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144493 IADES (2014) - SEAP-DF - Analista / Restauração

Sabe-se que as condições climáticas dos edifícios têm influência direta na preservação do bens tombados. A esse respeito, assinale a alternativa cuja indicação não seria adequada em um manual de conservação preventiva.

  • a)
    Nos locais com clima úmido, as janelas devem ficar abertas durante um certo período do dia para que a ventilação natural contribua para minimizar os danos que possam vir a ser causados pela umidade excessiva.
  • b)
    Controlar a radição incidente direta, principalmente sobre os elementos artísticos, utilizando cortinas rolo tela com proteção solar.
  • c)
    Evitar ao máximo, e sempre que possível, a utilização de controle ativo de condições ambientais, como o ar-condicionado, para que não altere as condições climáticas ás quais a edificação sempre esteve exposta.
  • d)
    Em qualquer intervenção visando á melhoria das condições climáticas da edificação, além de se considerarem as condições de preservação e conservação, devem ser observadas as características climáticas da região em que o imóvel se encontra inserido.
  • e)
    Em climas secos, como os desérticos, com maiores amplitudes térmicas diárias, o cuidado com a ventilação na edificação tombada deverá ser a mesma quando ela estiver localizada em clima tropical, ou seja, deve-se deixar as janelas abertas em certo período do dia.

144494 IADES (2014) - SEAP-DF - Analista / Restauração

A função da massa de nivelamento na restauração de uma escultura policromada é a de

  • a)
    obturar os orifícios, galerias e rachaduras no suporte da imagem.
  • b)
    proceder à refixação da pintura, visando cessar o processo de perda e recuperar a encolagem da escultura.
  • c)
    preencher lacunas, perdas na camada pictórica.
  • d)
    saturar as cores originais da policromia.
  • e)
    assegura a apresentação estética visível da peça, possibilitando sua leitura integral.

144495 IADES (2014) - SEAP-DF - Analista / Restauração

A intervenção de conservação em bens culturais compreendem ações que visam ao aumento da vida útil deles e à manutenção dos materiais que os constituem. A esse respeito, assinale a alternativa que indica uma dessas ações de conservação.

  • a)
    Reintegração cromática das lacunas pictóricas.
  • b)
    Conhecimento do objeto na sua estrutura física, nos materiais constituintes e nas técnicas.
  • c)
    Restituição da legibilidade da obra.
  • d)
    Restabelecimento de sua unidade potencial.
  • e)
    Eliminação de complementações julgadas como prejudiciais.

144496 IADES (2014) - SEAP-DF - Analista / Restauração

A deterioração causada por micro-organismos (fungos e mofos) provocam alterações na camada pictórica e suporte. Com base no exposto, assinale a alternativa correta quanto à (s) principal (is) condição (ões) para o desenvolvimento desses micro-organismos em capas pictóricas.

  • a)
    Temperaturas acima de 30 °C.
  • b)
    Umidade relativa do ar acima de 80% e temperaturas abaixo de 25 °C.
  • c)
    Espaços climatizados.
  • d)
    Acúmulo de poeiras depositadas na camada pictórica.
  • e)
    Umidade relativa do ar abaixo de 50%.

144497 IADES (2014) - SEAP-DF - Analista / Restauração

“A restauração deve perseguir o restabelecimento da ________________ da obra de arte, desde que isto seja possível sem cometer um falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar qualquer traço de passagem da obra de arte no tempo”. A expressão que preenche corretamente a lacuna dessa afirmação de Cesare Brandi é

  • a)
    imagem antiga.
  • b)
    integridade original.
  • c)
    unidade potencial.
  • d)
    forma expressiva.
  • e)
    singularidade de estilo.

144682 IADES (2014) - SEAP-DF - Técnico em Restauração / Restauração

O conhecimento das características ambientais do lugar onde estão colocadas as obras de arte é fundamental para a compreensão dos fatores de degradação aos quais elas estão expostas, assim como para a tomada de decisões no momento do restauro. Com relação às condições ambientais, assinale a alternativa incorreta.

  • a)
    A taxa de iluminação deve ser tal, que contribua para a inibição da proliferação de micro-organismos, ao mesmo tempo em que não haja incidência direta de raios ultravioletas e infravermelhos sobre os objetos mais suscetíveis.
  • b)
    O conhecimento da umidade relativa é imprescindível porque ela determina a relação entre a umidade existente no ar e a temperatura, assim como a taxa de evaporação da água, e auxilia na definição da umidade como um agente de degradação em um determinado ambiente.
  • c)
    O conhecimento das fontes de poluição do ar é fundamental para a determinação dos agentes de degradação química, porém só são relevantes aquelas localizadas na vizinhança imediata do local de exposição das obras.
  • d)
    Para cada clima, haverá uma conduta de conservação e restauro diferente, pois os agentes de degradação também serão distintos.
  • e)
    O tipo e as características da vegetação predominante nos arredores da edificação que abriga as obras de arte podem influenciar diretamente na conservação desses bens.

144683 IADES (2014) - SEAP-DF - Técnico em Restauração / Restauração

Entre os agentes de degradação de acervos documentais, os agentes biológicos, notadamente insetos, fungos e roedores, constituem sérias ameaças que podem gerar danos irreparáveis. Em razão disso, a vigilância e o controle do ambiente devem ser realizados de maneira rigorosa. De acordo com Spinelli Junior (2007), assinale a alternativa que melhor define as características do agente de degradação.

  • a)
    Os insetos não causam danos à estrutura do acervo; as traças, por exemplo, impedem que outros agentes ataquem o documento.
  • b)
    Os fungos, às vezes chamados de “mofos” ou “bolores”, atacam todos os tipos de acervos. Os danos causados podem ir desde uma simples coloração até a deterioração da estrutura da obra.
  • c)
    A admissão dos roedores nos acervos é devido à presença de poeira e gases ácidos provenientes da queima de combustíveis que favorecem um ambiente úmido e quente.
  • d)
    A poluição ambiental compromete diretamente a integridade dos acervos documentais devido à presença de resíduos de alimentos.
  • e)
    A iluminação, seja ela natural ou superficial, caracteriza-se por um tipo de radiação eletromagnética que, mesmo sem o devido controle, não é capaz de fragilizar os materiais constituintes dos documentos, nos quais o processo de envelhecimento acelerado está ligado ao ataque de insetos xilófagos.

144684 IADES (2014) - SEAP-DF - Técnico em Restauração / Restauração

A técnica de ornamentação de estofamentos em esculturas policromadas denominada esgrafito é realizada

  • a)
    com a base de preparação colocada em várias camadas, criando relevos.
  • b)
    após a aplicação da folha de ouro. A superfície da folha é pintada e, quando está em fase de secagem, removem-se partes da pintura com uma ferramenta pontiaguda, deixando aparecer o douramento formando desenhos.
  • c)
    com aplicações de camadas muito finas de tinta, transparentes ou coloridas, que são executadas sobre pinturas ou folhas de ouro ou de prata, para mudar ligeiramente o aspecto da pintura.
  • d)
    com aplicações sobre o douramento, com a utilização de peças metálicas de tamanhos e formatos variados, objetivando criar texturas.
  • e)
    por meio de ranhuras feitas em segundo plano sobre a base de preparação, antes da aplicação da folha de ouro, com linhas, círculos e incisões objetivando a formação de desenhos, como folhas, flores etc.

144685 IADES (2014) - SEAP-DF - Técnico em Restauração / Restauração

No que se refere às imagens processionais, é correto afirmar que são imagens

  • a)
    confeccionadas para a exposição frontal em posição elevada, apresentam frequentemente acabamento simplificado na parte posterior e oferecem seu melhor ângulo de visão quando observadas de baixo para cima.
  • b)
    concebidas para integrar cenas escultóricas e só podem ser compreendidas dentro de determinado contexto.
  • c)
    destinadas a serem contempladas de perto; apresentam realismo acentuado por roupagens, cabeleiras naturais e membros articulados.
  • d)
    pequenas destinadas à devoção doméstica.
  • e)
    totalmente esculpidas e policromadas, apresentando um ou vários blocos.

144686 IADES (2014) - SEAP-DF - Técnico em Restauração / Restauração

O surgimento de craquelês na camada pictórica está relacionado a diversos fatores. Acerca desse assunto, assinale a alternativa cujo fator não se refere à ação do homem.

  • a)
    Materiais empregados na pintura.
  • b)
    Técnica utilizada.
  • c)
    Condições atmosféricas.
  • d)
    Manuseio.
  • e)
    Vandalismo.