27 resultados encontrados para . (0.006 segundos)

115029 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

A analista de recrutamento e seleção de uma empresa sediada no Brasil está realizando um processo seletivo para o cargo de analista de marketing sênior. Um dos valores fundamentais dessa empresa é a observância estrita das normas legais, especialmente no que diz respeito aos processos de gestão de pessoas.



Em relação à condução dos processos de seleção e admissão em conformidade com a legislação trabalhista, avalie as afirmações a seguir.

I. Na fase de admissão, deve-se, antes de agendar a admissão do candidato selecionado, convocá-lo e informar-lhe os documentos a serem entregues no dia da admissão: comprovantes de escolaridade, residência, formação escolar e certidão negativa do SERASA/SPC.



II. Na fase de seleção, deve-se solicitar aos candidatos que, no momento da entrevista, apresentem comprovantes de experiências anteriores que atestem experiência de até 6 meses em cargo igual ao pretendido.



III. Na fase de seleção, deve-se elaborar uma entrevista estruturada, para avaliar as competências dos candidatos ao cargo, incluindo, na entrevista das candidatas, perguntas sobre maternidade, para saber, se têm ou pretendem ter filhos.



IV. Na fase de seleção, devem ser cumpridas as seguintes etapas: entrevista pessoal, em que o candidato deve detalhar suas experiências profissionais anteriores; testes de conhecimentos específicos; dinâmicas de grupo.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)

    I.

  • b)

    IV.

  • c)

    I e III.

  • d)

    II e III.

  • e)

    II e IV.

icon
Questão anulada pela banca organizadora do concurso.

115113 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu.

Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.

Disponível em: http://vocesa.abril.com.br. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).

Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque

  • a)
    possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal e, assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
  • b)
    possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
  • c)
    fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
  • d)
    reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da família.
  • e)
    promove a renovação da cultura da empresa, ao possibilitar a entrada de novos valores adjacentes, e reforça a ideia de que a empresa prioriza a qualidade de vida dos funcionários.

115115 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir.



I. O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resuItados.



II. O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos.



III. Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

115116 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

Um instrumento importante para entender uma equipe e traçar ações mais eficazes de gestão é o mapeamento. Para realizar o mapeamento de equipe, é necessário considerar as competências elencadas pela organização como desejáveis. Nesse sentido, suponha que uma empresa tenha solicitado ao gestor de vendas que mapeie a sua equipe considerando as seguintes competências:



• Conhecimento - entendimento de como se faz;



• Habilidade - saber fazer;



• Atitude - vontade de fazer;



• Visão - organizar, planejar o que se faz;



• Ética - comportamento em grupo;



• Superação - fazer acontecer.



Em uma escala de 1 a 4 pontos, na qual 1 corresponde a Pouco e 4 a Muito, o gestor aplicou essa técnica e obteve o seguinte resultado.



Com base nos resultados desse mapeamento, avalie as afirmações a seguir.



I. Uma ação a ser implementada é promover um treinamento para melhorar a habilidade de vendas, visto que os resultados indicam ser este um dos pontos mais críticos da equipe, como demonstram os resultados de Ana, João e Fernanda.



II. Henrique, apesar de sempre cumprir as metas de maneira muito habilidosa, precisaria de um acompanhamento próximo ao gestor e de um jeedback, para melhorar seu comportamento interpessoal, espelhando-se em Ana e Bárbara.



III. Bárbara representa um membro formador de opinião e exemplo para a equipe. É o exemplo de uma colaboradora que deve ser reconhecida e incentivada para que ajude a melhorar o relacionamento da equipe como um todo.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

115117 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

Sabe-se que uma missão da área de Recursos Humanos é cuidar da correta aplicação da legislação trabalhista e previdenciária nos processos de admissão, pagamento e demissão de empregados.



Considerando esse contexto, avalie, entre as afirmações a seguir, as que estão de acordo com a legislação brasileira do trabalho.



I. A admissão de pessoal deve prezar pela rapidez na devolução da Carteira de Trabalho e Previdência Social, entregando-a ao funcionário no prazo de 7 dias úteis.



II. A fim de se respeitar a estabilidade adquirida por empregado eleito para a Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes, eventuais demissões de empregados da empresa que componham essa comissão somente deverão ser realizadas após o encerramento do mandato para o qual cada um deles foi eleito.



III. No aviso de férias de um empregado, em cujo registro de ponto foram computados 13 dias de faltas não justificadas no período aquisitivo, deverá constar a concessão de 24 dias de férias.



IV. Se, ao cadastrar um novo empregado do setor de produção, verificar-se que ele estará exposto a agentes insalubres e que o laudo técnico das condições de trabalho aponta grau médio de insalubridade, esse empregado deverá receber um adicional de insalubridade de 40% do valor do salário mínimo.



V. É permitido à empresa contratar um jovem aprendiz de 14 anos de idade para exercer atividades durante seis horas diárias em cinco dias na semana, na área de administração de pessoal.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I e IV, apenas.
  • b)
    III e V, apenas.
  • c)
    I, II e IV, apenas.
  • d)
    II, III e V, apenas.
  • e)
    I, II, III, IV e V.

115118 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

o profissional que atua na área de rotinas de pessoal deve conhecer as normas legais de rescisão contratual, de forma a não prejudicar o empregador ou o empregado, quando se extingue um contrato de trabalho.



Acerca do cálculo financeiro relativo à rescisão de contrato, avalie as afirmações a seguir.



I. No caso de dispensa sem justa causa, tendo o empregado trabalhado os trinta dias de aviso prévio, não há incidência de impostos, devendo ser feito o cálculo com base na maior remuneração mensal do empregado.



II. Para o cálculo do 13º salário, divide-se por 12 a maior remuneração do período aquisitivo e, então, multiplica-se esse valor pela fração correspondente aos meses em que o empregado trabalhou durante o ano, incidindo INSS, IR e FGTS.



III. No caso de férias vencidas e indenizadas, utiliza-se a maior remuneração mensal como base para o cálculo, desconsiderando as faltas não justificadas durante o período aquisitivo, incidindo sobre esse valor o pagamento do INSS.



IV. Para o cálculo do saldo de salário, divide-se por 30 a maior remuneração e multiplica-se o número de dias trabalhados pelo funcionário no mês. Neste cálculo, não se inclui qualquer tipo de média, como comissões, horas extras, gratificações e adicionais de periculosidade, insalubridade e trabalho noturno, e incidem INSS, IR e FGTS.



É correto apenas o que se afirma em

  • a)
    I.
  • b)
    IV.
  • c)
    I e III.
  • d)
    II e III.
  • e)
    II e IV.

115119 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

o ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho.



Considerando essas informações, avalie as ações a seguir.

I. Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade.



II. Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados.



III. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa.



Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    III, apenas.
  • c)
    I e II, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.

121348 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

"Em vez de sair roubando gente de outras empresas, faça você sua parte: forme pessoas." Com essa frase, o vice-presidente de uma multi nacional provocou os quarenta profissionais de recursos humanos presentes em encontro de RH, promovido em abril de 20"O Brasil tem, a rodo, gente para ser formada. O que falta é oportunidade", disse ele.

Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).



Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Uma empresa, ao estruturar a carreira dos funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.



PORQUE



II. Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-Ia.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas

121349 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

Os funcionários de uma indústria de produtos duráveis paralisaram suas atividades por três semanas em razão da perspectiva de baixas vendas e do cenário econômico desfavorável para o ano seguinte.

Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diante de cenário econômico desfavorável, a indústria pode adotar um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com o objetivo de administrar o clima organizacional e a imagem da empresa, em face da necessidade de cortes em massa.



PORQUE



II. O PDV possibilita aos funcionários o recebimento de verbas rescisórias, pacotes de benefícios e remuneração extra, bem como a prestação de assessoria para a recolocação e, ao diminuir a chance de desligamento involuntário, torna o ambiente interno menos tenso e mais positiva a percepção dos funcionários a respeito da empresa.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são proposições falsas.

121350 INEP (2015) - ENADE - Administrador - Gestão de RH / Gestão de Recursos Humanos (ENADE)

Uma empresa pretende firmar seu primeiro contrato com uma multi nacional, para ganhar mais visibilidade à empresa e, consequentemente, ampliar o seu mercado de atuação. Como há grande interesse nessa negociação, foi contratado um consultor e mediador profissional para conduzir o processo. O consultor, em suas mediações, utilizou a estratégia do ganha-ganha e a criatividade no processo de negociação, visando sempre à satisfação das partes envolvidas.



Considerando as características do estilo de negociação empregado, avalie as afirmações a seguir.



I. A busca das soluções criativas será dificultada caso o problema seja dividido em partes, pois se perde a visão global dos resultados da negociação.



II. Utilizando-se a estratégia ganha-ganha, há necessidade de alinhar as questões envolvidas, verificar as diferenças entre as partes e fazer o realinhamento, para que conflitos de escolhas sejam evitados.



III. É necessário desenvolver opções múltiplas, buscar oportunidades e discutir não só o objeto de negociação, mas também outros pontos de interesse.



É correto o que se afirma em

  • a)
    I, apenas.
  • b)
    II, apenas.
  • c)
    I e III, apenas.
  • d)
    II e III, apenas.
  • e)
    I, II e III.