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Em diferentes épocas e lugares, compositores têm

utilizado seu espaço de produção musical para expressar

e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney,

na letra dessa canção, defende

  • a)

    o aprendizado compartilhado.

  • b)

    a necessidade de donativos.

  • c)

    as manifestações culturais.

  • d)

    o bem em relação ao mal.

  • e)

    o respeito étnico.

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A perda de massa muscular é comum com a

idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna

clinicamente perceptível e suas consequências começam

a incomodar no dia a dia, quando simples atos de subir

escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse

processo tem nome: sarcopenia. Essa condição ocasiona

a perda da força e qualidade dos músculos e tem um

impacto significante na saúde.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).

A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu

quadro e consequentes danos podem ser retardados

com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais

rápidos são alcançados com o(a)

  • a)

    hidroginástica.

  • b)

    alongamento.

  • c)

    musculação.

  • d)

    corrida.

  • e)

    dança.

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O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros

textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a

  • a)

    receita mistura-se ao gênero propaganda com a finalidade de instruir o leitor

  • b)

    receita utilizada no gênero propaganda a fim de divulgar exemplos de vida.

  • c)

    propaganda assume a forma do gênero receita para divulgar um produto alimentício.

  • d)

    propaganda perde poder de persuasão ao assumir a forma do gênero receita.

  • e)

    receita está a serviço do gênero propaganda ao solicitar que o leitor faça o doce.

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A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto,

expressa os ideais e a estética do

  • a)

    Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.

  • b)

    Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.

  • c)

    Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.

  • d)

    Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.

  • e)

    Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.

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A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos

bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio.

Se o criador optou por permanecer em sua querência

— Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos

mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e

Venezuela. Tem que ter mulata, seu samba maior, é coisa

de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao

gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de

gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina,

falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que

categoria! Uma batida de violão que fez a história. O tango

transmudado em samba.

RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro.

Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).

O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de

Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se

como recurso argumentativo o(a)

  • a)

    contraste entre o local de nascimento e a escolha pelo gênero samba.

  • b)

    exemplo de temáticas gaúchas abordadas nas letras de sambas.

  • c)

    alusão a gêneros musicais brasileiros e argentinos.

  • d)

    comparação entre sambistas de diferentes regiões.

  • e)

    aproximação entre a cultura brasileira e a argentina.

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A tabela apresenta parte do resultado de um espermograma (exame que analisa as condições físicas e composição do sêmen humano).



Para analisar o exame, deve-se comparar os resultados obtidos em diferentes datas com o valor padrão de cada característica avaliada.

O paciente obteve um resultado dentro dos padrões no exame realizado no dia

  • a)
    30/11/2009.
  • b)
    23/03/2010.
  • c)
    09/08/2011.
  • d)
    23/08/2011.
  • e)
    06/03/2012.

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Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como “este foi difícil"

“prateou no ar dando rabanadas"

e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991

O poema de Adélia Prado, que segue a proposta moderna

de tematização de fatos cotidianos, apresenta a prosaica

ação de limpar peixes na qual a voz lírica reconhece uma

  • a)

    expectativa do marido em relação à esposa.

  • b)

    imposição dos afazeres conjugais.

  • c)

    disposição para realizar tarefas masculinas.

  • d)

    dissonância entre as vozes masculina e feminina.

  • e)

    forma de consagração da cumplicidade no casamento.

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Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o

narrador registra as reações que elas provocam na família

e mostra um contexto em que

  • a)

    a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal.

  • b)

    as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.

  • c)

    a refeição é o que determina a agregação familiar.

  • d)

    os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.

  • e)

    o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.

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Mandinga — Era a denominação que, no período

das grandes navegações, os portugueses davam à costa

ocidental da África. A palavra se tornou sinônimo de

feitiçaria porque os exploradores lusitanos consideravam

bruxos os africanos que ali habitavam — é que eles davam

indicações sobre a existência de ouro na região. Em idioma

nativo, manding designava terra de feiticeiros. A palavra

acabou virando sinônimo de feitiço, sortilégio.

No texto, evidencia-se que a construção do significado da

palavra mandinga resulta de um(a)

  • a)

    contexto sócio-histórico.

  • b)

    diversidade étnica.

  • c)

    descoberta geográfica.

  • d)

    apropriação religiosa.

  • e)

    contraste cultural.

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Nesse texto, Júlio Cortázar transforma pequenas ações

cotidianas em criação literária,

  • a)

    denunciando a má qualidade dos relógios modernos em relação aos antigos.

  • b)

    apresentando possibilidades de sermos presenteados com um relógio.

  • c)

    convidando o leitor a refletir sobre a coisificação ser humano.

  • d)

    desafiando o leitor a pensar sobre a efermidade do tempo.

  • e)

    criticando o leitor por ignorar os malefícios do relógio.