37 resultados encontrados para . (0.009 segundos)

45292 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A língua portuguesa, com mais de 240 milhões de falantes, é, como língua nativa, a sexta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a língua portuguesa também goza de estatuto oficial na União Europeia, no MERCOSUL e na União Africana.
A posição do Brasil no cenário internacional como uma das potências emergentes do século XXI, em razão do tamanho de sua população e da presença de sua variante do português em todo o mundo, torna legítima a petição enviada à ONU para tornar o português uma das línguas oficiais da organização.
Vários fatores, porém, prejudicam essa campanha. Embora o português seja uma língua cada vez mais importante em âmbito internacional, quatro de cada cinco falantes da língua portuguesa no mundo vivem em um país apenas: o Brasil. Esse aspecto distancia-se do caráter internacional exigido pela ONU para tornar um idioma língua oficial da entidade. O alemão e o japonês não são línguas oficiais da ONU, por razão semelhante, embora sejam as línguas de poderosas economias mundiais.

Internet: < www.portaleducaçao.com.br > (com adaptações).

Da leitura do texto acima infere-se que a ONU elege suas línguas oficiais entre as que são faladas

  • a)
    em diferentes países, ou seja, as de natureza internacional.
  • b)
    em países soberanos, politicamente independentes.
  • c)
    pela maioria da população de um país, ou seja, que represente a língua nativa.
  • d)
    em países economicamente desenvolvidos.

47928 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia


A placa acima objetiva
  • a)
    alertar motoristas para a presença de crianças brincando no local.
  • b)
    indicar o local adequado e seguro para crianças jogarem bola.
  • c)
    advertir os pais que as crianças devem brincar sem correr.
  • d)
    informar que a prática de esportes é benéfica à saúde.

47929 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida

  • a)
    de forma integrada e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio, de modo que adquiram, ao término do curso, habilitação técnico-profissional.
  • b)
    de forma integrada e oferecida ao estudante em uma mesma instituição de ensino, desde que ele esteja ingressando no ensino médio.
  • c)
    de forma concomitante, em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.
  • d)
    de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio.

47930 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu a reorganização curricular das escolas de educação da rede pública estadual e estabeleceu, por meio de portaria, o currículo referenciado. Nesse contexto, é correto afirmar que esse currículo
  • a)
    privilegia a construção coletiva dos conteúdos a serem desenvolvidos pela comunidade escolar e tem por fundamento a garantia da permanência e do sucesso do estudante na escola, bem como a promoção de metodologias dinâmicas e flexíveis com forte vínculo com o cotidiano da comunidade em que a escola está inserida.
  • b)
    está centrado nas competências para o aprender, e não, nos conteúdos, sendo de prescrição aberta com o objetivo de viabilizar o regime de colaboração entre os diversos atores escolares e o de promover a formação do estudante como cidadão participativo na escola e na sociedade.
  • c)
    privilegia a ênfase nos componentes curriculares da base nacional comum, vistos como fonte técnica de apropriação dos conteúdos universalmente aceitos para a estruturação dos currículos escolares e, sobremaneira, para o alcance desse objetivo na ordem social, que tem a escola formal como um de seus elementos essenciais.
  • d)
    deve fundamentar-se em situações e problemas do cotidiano da escola e da comunidade, a partir dos quais se desenvolvem os conteúdos universalmente acumulados e aceitos, de forma adequada, a cada etapa da educação básica, promovendo-se, dessa forma, a integração e a interdisciplinaridade dos conteúdos.

47931 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.
Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.
Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se
  • a)
    como etapa obrigatória da formação escolar no âmbito da educação básica, devendo ser implementado, progressivamente, pelos estados, até o ano de 2016.
  • b)
    como uma das etapas da educação básica, cuja organização curricular compõe-se de base nacional comum voltada à preparação geral do estudante para o trabalho.
  • c)
    como uma das etapas da educação básica, cujo currículo se fundamenta em princípios axiológicos, ou seja, na articulação entre teoria e prática, decorrente do caráter profissionalizante das disciplinas que o compõem.
  • d)
    como etapa intermediária da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.

47932 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

Acerca do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos programas de avaliação da educação básica, assinale a opção correta.

  • a)
    Estrutura-se a matriz de referência do ENEM com base nos conteúdos e objetivos do ensino médio, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
  • b)
    Pode obter certificação no nível de conclusão do ensino médio com base no ENEM o estudante com dezessete anos de idade completados até a data de realização da primeira prova.
  • c)
    Um dos objetivos desse exame é avaliar o desempenho dos alunos por meio de provas que, reproduzindo as exigências dos vestibulares, sejam compostas de questões com o mesmo nível de dificuldade.
  • d)
    As instituições de ensino superior têm autonomia para optar entre diferentes possibilidades de utilização desse exame como processo seletivo.

47933 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A avaliação é essencial para que o sistema público de ensino formule políticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pública, uma cultura de avaliação, que seja referência para os profissionais de educação, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliação externa do ensino médio (AVALIE).

Internet: < www.educaçao.institucional.ba.gov.br > (com adaptações).

Acerca do AVALIE, assinale a opção correta.

  • a)
    O objetivo desse projeto é gerar informações para que a própria escola possa organizar o seu trabalho pedagógico de modo a garantir o acesso, a aprendizagem e a permanência do estudante no sistema de ensino.
  • b)
    Uma das metas desse projeto é produzir boletins de desempenho individuais dos estudantes.
  • c)
    Esse projeto deve ser implementado nas escolas que oferecem exclusivamente ensino médio, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de cultura de avaliação formativa entre os professores.
  • d)
    Por meio desse projeto, que é desenvolvido pelas unidades escolares, busca-se fomentar a autoavaliação, imprescindível para o fortalecimento da gestão educacional e para a melhoria da qualidade pedagógica da escola.

47934 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.
  • a)
    O projeto político-pedagógico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das ações sistemáticas de professores, gestores e alunos.
  • b)
    Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.
  • c)
    Trata-se de documento oficial que orienta a gestão administrativa e financeira dos espaços escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.
  • d)
    Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual são tomadas decisões, encaminhadas questões e analisados os resultados alcançados tanto no plano administrativo quanto no pedagógico.

47935 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta.
  • a)
    O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos.
  • b)
    Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral.
  • c)
    Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças.
  • d)
    O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.

47936 CESPE (2011) - SAEB-BA - Todos os Cargos - Ed. Física, Arte, Português, Inglês e Espanhol / Pedagogia

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
  • a)
    histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária
  • b)
    tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista
  • c)
    tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva
  • d)
    renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva