294 resultados encontrados para . (0.010 segundos)

109764 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Em "Caso se associem a esses elementos os avanços da tecnologia médica em todas as suas dimensões, a expectativa de vida pode realmente surpreender", a oração subordinada expressa

  • a)
    finalidade.
  • b)
    causa.
  • c)
    comparação.
  • d)
    condição.
  • e)
    contraste.

109765 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

Em relação às obras de terraplanagem, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O empolamento pode ser definido como a diminuição de volume sofrida por um material ao ser removido de seu estado natural.
  • b)
    No corte, é comum verificar que a densidade de um aterro compactado é menor do que a densidade desse mesmo solo no seu estado natural.
  • c)
    Antes do início do trabalho em um corte, deve-se executar eventuais limpezas complementares, verificar se o material de cima do corte tem qualidade para ser colocado no aterro e também se o corte requer algum cuidado especial para ser trabalhado,
  • d)
    Quando os volumes de solo não são compensadores, isto é, os volumes dos cortes não são suficientes para a realização dos aterros, torna-se sempre inviável executar o serviço.
  • e)
    Quando a base do aterro é mole e a espessura da camada é pequena, a melhor solução é compactar o material ruim e só então iniciar o aterro.

109766 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

Em relação à responsabilidade na construção civil, assinale a alternativa correta

  • a)

    a construção, por sua própria natureza e mesmo sem culpa de seus executores, comumente causa danos à vizinhança, por recalques do terreno, vibrações do estaqueamento , queda de materiais e outros eventos comuns na edificação. Tais danos de ser reparados por quem causa e por quem aufere os proveitos da construção. É um caso típico de responsabilidade sem culpa.

  • b)

    A responsabilidade subjetiva independe da existência de culpa; basta provar-se o nexo de causalidade entre o evento e o dano para que surja o dever de indenizar, independentemente de haver ou não culpa do causador.

  • c)

    A responsabilidade objetiva é caracterizada por ser indispensável provar antecipadamente a culpa, para que daí surja o dever de indenizar, e o causador responda pelas perdas e danos.

  • d)

    A vistoria cautelar, mesmo se realizada por engenheiro avaliador capacitado, não isenta o construtor de fissuras nas construções vizinhas anteriores à construção nova, e o vizinho pode vir a solicitar o conserto dos defeitos preexistentes.

  • e)

    Se uma obra vier a desabar, por imperícia do construtor, causando danos materiais a terceiros e lesões pessoais a operários, dará ensejo à responsabilidade civil (reparação do dano patrimonial) e à responsabilidade trabalhista (indenização do acidente dos operários). Mas não serão caracterizadas responsabilidade penal (punição criminal) nem responsabilidade administrativa (sanção profissional).

109767 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

Em relação às patologias em pinturas com tinta látex, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O desagregamento ocorre por aplicação da finta látex sobre caiação ou aplicação de tinta látex diretamente sobre o reboco, sem que o látex estivesse bem diluído na primeira demão ou a superfície estivesse com muito pó.
  • b)
    O descascamento é caracterizado por bolhas que aparecem na parede e se esfarelam com o tempo e seu interior está cheio de pó. Este pó é parte do reboco que recebeu a pintura sem que estivesse devidamente curado.
  • c)
    Logo após a pintura de uma superfície, podem ocorrer manchas causadas por pingos de chuva que, ao molharem a pintura, trazem à superfície os materiais solúveis da tinta.
  • d)
    A eflorescência ocorre devido à alcalinidade natural da cal e do cimento que, na presença de umidade, causa uma reação com a resina que compõe a tinta látex.
  • e)
    Saponificação é manchas esbranquiçadas que aparecem na superfície pintada devido à aplicação de finta sobre o reboco úmido.

109768 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

Assinale a alternativa correta em relação à gestão e outorga para uso de recursos hídricos.

  • a)
    De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, Os usuários e as comunidades não participam da gestão dos recursos hídricos, pois a água não é um bem de domínio público.
  • b)
    A derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo de água para consumo final não estará sujeita à outorga pelo Poder Público quando tal consumo se caracterizar pelo abastecimento público ou insumo de processo produtivo.
  • c)
    Para a emissão das outorgas preventivas e de direito de uso, deverão ser observadas as prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos, a classe em que o corpo de água estiver enquadrado, a preservação dos usos múltiplos previstos, a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso, e demais restrições impostas pela legislação.
  • d)
    No caso de aproveitamentos hidrelétricos, somente o uso da água é condicionado à obtenção de outorga de direito de uso. O uso do potencial hidrelétrico é isento desse processo.
  • e)
    A outorga de direito de uso de recursos hídricos tem validade indeterminada.

109769 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

Assinale a alternativa correta em relação ao gerenciamento de projetos.

  • a)
    O gerenciamento do escopo do projeto contém os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terrninar o projeto com sucesso.
  • b)
    O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
  • c)
    Implementar o gerenciamento do tempo do projeto implica na exclusão do cronograma do projeto, ou seja, o desenvolvimento do cronograma não é um processo que faz parte do gerenciamento do tempo do projeto.
  • d)
    O gerenciamento dos custos do projeto envolve três processos distintos e que não interagem entre si: estimar os custos, determinar o orçamento, controlar os custos.
  • e)
    O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. O tipo e o número de membros da equipe de projeto são obrigatoriamente fixos ao longo do desenvolvimento de todo o projeto.

109770 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Administração Pública

Em relação à licitação de obras públicas, assinale a alternativa correta.

  • a)
    O cálculo do custo unitário de um serviço exige que se conheça sua composição analítica, ou seja, os insuetos necessários para sua realização e os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e o consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.
  • b)
    Na orçamentação de uma obra pública, as composições analíticas de um serviço jamais devem ser adaptadas às especificidades da obra por ocasião do cálculo do custo unitário.
  • c)
    O projeto executivo deve conter um cronograma físico-financeiro com as despesas mensais previstas ao longo da execução da obra ou serviço. Após o início das obras, não será necessário readequar o cronograma físico-financeiro, mesmo que o prazo e suas etapas de execução sejam alterados.
  • d)
    Orçamento sintético global é a planilha em que constarão, basicamente, a discriminação dos itens de serviços a serem executados, com suas devidas unidades de medida e custos unitários. Os quantitativos e custos totais serão apresentados somente no orçamento analítico.
  • e)
    O caderno de especificações técnicas é o instrumento que caracteriza todos os materiais, equipamentos e serviços a serem utilizados no desenvolvimento da obra, objetivando um desempenho técnico determinado. É desejável que sejam especificados os fornecedores ou fabricantes preferenciais para os referidos materiais, equipamentos ou serviços.

109771 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Engenharia / Engenharia Civil

No que diz respeito à acessibilidade física, assinale a alternativa correta.

  • a)
    Com relação à segurança para o usuário, é importante que o passeio público tenha um piso liso e antiderrapante. Assim, as calçadas não deverão ser pintadas, enceradas ou impermeabilizadas, pois esses acabamentos podem resultar em pisos escorregadios e causar acidentes.
  • b)
    A textura de sinalização tátil direcional consiste em relevos lineares, regularmente dispostos, que indicam a direção a ser seguida ou, quando houver, caminhos preferenciais de deslocamento. A cor desse piso não deve ser contrastante em relação ao piso adjacente.
  • c)
    Por meio das rampas, tem-se a possibilidade de permitir a circulação de pedestres, idosos, pessoas com problemas cardíacos, portadores de deficiências motoras, usuários de cadeiras de rodas, pessoas com alguma deficiência permanente. Pessoas com deficiência momentânea não podem circular por essas rampas. (D) Não é permitido executar rampas em curva.
  • d)
    Em rampas e escadas, a instalação de corrimãos e guarda-corpos é obrigatória em apenas um dos lados. O ideal é que os corrimãos possuam seção circular, não sendo necessário espaçamento entre a parede e o corrimão.

109932 AOCP (2015) - TRE-AC - Analista Judiciário - Contabilidade / Direito Administrativo

É ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário

  • a)

    receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente pCiblico.

  • b)

    perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1°, da Lei n.° 8.429/92, por preço superior ao valor de mercado.

  • c)

    perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locaçãa de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.

  • d)

    utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° da Lei n.° 8.429/92, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros, contratados por essas entidades.

  • e)

    permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

111873 AOCP (2015) - TRE-AC - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Em "Eles questionam a falta de propostas específicas de todos os candidatos para pessoas da terceira idade e acreditam que um voto consciente agora pode influenciar futuramente na vida de seus filhos e netos",

  • a)
    o verbo "questionam" está conjugado no tempo presente do subjuntivo.
  • b)
    o verbo "pode" da locução verbal "pode influenciar" encontra-se conjugado no tempo futuro do indicativo, pois remete a uma ação futura
  • c)
    o verbo "acreditam", que está conjugado no tempo presente do indicativo, está no plural por concordar com o sujeito "Eles".
  • d)
    "todos os candidatos" está no plural para concordar com "propostas específicas".
  • e)
    "propostas específicas" deveria estar no singular para concordar com "a falta".