311 resultados encontrados para . (0.008 segundos)

115029 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

A analista de recrutamento e seleção de uma empresa sediada no Brasil está realizando um processo seletivo para o cargo de analista de marketing sênior. Um dos valores fundamentais dessa empresa é a observância estrita das normas legais, especialmente no que diz respeito aos processos de gestão de pessoas.



Em relação à condução dos processos de seleção e admissão em conformidade com a legislação trabalhista, avalie as afirmações a seguir.

I. Na fase de admissão, deve-se, antes de agendar a admissão do candidato selecionado, convocá-lo e informar-lhe os documentos a serem entregues no dia da admissão: comprovantes de escolaridade, residência, formação escolar e certidão negativa do SERASA/SPC.



II. Na fase de seleção, deve-se solicitar aos candidatos que, no momento da entrevista, apresentem comprovantes de experiências anteriores que atestem experiência de até 6 meses em cargo igual ao pretendido.



III. Na fase de seleção, deve-se elaborar uma entrevista estruturada, para avaliar as competências dos candidatos ao cargo, incluindo, na entrevista das candidatas, perguntas sobre maternidade, para saber, se têm ou pretendem ter filhos.



IV. Na fase de seleção, devem ser cumpridas as seguintes etapas: entrevista pessoal, em que o candidato deve detalhar suas experiências profissionais anteriores; testes de conhecimentos específicos; dinâmicas de grupo.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)

    I.

  • b)

    IV.

  • c)

    I e III.

  • d)

    II e III.

  • e)

    II e IV.

icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

115097 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Direito (ENADE)

Mostrar/Esconder texto associado

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.



I. O servidor público condenado por improbidade administrativa porque beneficiou um amigo, tendo deixado, indevidamente, de praticar ato de ofício, deverá ressarcir o erário público, qualquer que tenha sido o ato.



II. A ocorrência de lesão ao erário em virtude de ação ou omissão culposa é pré-requisito para que seja caracterizada a ocorrência de ato de improbidade administrativa.



III. A responsabilidade do agente por ato de improbidade não afasta a responsabilidade criminal eventualmente cabível pelo mesmo fato.



IV. A ação penal cabível aos atos de improbidade administrativa é a pública condicionada à representação.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)

    III.

  • b)

    I e II.

  • c)

    I, II e IV.

  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    II, III e IV.

115098 INEP (2015) - ENADE - Analista Administrativo - Logística / Logística (ENADE)

Os sistemas de produção são atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços a partir do uso de recursos (inputs), para mudar o estado ou condição de algo e, com isso produzir saídas/resultados (outputs). Produtividade é a relação entre outputs e inputs. Ter alta produtividade é alcançar resultados de excelência, garantindo o aproveitamento da matéria-prima, a capacidade das máquinas, o tempo e as habilidades das pessoas em níveis ótimos. Tanto nas áreas de administração de materiais e distribuição física como em diversas outras áreas que produzam bens ou serviços, o monitoramento da produtividade é um importante instrumento de planejamento e controle.



Considerando as informações acima, suponha que uma distribuidora trabalhe 20 dias por mês,oito horas por dia e entregue 100 itens por hora, em média. Suponha, ainda, que a empresa tenha quatro funcionários que trabalham nessa distribuição e que cada funcionário receba dois mil reais mensais, em média.



Com base nessa situação é correto concluir que a produtividade por cada real pago de salário equivale a

  • a)

    0,4 item.

  • b)

    0,5 item.

  • c)

    1 item.

  • d)

    2 itens.

  • e)

    8 itens.

115099 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Direito (ENADE)

Mostrar/Esconder texto associado

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.



I. O Código de Defesa do Consumidor foi instituído com o objetivo de normatizar questões sobre a relação de consumo para inibir o abuso de direito ou o excesso de poder por parte da atividade empresária, permitindo a sua desconsideração. A mudança de endereço ou o encerramento das atividades não constituem, conforme o acórdão, requisitos para tal ato.



II. O acórdão está coerente com a posição doutrinária, pois não se pode desconsiderar de imediato a pessoa jurídica sem antes verificar os pressupostos normativos para tanto, adequando-os aos aspectos práticos.



III. A presença dos requisitos legais é suficiente para que se requeira a desconsideração da personalidade jurídica, ainda que a empresa possua patrimônio.



É correto o que se afirma em

  • a)

    II, apenas.

  • b)

    III, apenas.

  • c)

    I e II, apenas.

  • d)

    I e III, apenas.

  • e)

    I, II e III.

115100 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Direito (ENADE)

Mostrar/Esconder texto associado

Com base nesse texto, avalie as afirmações a seguir.



I. A realidade da superlotação no sistema carcerário brasileiro é tema de extrema importância e preocupação na seara dos Direitos Humanos. Assim, há de se priorizarem políticas públicas que tenham como metas de longo alcance o encarceramento.



II. O projeto Audiência de Custódia, cujo objetivo é incentivar a utilização das penas alternativas e da política de monitoração eletrônica, deverá ser implementado em todos os estados da Federação.



III. A necessidade de ressocialização dos presos constitui uma das grandes preocupações dentro do sistema prisional, que precisa ser revisto diante da nova proposta do Conselho Nacional de Justiça.



É correto o que se afirma em

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    II, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    II e III, apenas.

  • e)

    I, II e III.

115106 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Português

Mostrar/Esconder texto associado

Assim como o break, o grafite é uma forma de apropriação da cidade. Os muros cinzentos e sujos das cidades são cobertos por uma explosão de cores, personagens, linhas, traços, texturas e mensagens diferentes. O sujo e o monótono dão lugar ao colorido, à criatividade e ao protesto. No entanto, a arte de grafita r foi, por muito tempo, duramente combatida, pois era vista como ato de vandalismo e crime contra o patrimônio público ou privado, sofrendo, por causa disso, forte repressão policial. Hoje, essa situação encontra-se bastante amenizada, pois o grafite conseguiu legitimidade como arte e, como tal, tem sido reconhecido tanto por governantes quanto por proprietários de imóveis.

SOUZA, M.L.; RODRIGUES, G.B. Planejamento urbano e ativismo social. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).

Considerando a figura acima e a temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O grafite pode ser considerado uma manifestação artística pautada pelo engajamento social, porque promove a sensibilização da população por meio não só de gravuras e grandes imagens, mas também de letras e mensagens de luta e resistência.

II. Durante muito tempo, o grafite foi marginalizado como arte, por ser uma manifestação associada a grupos minoritários.

III. Cada vez mais reconhecido como ação de mudança social nas cidades, o grafite humaniza a paisagem urbana ao transformá-la.

É correto o que se afirma em

  • a)
    II, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    I e III, apenas.
  • e)
    I,II e III.

115107 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Português

Mostrar/Esconder texto associado

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.

PORQUE

II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, Iinks e elementos imagéticos e sonoros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

115108 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Administração (ENADE)

Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, a gerência da empresa optou pela aproximação com o consumidor final pela ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto.



Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa.



I. Criar novas variedades de empadinhas - novos recheios, linhas gourmets, pré-assadas, com ingredientes ecologicamente corretos - para atender consumidores que preferem produtos de melhor qualidade, desempenho ou com aspectos inovadores, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo diversificação.



II. Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.



III. Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.



IV. Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e IV.
  • b)
    II e III.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    I, II, e III.
  • e)
    I, III e IV.

115109 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Administração (ENADE)

Os gestores de uma empresa realizaram avaliação de duas alternativas de investimento (A e B), com probabilidades de ocorrência para situações de mercado em recessão, em estabilidade e em expansão, respectivamente, de 25%, 50% e 25%. A tabela a seguir apresenta o retorno esperado em cada situação.





A comparação das alternativas será feita com base na média ponderada dos retornos por suas probabilidades de ocorrência. Nesse caso, os retornos esperados para as alternativas A e B são, respectivamente, de



  • a)
    10,00% e 12,00%.
  • b)
    11,00% e 12,75%.
  • c)
    11,33% e 12,75%.
  • d)
    11,33% e 13,00%.
  • e)
    12,00% e 13,50%.

115110 INEP (2015) - ENADE - Advogado / Direito (ENADE)

Mostrar/Esconder texto associado

Considerando que entre os clientes e o Banco X, remetente da carta acima, há uma relação de consumo, protegida in totum pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, avalie as afirmações a seguir.



I. A carta remetida configura pequeno "abuso de varejo", tática empresarial dolosa de impingir pequenas perdas a centenas ou milhares de consumidores simultaneamente, que se enquadra na categoria dolus bonus, ou seja, dolo tolerável, que não torna anulável o negócio jurídico.



II. Uma ação coletiva teria eficácia na resolução, in totum, do problema entre o Banco X e os clientes, conforme a legislação, doutrina e jurisprudência prevalentes, que consagram, em caso de procedência do pedido, que a condenação seja genérica, fixando a responsabilidade do Banco X pelos danos causados à clientela.



III. As ações coletivas explicitadas pelo Código de Defesa do Consumidor não ensejam litispendência para as ações individuais, mas o efeito da coisa julgada erga omnes ou ultra partes, previsto no Sistema de Proteção ao Consumidor, não beneficiará os proponentes das ações individuais, se não for requerida a sua suspensão no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva.



É correto o que se afirma em



  • a)

    I, apenas.

  • b)

    II, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    II e III, apenas.

  • e)

    I, II e III.