27 resultados encontrados para . (0.007 segundos)

115130 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Uma das importantes decisões gerenciais refere-se aos estoques. Enquanto a produção deseja mantê-los sempre no mínimo, o profissional de marketing, ao contrário, prioriza a possibilidade de atender pedidos inesperados. Considerando o papel do marketing em negociações do tipo ganha-ganha, a produção e o marketing devem

  • a)
    reunir inteligências, influenciar terceiros e desviar a atenção do outro.
  • b)
    cooperar, comunicando-se de forma eficiente, para chegarem a uma decisão conjunta.
  • c)
    buscar ganhar o máximo possível, realizando o mínimo de concessões.
  • d)
    utilizar suas expressões técnicas, seus procedimentos e suas experiências anteriores.
  • e)
    assumir posições extremas, mantendo sigilo de algumas informações, e fazer concessões como último recurso.

115131 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é a mudança de mentalidade necessária a toda e qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, de iniciativa pública ou privada, que reconhece que seus processos são a chave para um bom planejamento e que um bom planejamento pode levar aos melhores, mais desejados e tão necessários resultados.

CAPOTE, G. 2012. BPM para todos: uma visão geral abrangente, objetiva e esclarecedora sobre gerenciamento de processos de negócio. Rio de Janeiro: Bookess, 2012 (adaptado).



Considerando os conceitos do BPM, que orientam o gerenciamento eficiente dos recursos e dos processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.



I. Uma organização deve estar constantemente preocupada em entender o seu negócio e os fatores que valorizam seus clientes, o que equivale a dizer que, de acordo com o BPM, qualquer esforço que contrarie esse objetivo é considerado um desperdício e, portanto, precisa ser eliminado.



II. Ao utilizar as ferramentas de gerenciamento de processos, a empresa volta-se para a busca da melhoria contínua dos processos da organização, com a consequente redução de desperdícios. Existe um compromisso em entregar para todos os stakeholders da organização o melhor, com o menor custo e menor impacto social possível.



III. Entre os impactos que o gerenciamento dos processos causa nas organizações, destaca-se o autoconhecimento, no qual a empresa conhece como e por que os processos são executados de determinada forma, conseguindo trabalhar para a sua melhoria.



IV. O gerenciamento dos processos pode trazer muitas vantagens para a organização, porém sua aplicação é restrita a áreas específicas da empresa, o que eventualmente pode gerar conflitos ao aplicá-lo isoladamente em cada área.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e II.
  • b)
    II e IV.
  • c)
    III e IV.
  • d)
    I, II e III.
  • e)
    I, III e IV.

115132 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Conhecida por ter os melhores mecânicos de veículos da cidade, uma empresa de serviços auto motivos estabelecida no mercado há mais de quinze anos, conta com uma equipe de quinze pessoas: o proprietário, uma secretária e treze mecânicos. Desejando melhorar o processo de atendimento ao cliente, a empresa contratou consultoria especializada para identificar possíveis erros em seus processos, pois o movimento diminuiu nos últimos anos, sendo a maioria das reclamações recebidas referente aos constantes atrasos nos serviços.



Após acompanhar as rotinas da empresa, a consultoria chegou à conclusão de que havia falhas no processo:



• O fluxograma de atendimento não era seguido na prática; os clientes eram atendidos de acordo com o tipo de serviço e o nível de amizade do cliente com o proprietário, ignorando a ordem de chegada, o que causou desconforto em vários clientes;



• O orçamento era, usualmente, entregue quando o trabalho já havia sido executado, sem prazo preestabelecido.



Nesse cenário, a consultoria propôs o redesenho dos processos de atendimento ao cliente.



Considerando a situação hipotética descrita, conclui-se que o redesenho deve

  • a)
    priorizar as melhorias marginais, por meio da redução de custos e de níveis hierárquicos.
  • b)
    substituir o antigo processo por algo novo, já que a empresa busca saltos significativos de desempenho.
  • c)
    criar vantagens competitivas utilizando inovações nos processos-chave do negócio que mais afetam os clientes.
  • d)
    focar na realização de cursos de capacitação pelo proprietário da empresa, já que ele não possui as qualidades necessárias para gerir o próprio negócio.
  • e)
    determinar o que precisa ser feito e como fazê-lo em relação ao funcionamento da empresa, ignorando-se o que existe e se concentrando no que deveria existir.

115135 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que, até 2030, quase metade da população global terá problema de abastecimento de água. Isso vai acontecer porque, daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. Com as mudanças climáticas e as necessidades das populações, que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger esse recurso natural. Assim, apela-se por mais cooperação entre os países, pois, além de ser um recurso natural comum, a água é a chave para um desenvolvimento sustentável. Todos devem usá-Ia de forma mais inteligente e sem desperdício.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).



Considerando o alerta feito pelo Secretário-Geral da ONU, o processo empreendedor pode contribuir para minimizar o problema mencionado por meio



I. da identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos.



II. do desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio, o conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos.



III. da obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social.



IV. do gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I.
  • b)
    III.
  • c)
    IV.
  • d)
    II e III.
  • e)
    I, II e IV.

115136 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Napoleão Bonaparte é conhecido como um dos maiores comandantes militares. Sua inteligência, seu foco e sua determinação lhe proporcionavam uma postura de comando e autoridade, além da amplitude de visão. Ele tinha a capacidade de inspirar os outros e fazê-los trabalhar duro. Sempre alcançava o resultado planejado, traçando estratégias detalhadas. Delegava poderes aos seus liderados, suas tropas eram leais e tinham adoração por ele.

GIFFORD, J. Grandes líderes da história: o que as empresas e os gestores podem aprender com seus exemplos. São Paulo: Editora Gente, Editora Senac, 2011 (adaptado).



Com base nas teorias sobre liderança e no cenário descrito, avalie as afirmações a seguir.



I. Napoleão Bonaparte exerce a liderança carismática, onde os seguidores atribuem capacidades heróicas ou extraordinárias aos seus líderes.



II. Napoleão Bonaparte demonstra uma liderança voltada para execução de tarefas e alcance de resultados, de forma a resolver, sozinho, todos os problemas.



III. Napoleão Bonaparte adota o estilo de liderança participativo, pois ele se preocupava em delegar tarefas e em liderar pelo exemplo, conquistando, assim, a confiança de seus liderados.



IV. Napoleão Bonaparte exercia um tipo de liderança que valia-se do carisma para influenciar os liderados a acreditarem nas estratégias traçadas e a considerá-Ias desafiadoras e realizáveis.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I e II.
  • b)
    II e IV.
  • c)
    III e IV.
  • d)
    I,II e III.
  • e)
    I, III e IV.

121370 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Os processos logísticos podem complicar-se quando não existe planejamento adequado para, por exemplo, desembarque/descarga de produtos. Filas de veículos significam desperdício de dinheiro em ativos parados e demonstração clara de desorganização. Pode-se adicionar ainda, a esse elemento, características de trânsito nas grandes cidades. Intervenções precisam ser realizadas na cadeia de valor, tanto no fluxo físico como no nível de informação, para se otimizar o sistema de distribuição física de forma abrangente, desde o fornecedor até o consumidor dos produtos.



BERTAG LIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).



A respeito dos processos logísticos de distribuição, avalie as afirmações a seguir.



I. Centros de Distribuição Logísticos (CDL), centrais ou regionais, são utilizados para armazenar produtos acabados oriundos de diferentes empresas ou da própria empresa.



II. Cross docking são centros de distribuição que congregam, de um lado, entregas de diversos fornecedores, e, de outro, caminhões que recebem essas cargas organizadas por local e por região de entrega.



III. Distribuição direta corresponde à entrega realizada diretamente no centro de distribuição do cliente.



IV. Terceirização envolve operadores logísticos contratados para gerir os armazéns.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    II e III, apenas.
  • c)
    III e IV, apenas.
  • d)
    I,II e IV, apenas.
  • e)
    I,II,III e IV.

121372 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Para que um negócio tenha sucesso, uma das estratégias mais eficientes é tornar o produto/serviço indispensável e objeto de desejo para o cliente. Pensando nisso, uma empresa fabricante de garrafas de alumínio reutilizáveis reinventou-se após 100 anos de história. Reestruturou estrategicamente seu modelo de negócio, baseando-se em inovação, design de produto vinculado à sustentabilidade e focando na produção apenas de garrafas, que apresentam vida útil de 10 a 20 anos, são 100% recicláveis e fabricadas em ambiente ecologicamente correto. Os aspectos sustentável e inovador aplicam-se em quase todas as etapas de fabricação, embalagem,distribuição, venda e pós-venda do produto.

TERRA, J. C. 10 dimensões da gestão da inovação: uma abordagem para a transformação organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012 (adaptado).



Considerando essas informações, identifique, entre as possibilidades apresentadas a seguir, as que estão alinhadas ao contexto de sustentabilidade.



I. Aumento da eficiência na gestão do negócio.



II. Redução do desperdício de materiais, energia e custos.



III. Uso de modelo de gestão eco eficiente, ou seja, que preserva o meio ambiente fazendo mais com menos.



IV. Coragem dos líderes executivos para manter modelos tradicionais de gestão.



É correto apenas o expresso em

  • a)
    I e III.
  • b)
    I e IV.
  • c)
    II e IV.
  • d)
    I, II e III.
  • e)
    II, III e IV.

121373 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

No processo de reestruturação da área de Recursos Humanos de uma empresa, substituiu-se o modelo de gestão tradicional com ênfase no Departamento Pessoal pelo modelo de gestão com ênfase na Gestão de Pessoas. Para isso, foi contratada uma consultoria externa para implementar a reestruturação junto à alta direção da empresa. Os colaboradores da área de Recursos Humanos foram comunicados sobre esse processo de forma superficial e os demais colaboradores da empresa só tomaram conhecimento do processo de reestruturação após sua conclusão.



Considerando essa situação hipotética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. A empresa se preocupa pouco com a participação dos colaboradores e com o compartilhamento de objetivos estratégicos e metas, o que dificulta a compreensão dos colaboradores sobre os propósitos da empresa.



PORQUE



II. A empresa implementou a reestruturação com pouca transparência e comunicação, gerando, assim, um ambiente de pouca participação e liberdade.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

121374 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

Atualmente, o consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes.

O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?

  • a)
    Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.
  • b)
    Descrição do Produto/Serviço e Plano de Marketing.
  • c)
    Mercado e Plano de Marketing.
  • d)
    Sumário Executivo e Mercado.
  • e)
    Plano Financeiro e Mercado.

121375 INEP (2015) - ENADE - Administrador / Processos Gerenciais (ENADE)

No início de 2015, uma empresa de notória presença no mercado em razão de seus produtos inovadores voltados para a indústria, lançou um novo produto, buscando alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar o resultado positivo obtido nos últimos anos, apresentado no gráfico a seguir. Esse novo produto é a alternativa que a empresa encontrou para minimizar os impactos de um contexto macroeconômico desfavorável.

Empresas concorrentes já estão sentindo os reflexos desse novo contexto macroeconômico, pois apresentaram, em média, queda de 50% no resultado do primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014.

Com base nessas informações, verifica-se que a empresa

  • a)
    apresenta a mesma queda que as concorrentes, já que o novo contexto macroeconômico atingiu a todos.
  • b)
    errou ao lançar o novo produto, pois a queda no seu resultado foi maior que a apresentada pelas concorrentes.
  • c)
    apresentou resultado melhor que o das concorrentes, apesar da queda de lucro, resultado para o qual pode ter contribuído o lançamento do novo produto.
  • d)
    seguiu sua tradição de inovação, mas fez isso em momento inapropriado, como demonstra a queda no seu faturamento, maior que a apresentada pelos seus concorrentes.
  • e)
    foi afetada pelo novo contexto macroeconômico de maneira mais intensa que as concorrentes, a ponto de apresentar resultado negativo depois de 4 anos seguido de lucro no primeiro semestre.