Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 16] - 30 questões grátis para resolução." /> Notice (8): Undefined variable: description_for_layout [APP/View/Layouts/default.ctp, line 34] - 30 questões gratuitas para resolução." />
30 resultados encontrados para . (0.019 segundos)

52833 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

Nos dias atuais, em que as sociedades estão centradas cada vez mais na escrita, saber codificar e decodificar, por meio do código linguístico, tem-se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada às exigências do mundo contemporâneo. É necessário ir além da simples apropriação do código escrito; é preciso exercer as práticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 23-25.

Em relação aos conceitos de alfabetização e letramento, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em sentido amplo, a alfabetização é entendida como processo de apropriação do sistema de escrita, do domínio do sistema alfabético-ortográfico.

( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito, aprenda a ler e escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita.

( ) O letramento refere-se ao processo de inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais, ou seja, constitui um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades indispensáveis para o uso da língua em práticas sociais que requerem habilidades mais complexas.

( ) A difusão e o emprego do termo letramento passou a ter relevância no meio educacional, a partir da década de 1970. Traduz-se nas ações pedagógicas que priorizam a memorização dos diferentes elementos que compõem a língua.

( ) “...letramento significa experienciar situações que envolvam as diferentes linguagens de forma crítica e dialógica, sendo os professores os mediadores."

  • a)
    F - V - F - V - F
  • b)
    V - F - F - F - V
  • c)
    F - V - V - F - V
  • d)
    V - F - V - F - V

52834 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Pedagogia

“A avaliação da aprendizagem do estudante deverá ser registrada no diário de classe do professor ou documentos equivalentes, impressos ou on-line, incluídos os procedimentos de recuperação paralela."

Fonte: Portaria P/189, de 09/02/2017, que Regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, Art. 2º.

Nesse sentido, considere os parágrafos que seguem o citado artigo. Todos estão corretos, exceto:

  • a)
    Entende-se por recuperação paralela a retomada pedagógica dos conceitos/conteúdos não apropriados pelo estudante em determinado período letivo, sendo de responsabilidade da escola e do professor da área do conhecimento ou da disciplina escolar fazer constar no planejamento (replanejamento).
  • b)
    Para atribuição de nota ou conceito, resultante da avaliação das atividades de recuperação paralela, deverá ser utilizado peso maior da que originou a necessidade de recuperação, prevalecendo o último resultado.
  • c)
    Os estabelecimentos de ensino deverão oferecer, a título de recuperação paralela, novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente, nos termos do estabelecido nesta Portaria, durante os bimestres, antes do registro das notas ou conceitos bimestrais.
  • d)
    O professor deverá registrar no Diário de Classe e ou no sistema Professor Online, além das atividades regulares, as atividades de recuperação de estudos e seus resultados, bem como a frequência dos alunos.

52835 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

O ensino da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como papel fundamental promover a construção de conceitos, utilizando-se das informações da própria realidade, considerando o espaço vivenciado e visível pela e para a criança.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p.183.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

É no início da escolaridade o momento de concretizar e complexificar a busca da identidade do aluno e a sua situação no mundo social. É o momento, também, de desenvolver as bases da ____________, realizando atividades referentes a percursos, trajetos, incorporando as noções de escala, legenda e orientação. A __________ vivido pelo aluno permite a ele ser um aprendiz do processo de construção e de leitura de __________, ao elaborá-los.

  • a)
    linguagem oral e escrita - representação do conceito - gráficos
  • b)
    linguagem escrita - representação do espaço - mapas
  • c)
    linguagem cartográfica - representação do espaço - mapas
  • d)
    linguagem cartográfica - representação do conceito - diagramas

52836 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

Identifique as ações que permitem pautar projetos em alguns arranjos e/ou movimentos curriculares para que sejam mais integradores, e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.

I Superação do etapismo no percurso formativo.

II Escolhas teórico-metodológicas de conhecimentos e de experiências significativas para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem.

III Ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos nos percursos formativos.

IV Exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das coletividades como lócus geradores de conhecimento.

  • a)
    Apenas a afirmação III está correta.
  • b)
    Todas as afirmações são corretas.
  • c)
    Apenas I e II estão incorretas.
  • d)
    Apenas a afirmação IV é correta.

52837 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

Em relação ao ensino de História nos Anos Iniciais, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), o professor deve, exceto:

  • a)
    partir da realidade próxima, como a rua, o bairro, permite à criança tomar consciência de todos os aspectos da vida cotidiana e de outros tempos presentes no dia-a-dia.
  • b)
    evitar documentos como certidão de nascimento e fotografias pessoais por terem um cunho individual elevado.
  • c)
    referir sobre aspectos do passado por estudos do meio, do patrimônio cultural e de grupos étnicoculturais, através da história oral, da fotografia e de documentos escritos.
  • d)
    realizar procedimentos como trabalho as pesquisas, histórias e fontes documentais, que contribuem para a compreensão das noções de história nesta fase escolar.

52838 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

O processo de aprendizagem infantil inicia-se muito antes da educação formal. A criança, quando chega à escola, traz consigo um conjunto de saberes originados de suas práticas sociais cotidianas produzindo, assim, um modelo explicativo para os fenômenos naturais. Entretanto, ela geralmente não consegue dar conta do real desses fenômenos, que procura representar com sua construção espontânea. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental são várias as possibilidades de se trabalhar o ensino de Ciências com as crianças, considerando que elas estão 'descobrindo' (elaboração/reelaboração) o mundo que as cerca através da curiosidade, do interesse, da imaginação e da espontaneidade. No processo de aprendizagem, os alunos ampliam o seu referencial de conteúdos científicos e operam com maior número de informações e generalizações abrangentes. O ensino de ciências se constitui, então, num processo de alfabetização científica e tecnológica que permitirá ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e, em consequência, realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade.

Sob a ótica da abordagem histórico-cultural, o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve promover situações de aprendizagem que privilegiem o desenvolvimento de determinadas habilidades científicas, que são importantes no desenvolvimento conceitual.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 115-116.

Assinale a alternativa que não contempla as habilidades que devem ser privilegiadas no ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental, segundo os pressupostos metodológicos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.

  • a)
    Memorização dos conteúdos trabalhados.
  • b)
    Planejar e executar experimentação de forma a testar previsões.
  • c)
    Elaborar hipóteses (sugerir explicações para o que se acha que deve ocorrer ou sobre o quê, de fato, ocorreu).
  • d)
    Interpretar observações (procurar estabelecer relações com outras observações e, com hipóteses conhecidas).

57488 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

Em relação ao ensino de Matemática, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Socialmente, as operações fundamentais são realizadas de diversos modos: cálculo oral, escrito, utilizando máquinas calculadoras e outros instrumentos.

( ) Os significados de ordem sócio-cultural tais como: números de telefone, da casa, de idade, de placas de carro, de sinalização de trânsito, entre outros, devem ser paulatinamente suprimidos em prol da aprendizagem matemática.

( ) No ensino de matemática as teorias com referência teórica inatista fundamentam a perspectiva de aprendizagem como um processo de interação de sujeitos históricos.

( ) O algoritmo escrito pode ser sistematizado a partir do cálculo oral ou de outras formas que permitam ao aluno compreender o processo de sua própria elaboração e também aquele produzido ao longo da história pelos diferentes grupos sociais.

( ) É fundamental que o professor conheça a natureza e os significados sócio-culturais e científicos das ideias matemáticas, pois permite ao professor vislumbrar a função social de cada conteúdo matemático.

  • a)
    V - F - F - V - V
  • b)
    V - F - V - F - V
  • c)
    F - V - F - V - F
  • d)
    F - F - F - V - V

57489 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Pedagogia

O/A Professor(a) que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo processo ensino-aprendizagem ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados, assim como também os meios necessários. Quanto às etapas necessárias a um plano de ensino é correto afirmar, exceto:

  • a)
    Selecionar os conhecimentos a serem aprendidos pelos estudantes no sentido determinado pelos objetivos de aprendizagem.
  • b)
    Estabelecer procedimentos de avaliação para aprovar ou reprovar os educandos
  • c)
    Estabelecer objetivos específicos de aprendizagem a partir dos objetivos educacionais descritos no Projeto Político Pedagógico.
  • d)
    Perspectivar procedimentos e recursos de ensino que motivem, promovam e orientem as atividades de aprendizagem.

57490 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Legislação Estadual

De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) quanto ao Ensino de História, é correto afirmar, exceto:

  • a)
    O ensino da História deve incluir o processo de comparação através da estimulação da controvérsia.
  • b)
    Os significados singulares dos processos histórico-culturais precisam ser tratados no ensino de História através de centralidades móveis, onde as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais devem ganhar relevância.
  • c)
    Para que os alunos se apropriem do conhecimento, a produção deve ser estimulada através da formulação de hipóteses que deverão ser tratadas pela pesquisa e análise do material coletado.
  • d)
    No ensino de história o nível “refletido” define-se pelo conhecimento histórico a partir da reconstrução historiográfica dos processos histórico-culturais, ou seja, a partir dos referenciais teóricos do pesquisador, ele procede à compreensão e análise do problema abordado.

57491 ACAFE (2017) - SED-SC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental / Pedagogia

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:

Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.

( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;

( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;

( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;

( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.

  • a)
    F - V - V - F
  • b)
    V - V - F - F
  • c)
    F - F - V - V
  • d)
    V - V - V - V