275 resultados encontrados para . (0.013 segundos)

49329 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:

  • a)
    Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.
  • b)
    Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.
  • c)
    Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49342 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

A Primeira Guerra Mundial aconteceu em três fases. Analise as afirmativas abaixo:

I-Fase conhecida como guerra de trincheiras. Disputas de território com muitas mortes e militares feridos. Estas batalhas ocorriam, principalmente, em áreas rurais e pouco habitadas. As conquistas territoriais eram lentas e, também caracterizadas pelo equilíbrio entre os dois blocos.

II-Entrada dos Estados Unidos, em abril de 1917, fortalecendo o bloco militar da Tríplice Entente. A entrada dos EUA é apontada, por muitos historiadores, como o fator decisivo para a vitória da Tríplice Entente.

III- Movimentação de tropas das Tríplices Entente (Reino Unido, França e Rússia) e Aliança (Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha) em diversos pontos do território europeu. IV-Países envolvidos no conflito passam a produzir armamentos bélicos em larga escala. Entre os principais armamentos, podemos citar: tanques, canhões, metralhadoras, carros blindados e lançachamas. V- Saída da Rússia da guerra, em 1917, após o evento da Revolução Russa.

Assinale a alternativa CORRETA em que as afirmativas se referem a primeira fase da Primeira Guerra Mundial:

  • a)
    I , III, IV.
  • b)
    III, IV.
  • c)
    II,III, IV, V.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49344 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

As correntes historiográficas Nova História, Nova História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se desenvolveram, especialmente, na segunda metade do século XX e propuseram, de uma forma mais radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear do pensamento histórico sem eliminar as necessárias contribuições da antiga racionalidade.

Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova História Cultural:

  • a)
    As contribuições dessa corrente foi a superação da racionalidade histórica linear ligada ao marxismo clássico pautada na sucessão dos modos de produção. Outra contribuição importante desta corrente, assim como no marxismo clássico, é que ela continua a defender uma concepção de História entendida como experiência do passado de homens e mulheres e sua relação dialética com a produção material, valorizando as possibilidades de luta e transformação social e a construção de novos projetos de futuro.
  • b)
    A contribuição dessa corrente foi a abertura para novos problemas, novas perspectivas teóricas e novos objetos desenvolvidos a partir das propostas historiográficas das gerações anteriores dos Annales. Esta corrente também se contrapõe a uma racionalidade histórica linear, com a introdução de novas temporalidades ligadas às durações (curtas, médias e longas) e a valorização das estruturas que determinam a ação humana e suas relações, bem como suas transformações. Isso permitiu a construção de contextos espaço temporais que delimitam os objetos de estudo abordados sem levar em conta uma linha do tempo sequencial e universal.
  • c)
    As contribuições desta corrente foi a valorização das ações e concepções de mundo dos sujeitos das classes populares em seu contexto espaço-temporal, novas temporalidades ingressaram nas formas de constituição do pensamento histórico, a partir do momento em que novos e múltiplos sujeitos com seus respectivos pontos de vista são introduzidos nas análises historiográficas. Com as abordagens propostas por essa corrente como a micro história, a antropologia histórica e a história do cotidiano, o passado vivido foi interpretado como um tempo distinto do contexto do presente. Sustentou-se, com isso, um procedimento metodológico fundamental para a racionalidade histórica não linear: a distinção entre o presente e o passado.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

49346 EXCELÊNCIA (2017) - Prefeitura de Juína - MT - Professor - História / História do Brasil

Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:

  • a)
    Em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) promoveu uma tentativa de golpe contra o governo Getúlio Vargas – a Intentona Comunista. Getúlio aproveitou o episódio para declarar estado de sítio e ampliar seus poderes políticos.
  • b)
    O período começa com a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Em 1891, é promulgada a primeira constituição da era republicana.
  • c)
    Em 1989, Fernando Collor de Mello vence as primeiras eleições diretas para presidente realizadas desde 1960. Praticamente desconhecido no resto do país, sua campanha foi baseada na promessa de combate à corrupção e da construção de uma imagem de líder jovem e dinâmico.
  • d)
    Nenhuma das alternativas.

51082 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

No final do século XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.

  • Certo
  • Errado

51090 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

O governo Sarney caracterizou-se pela garantia do exercício das liberdades individuais, pelo relativo sucesso na luta contra a inflação e pelas dificuldades em saldar as obrigações da dívida externa.

  • Certo
  • Errado

51091 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

Lei de Terras, editada em meados do século XIX, foi um instrumento jurídico destinado a proteger a propriedade do Estado sobre terras devolutas a ele pertencentes.

  • Certo
  • Errado

51092 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

Entre os principais problemas que afligiram a lavoura de cana-de-açúcar no Nordeste destacaram-se a falta de créditos e a ausência de infraestrutura adequada.

  • Certo
  • Errado

51093 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

O Senado era fator de estabilidade política no Império, tanto pelo caráter vitalício dos mandatos dos senadores, quanto por ter prerrogativas constitucionais como a de aprovar a nomeação de presidentes das províncias e a de assinar tratados internacionais.

  • Certo
  • Errado

51094 CESPE (2017) - Instituto Rio Branco - Diplomata / História do Brasil

Mostrar/Esconder texto associado

Devido a sua política econômica e ao caráter antiliberal de seu governo, Floriano Peixoto enfrentou a má disposição dos Estados Unidos da América em apoiar os pleitos comerciais e políticos brasileiros.

  • Certo
  • Errado