4433 resultados encontrados para . (0.011 segundos)

49120 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Monitor de Educação Infantil / Pedagogia

As escolas e instituições de educação profissional oferecerão à pessoa portadora de deficiência serviço especializado, caso necessário. Assinale a alternativa CORRETA sobre esses serviços:

  • a)
    Adequação dos recursos físicos: material pedagógico, equipamento e currículo.
  • b)
    Capacitação dos recursos humanos: professor, instrutores e profissionais especializados.
  • c)
    Adaptação dos recursos instrucionais: eliminação de barreiras arquitetônicas, ambientais e de comunicação.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49121 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Monitor de Educação Infantil / Pedagogia

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) é CORRETO afirmar:

  • a)
    É elaborado para cada criança, desenvolvido com interdisciplinaridade e com o objetivo de valorizar suas capacidades.
  • b)
    O PEI é desenvolvido por uma equipe composta por professores, não podendo conter a participação dos familiares do aluno.
  • c)
    A revisão do plano será realizada apenas pelos profissionais responsáveis pela educação da criança.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49122 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Com a chegada da época das chuvas no Brasil, não há nada melhor do que levar as crianças para fora de casa e, com os devidos cuidados, aproveitar um delicioso e refrescante dia de chuva. Brincar na terra molhada, sentir as gotinhas na pele e, quem sabe, até ver a formação de um arco-íris: as possibilidades de se divertir são muitas. Com relação à proximidade da criança com a natureza, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    O convívio com a natureza é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Por meio dela, as crianças podem descobrir um pouco sobre a própria existência, sobre o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente. Especialistas afirmam que o contato com plantas e animais, assim como com o sol e a chuva, tem o poder de acalmar uma criança e trazer a ele mais estabilidade emocional, por exemplo.
  • b)
    Cada criança tem seu tempo para entrar na experiência, até que ela se sinta segura para conhecer as possibilidades do mundo ao seu redor. Na Educação Infantil não é bastante comum que crianças passem a integrar o grupo exploratório durante o ano letivo.
  • c)
    Esperar não faz parte do processo da experiência, somente assim, a criança se sentirá segura e a experiência acontecerá completamente e não mediada por receios e ansiedade. As experiências perceptivas proporcionadas pelo contato com a infinidade de cores, texturas e cheiros não contribuem para que as crianças desenvolvam os sentidos e uma nova visão de mundo com base na harmonia e no respeito à natureza.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49124 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

Sobre os perfis, competências e habilidades dos profissionais de educação. Assinale a alternativa CORRETA:

  • a)
    O exercício profissional de educador requer formação geral humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a qualquer forma de opressão que garanta a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades.
  • b)
    Espera-se que o educador se expresse por meio de práticas que atendam às demandas da sociedade brasileira, do sistema de ensino e do diálogo entre educadores nos diferentes níveis do sistema, excluindo a comunidade, onde a escola está inserida.
  • c)
    Pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades que expressem a compreensão do educador a respeito da relação entre a escola e a sociedade em geral, a comunidade local, a sua função não é social nos espaços de atuação nem tampouco nos diferentes níveis do sistema de ensino, federal, estadual, escola e sala de aula.
  • d)
    Nenhuma das alternativas

49125 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Educação Infantil / Pedagogia

Quando a criança começa a fazer arrumações com brinquedos, objetos ou qualquer outra coisa, ela inicia a construção de conceitos elaborados em sua mente, que lhe dão condições de organizá-los de acordo com propriedades pré- estabelecidas. Em relação ao ‘’adquirir o raciocínio logico’’, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)
    A construção do pensamento lógico-matemático é desenvolvida pela percepção das diferenças contidas nos objetos que estão na realidade interna.
  • b)
    A criança muito cedo adquire contato com os números em sua vida cotidiana, no convívio familiar, ela é exposta as diferentes formas de utilização do número dentro do ambiente familiar.
  • c)
    Sabemos que a criança resolve situações matemáticas por meio da linguagem escrita, desenvolvendo ações práticas que foram criadas no meio social e no convívio familiar.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49128 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Supervisor de Ensino / Pedagogia

A Supervisão Pedagógica se caracterizada, entre outros aspectos, pela mediação técnicopedagógica.

Assim sendo, pode-se afirmar que é específico desta função:

  • a)
    Refugiar-se nas atividades burocráticas, trabalhando junto à secretaria e à direção da escola, envolvendo-se na organização de conselhos de classe e reuniões.
  • b)
    Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino.
  • c)
    Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49131 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Língua Brasileira de Sinais - Libras / Pedagogia

Acerca da especificidade do trabalho de Tradutores e Intérpretes de Sinais (TILS), marque a opção CORRETA: I– Para se realizar um trabalho com traduçãointerpretação em Língua de Sinais, é de suma importância conhecer os dois tipos de tradução que existem, e que podem ser alternativas de um trabalho feito com eficácia com o objetivo de que a mensagem do interlocutor sendo o professor ao passar pelo mediador que é o tradutor-intérprete possa ser compreendida pelo receptor que é o aluno surdo. II– A tradução-interpretação consecutiva é aquela que acontece ao mesmo tempo em que o enunciante usa a língua. III- O profissional tradutor-intérprete precisa estar entre a língua e a cultura, ter o domínio das duas faces, não apenas conhecer a LIBRAS, mas conhecer os aspectos culturais que permeiam esta língua, a Cultura Surda. Vale ressaltar que um profissional ético nesta área conhece profundamente a sua língua materna e sua cultura, assim poderá adquirir conhecimento na segunda língua tendo domínio da segunda língua da outra cultura. O desempenho do TIL (Tradutor Intérprete de Língua de Sinais), especificamente o educacional depende de ter o pleno domínio da língua e da Cultura Surda, a sua atuação em sala de aula deve ser uma mediação que possibilitará o acesso ao conhecimento pelo aluno surdo. IV– O TIL como um instrumento na sala de aula, garante o acesso à comunicação, possibilitando o conhecimento do aluno surdo à língua e à cultura. As questões de relações pedagógicas entre tradutor-intérprete e professor regente pode também oferecer melhores resultados em se tratando do aprendizado do aluno surdo, mas o que destacamos aqui é que o TIL deve estar sempre se atualizando quanto à língua de sinais, no caso a LIBRAS, e conhecer a Cultura Surda, a comunidade surda em que está atuando.

  • a)
    I e II estão incorretas.
  • b)
    Apenas II é incorreta.
  • c)
    III e IV são incorretas.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49132 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Língua Brasileira de Sinais - Libras / Pedagogia

"(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença." Sobre os diferentes olhares na história de surdos, assinale a alternativa CORRETA: I– No historicismo, surdos são narrados como deficientes e patológicos, sendo categorizados em graus de surdez. A educação deve ter um caráter clínico-terapêutico e de reabilitação. A língua de sinais é prejudicial aos surdos. II– É incorreto afirmar que na História Crítica a educação é como caridade para os surdos, que precisam de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar. Assim, a língua de sinais é usada como apoio ou recurso. III– A História Cultural reflete os movimentos mundiais de surdos procurando não ter uma tendência em priorizar apenas os fatos vivenciados pelos educadores ouvintes, tornandose uma história das instituições escolares e das metodologias ouvintistas de ensino e sim procurar levar através de relatos, depoimentos, fatos vivenciados e observações de povo surdo, misturando-se em um emaranhado de acontecimentos e ações, levadas a cabo por associações, federações, escolas e movimentos de surdos que são desconhecidas pela grande maioria das pessoas. IV– Na História Cultural as identidades surdas são múltiplas e multifacetadas. Assim, a educação deve ter respeito à diferença cultural. A língua de sinais é, portanto, manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos.

  • a)
    Apenas II e III estão corretas.
  • b)
    II e IV estão incorretas.
  • c)
    São corretas I, III e IV.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49156 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia

Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado a: Marque a alternativa correspondente.

  • a)
    Cinco sentidos e manuseio de instrumentos.
  • b)
    Sentido de localização e reconhecimento de figuras.
  • c)
    Representação artística e estabelecimento de propriedades.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49157 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Camboriú - SC - Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia

Sobre as relações interativas em sala de aula, analise as afirmativas abaixo. Assinale a INCORRETA:

  • a)
    É preciso promover atividade mental auto - estruturante que permita estabelecer o máximo de relações do aluno com o novo conteúdo.
  • b)
    É necessário avaliar os alunos conforme suas capacidades e seus esforços, incentivando a auto - avaliação das competências para favorecer regulação da própria atividade.
  • c)
    Não é necessário oferecer ajuda adequada.
  • d)
    É preciso planejar a atuação docente para permitir a adaptação às necessidades dos alunos.