90 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

52814 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Legislação Estadual

A Portaria P/189 de 09/02/2017 que regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, no Art. 6º diz ,“Ter-se-ão como aprovados, quanto ao rendimento em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, os alunos que (...):"

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Serão aprovados os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas.

II Serão aprovados os alunos obtiverem a média semestral, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs, igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas;

III Serão aprovados os alunos prestarem exame final no 9º ano ou 9ᵃ série letiva na Educação Básica e Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.

IV Serão aprovados os alunos que cumprirem o seguinte requisito: para efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos bimestres ÷ 4 ˃ ou = 6 (seis).

V Serão reprovados os alunos que obtiverem média final inferior a 6 (seis).

  • a)
    Todos os itens são corretos.
  • b)
    Apenas o item II é incorreto.
  • c)
    Apenas o item III é incorreto.
  • d)
    Apenas os itens III e IV são corretos.

52815 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Artes

Jorge Coli é professor do programa de pós-graduação História da Arte e da Cultura do departamento de História da Unicamp. No seu livro “O que é arte" ele afirma, exceto:

  • a)
    O fato de classificarmos os estilos das obras de arte nos tranquiliza, pois supomos conhecer o essencial sobre a obra e supomos, ainda, saber o que significam as classificações, e que a obra corresponde a uma delas.
  • b)
    Temos uma tranquilidade superficial de que se não conseguimos saber o que a arte é , pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.
  • c)
    O autor atribui ao discurso sobre o objeto artístico a competência e autoridade para decidir o que reconhecemos, o que é ou não arte, instrumentos específicos que nossa cultura possui.
  • d)
    O crítico analisa as obras, e sua função é eminentemente seletiva. De certo modo, é o juiz que valoriza ou desvaloriza o objeto artístico. Já o historiador da arte consegue evitar todo tipo de critérios seletivos.

52816 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Artes

É uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos que se desenvolveu espontaneamente em diferentes latitudes, ainda que, na maioria dos casos por imitação. Antes mesmo dos gregos a civilização egípcia tinha essa categoria como uma das expressões de sua cultura. Essa expressão tem na cultura egípcia origem religiosa. Esse trecho refere-se ao:

  • a)
    surgimento do Teatro.
  • b)
    início do Barroco.
  • c)
    surgimento da Música.
  • d)
    início da Literatura.

52817 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Legislação Estadual

Para pautar movimentos curriculares integradores é necessário o “reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica." Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.

  • a)
    Para combater as inúmeras formas de discriminação ainda existentes, faz-se necessário combinar os pactos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos com medidas e políticas que acelerem a construção de uma cultura de direitos em que se reconheçam as diferentes identidades, como processo de inclusão de grupos socialmente vulneráveis.
  • b)
    A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias.
  • c)
    Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução nº 132, de 15 de dezembro de 2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica.
  • d)
    Pode-se afirmar que os sujeitos da diversidade somos todos nós, mas não há como destacar grupos que vivenciaram processos de preconceito e discriminação, principalmente no percurso formativo.

52818 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Artes

Assinale a alternativa correta que preenche a lacuna da frase a seguir.

“Com a Semana de Arte Moderna de 1922, surgiu um novo momento para o ensino da arte no Brasil. A vinda de informações sobre os movimentos de arte moderna como fauvismo, expressionismo, entre outros, teve forte influência na arte local, motivando um novo olhar para a produção artística infantil. Estes novos olhares originaram-se, essencialmente, em ________________ e em ________________, inspirados pelo austríaco Franz Cizek".

  • a)
    Antoine Taunay - Mário de Andrade
  • b)
    Anita Malfatti - Manuel de Brito
  • c)
    Anita Malfatti - Mário de Andrade
  • d)
    Anita Malfatti - Almeida Júnior

52819 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Artes

Em relação aos tipos de materiais expressivos, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

  • a)
    3 - 4 - 1 - 5 - 2
  • b)
    4 - 3 - 1 - 2 - 5
  • c)
    5 - 1 - 4 - 3 - 2
  • d)
    2 - 4 - 5 - 1 - 3

52820 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Biologia

O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais, tendo como finalidade biológica a manutenção da espécie.

Sobre a reprodução humana e os assuntos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além desses, os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) produzidos pelas glândulas suprarrenais agem incentivando a maturação dos folículos ovarianos e a indução da ovulação, respectivamente.

( ) O sistema genital masculino compreende: dois testículos, bolsa escrotal ou escroto, dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas (uma próstata, duas glândulas seminais e duas glândulas bulbouretrais).

( ) A gametogênese compreende três fases básicas: multiplicação ou germinativa, crescimento e maturação.

( ) Como exemplos de doenças sexualmente transmissíveis (DST's), podemos citar a gonorreia, a sífilis, a clamídia, o herpes genital, a hepatite B, a difteria, o condiloma, a tricomoníase, entre outras.

( ) A pílula é um método contraceptivo hormonal que, além de prevenir a gravidez, pode ser utilizada no tratamento de endometriose e da síndrome dos ovários policísticos.

  • a)
    V - F - V - F - V
  • b)
    F - V - F - V - F
  • c)
    V - V - F - V - F
  • d)
    F - V - V - F - V

52821 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Biologia

Cientistas aplicam edição genética a embriões humanos pela primeira vez

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Quimicamente, um gene é constituído por uma sequência específica de nucleotídeos.

( ) Enzimas de restrição ou também denominadas de endonucleases de restrição são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem da molécula de DNA em pontos aleatórios.

( ) Terapia genética é a inserção de genes nas células de um indivíduo com o uso de técnicas específicas para o tratamento de doenças, como as neoplásicas, as hereditárias e as degenerativas.

( ) A alteração na sequência de um gene causa, necessariamente, a alteração na sequência de aminoácidos da proteína e, na maioria das vezes, ocasiona a perda ou a redução da função dessa proteína.

( ) A constituição genética de um indivíduo dá-se o nome de genótipo.

  • a)
    F - V - F - V - F
  • b)
    V - V - F - V - F
  • c)
    F - V - V - F - F
  • d)
    V - F - V - F - V

52822 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Educação Física

Na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p. 219), “a Educação Física Escolar, por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, deve reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão".

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I No processo de desenvolvimento dos alunos como ser social, todos devem aprender exclusivamente através de seu próprio esforço e persistência na realização das tarefas.

II O movimento humano deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural e, no mundo de hoje, mesmo as necessidades biológicas são satisfeitas socialmente.

III Os conteúdos devem ser trabalhados a partir de uma teorização abstrata ou de um praticismo que nos remeta a antigas receitas ou regras imutáveis, geradas fora da escola.

IV Na produção histórica do conhecimento, tanto o aluno como o professor devem apropriar-se do conhecimento de forma dialética, para que possam compreender a reciprocidade entre as coisas (fenômenos).

V Todos os temas da Educação Física escolar devem ser entendidos em uma perspectiva histórica.

  • a)
    III - IV
  • b)
    IV - V
  • c)
    I - II - III
  • d)
    II - IV - V

52823 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - Ensino Básico / Educação Física

A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.

Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.

II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.

III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.

IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.

V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.

  • a)
    I - II - III
  • b)
    II - III - V
  • c)
    III - IV
  • d)
    IV - V