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00145 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma JSP consiste em uma combinação de ___________ e ___________ , que contêm o código executável e a marcação estática, como ____________ ou ____________ . O código contido na JSP é identificado e executado pelo ___________ , e a página resultante é enviada para o cliente.
  • a)
    tags JSP / scriplets / HTML / XML / servidor
  • b)
    tags JSP / scriplets / HTML / XML / compilador
  • c)
    tags JSP / HTML / Java / Java Script / compilador
  • d)
    tags JSP / HTML / Java / Java Script / servidor
  • e)
    tags JSP / HTML / Java / XML / servidor

00250 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

A linguagem Java oferece tipos básicos também chamados de tipos primitivos, esses tipos não são objetos. Sobre esses tipos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Byte inteiro com sinal em complemento de dois de 16 bits.
II. Long inteiro com sinal em complemento de dois de 64 bits.
III. Double número de ponto flutuante de 64 bits (IEEE 754-1985).
IV. Integer inteiro com sinal em complemento de dois de 32 bits.
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas I e II.
  • c)
    Apenas I e III.
  • d)
    Apenas II, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.
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Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

00251 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Na linguagem Java, temos objetos do tipo String. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Uma string é uma sequência de caracteres que provêm de algum alfabeto, que é um conjunto ∑ caracteres. Cada caracter c que compõe uma string s pode ser referenciado por seu índice na string, a qual é igual ao número de caracteres que vem antes de c em s (desta forma o primeiro caracter tem índice 0).
II. Em Java, o alfabeto ∑ usado para definir strings é o conjunto internacional de caracteres Unicode.
III. String é um tipo primitivo encontrado na linguagem Java.
IV. Em Java, operador “+” pode concatenar duas Strings originando uma nova.
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas I e III.
  • c)
    Apenas I e IV.
  • d)
    Apenas I, II e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.

00252 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Na linguagem Java o escopo (visibilidade) de uma variável de instância pode ser controlado através do uso dos seguintes modificadores de variáveis. _______________: qualquer um pode acessar variáveis de instância públicas. ___________________: apenas métodos do mesmo pacote ou subclasse podem acessar variáveis de instância protegidas. ___________________: apenas métodos da mesma classe (excluindo métodos de uma subclasse) podem acessar variáveis de instâncias privadas.
  • a)
    public / protected / private
  • b)
    private / final / public
  • c)
    public / protected / abstrat
  • d)
    final / static / protect
  • e)
    private / libre / shuld

00253 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Na linguagem Java, podemos trabalhar com exceções. Sobre esses conceitos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. As exceções são eventos inesperados que ocorrem durante a execução de um programa. Uma exceção pode ser o resultado de uma condição de erro ou simplesmente uma entrada inesperada. De qualquer forma, em linguagens orientadas a objetos como Java, as exceções são vista como objetos.
II. Em Java, exceções são lançadas por trechos de código que detectam algum tipo de condições inesperadas. Podem também ser lançadas pelo ambiente de execução Java se este encontra uma situação imprevista.
III. A sintaxe genérica para um bloco try-catch em Java é a seguinte:

IV. Em Java, podemos capturar uma exceção ocorrida através de trechos de código capazes de tratá-la.
  • a)
    Apenas II e III.
  • b)
    Apenas I e III.
  • c)
    Apenas I, II e III.
  • d)
    Apenas I, II e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.

00254 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Sobre Multiprogramação e Threads em Java, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A Multiprogramação é uma maneira de alcançar uma forma limitada de paralelismo, mesmo em um computador com apenas uma CPU.
II. Mesmo em um computador com apenas uma CPU, diferentes threads de uma aplicação gráfica como exemplo, podem parecer estar todas sendo executadas ao mesmo tempo.
III. Java threads são objetos que podem cooperar e comunicar-se entre si para compartilhar objetos em memória, a tela, ou outros tipos de recursos e periféricos.
IV. A troca entre as threads sendo executadas ocorre rapidamente porque cada thread possui sua própria pilha armazenada na memória da Máquina Virtual Java. A pilha de cada thread contém as varáveis locais e os frames dos métodos que a thread está executando atualmente.
  • a)
    Apenas I e II.
  • b)
    Apenas I e III.
  • c)
    Apenas II e III.
  • d)
    Apenas II, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.

00255 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas sobre os diferentes estados que uma Thread Java pode estar.
I. Nova
II. Executável
III. Bloqueada
IV. Terminada
V. Esquecida
VI. Persistida.
  • a)
    Apenas I, II e III.
  • b)
    Apenas I, II, III e IV.
  • c)
    Apenas I, II, III, IV e V.
  • d)
    Apenas I, II, III e V.
  • e)
    I, II, III, IV, V e VI.

00256 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Sobre definições e características de Enterprise JavaBeans, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A arquitetura Enterprise JavaBeans é uma arquitetura de componentes para o desenvolvimento e a implantação de aplicativos de negócios distribuídos baseados em componentes.
II. Aplicativos escritos utilizando a arquitetura Enterprise JavaBeans são escalonáveis, transacionais e seguros com multiusuários.
III. Aplicativos escritos utilizando a arquitetura Enterprise JavaBeans uma vez escritos e então implantados em qualquer plataforma de servidor, que suporta a especificação Enterpise JavaBeans.
IV. A arquitetura JavaBeans encontra-se presentes em outras linguagens de programação além da linguagem de programação java, esta arquitetura encontra- se em Object Pascal, Objective-C, Python, SuperCollider, Ruby, Smalltalk, entre outras.
  • a)
    Apenas I e II.
  • b)
    Apenas I e III.
  • c)
    Apenas I, II e III.
  • d)
    Apenas II, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.

00257 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Sobre a linguagem de programação Java, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Nesta linguagem de programação, programas são construídos a partir de classes. A partir de uma definição de classe, podemos criar qualquer quantidade de objetos, que são conhecidos como instâncias daquela classe.
II. Uma classe, nesta linguagem de programação, contém membros, sendo campos e métodos as principais espécies. Campos são variáveis de dados que pertencem ou à própria classe ou a objetos da classe; eles constituem o estado do objeto ou classe.
III. Encontramos também, em uma classes Java, métodos. Métodos são coleções de comandos que operam sobre os campos para manipular o estado. Comandos definem o comportamento de classes; eles podem atribuir valores a campos e outras variáveis, avaliar expressões aritméticas, invocar métodos e controlar o fluxo de execução.
IV. Uma classe, nesta linguagem, pode ser compilada para bytecodes.
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas I, II e III.
  • c)
    Apenas I, III e IV.
  • d)
    Apenas II, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.

00258 AOCP (2012) - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4) / Programação

Sobre a criação de objetos na linguagem de programação Java, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Nesta linguagem de programação, a criação de objetos é gerenciada por um algoritmo de escalonamento, onde característica como prioridade, acesso a recurso, threads são considerados.
II. Objetos são criados por expressões contendo a palavra-chave new. Criar um objeto a partir de uma definição de classe é também conhecido como instanciação; assim, objetos são muitas vezes chamados de instâncias.
III. Referências a objetos são null quando elas não referenciam algum objeto.
IV. Objetos recentemente criados são colocados em uma área de memória do sistema conhecido como heap. Todos os objetos são acessados via referências a objetos – qualquer variável que possa aparentar um objeto, na realidade, contém uma referência àquele objeto.
  • a)
    Apenas I.
  • b)
    Apenas I, II e III.
  • c)
    Apenas I, III e IV.
  • d)
    Apenas II, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.