é objeto principal, quando utilizam unicamente critérios de:

  • a)

    funcionalidade e dotação

  • b)

    organização e criatividade

  • c)

    aptidão e talento

  • d)

    linearidade e sequenciação

  • e)

    produtividade e desempenho

110641 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Artes

Em relação à propriedade do som que tem como singularidade

uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa

mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como

o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:

  • a)

    intensidade

  • b)

    timbre

  • c)

    ritmo

  • d)

    densidade

  • e)

    duração

110642 CEPERJ (2015) - SEEDUC-RJ - Professor / Artes

Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a

partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido

de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,

também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e

diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos

por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.

Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo

encenado em 1955:

  • a)

    Santa Marta Fabril S. A., de Abílio Pereira de Almeida

  • b)

    O Pagador de Promessas, de Dias Gomes

  • c)

    A Moratória, de Jorge Andrade

  • d)

    As Provas de Amor, de João Bethencourt

  • e)

    Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias