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50067 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

Considere o gráfico abaixo, que apresenta o maior valor e o menor valor de densidade.



O valor médio das leituras de densidade é de

  • a)
    1,22 e apenas a quinta amostra apresenta o maior valor de densidade, a sexta e a nona amostras apresentam o menor valor de densidade.
  • b)
    1,36 e a segunda, a terceira e a nona amostras apresentam o maior valor de densidade, a oitava amostra apresenta o menor valor de densidade.
  • c)
    1,16 e a sétima e oitava amostras apresentam o maior valor de densidade, a sexta amostra apresenta o menor valor de densidade.
  • d)
    1,50 e a quarta amostra apresenta o maior valor de densidade, a primeira, a quinta e a décima amostras apresentam o menor valor de densidade.
  • e)
    1,26 e a primeira, a quinta e a décima amostras apresentam o maior valor de densidade, a quarta amostra apresenta o menor valor de densidade.

50068 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

Diferentemente da maioria dos instrumentos de medição, o relógio comparador, como seu próprio nome sugere, não nos fornece uma medida direta. Ao invés disso, ele permite verificar uma eventual diferença, em um dado parâmetro, quando submete dois elementos distintos à avaliação. Em uma impressora offset Plana, a principal função do relógio comparador é verificar

  • a)
    o desgaste da rolaria em relação ao porta-chapa.
  • b)
    a espessura do suporte em relação à pilha de suportes.
  • c)
    a diferença de diâmetro do porta-blanqueta e do contra-pressão.
  • d)
    a diferença de altura entre a blanqueta e o anel-guia do cilindro porta-blanqueta.
  • e)
    o gasto de tinta por folha em relação ao total consumido.

50069 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

O instrumento recomendado para verificar a medida da espessura de calços que são colocados sob a chapa e a blanqueta em uma impressora offset plana é

  • a)
    o durômetro.
  • b)
    o paquímetro.
  • c)
    o micrômetro.
  • d)
    a régua graduada.
  • e)
    o torquímetro.

50070 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

No contexto de um substrato, espessura é

  • a)
    a distância entre as duas faces do substrato.
  • b)
    o peso do substrato.
  • c)
    a quantidade de massa existente em um centímetro cúbico do substrato.
  • d)
    o peso do substrato contido em um metro quadrado.
  • e)
    a força necessária para obter uma boa impressão.

50071 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

Durante a substituição de uma blanqueta danificada, descobriu-se que o único torquímetro disponível na gráfica trabalhava com a unidade de medida N.m. Como a especificação da blanqueta estava em Kgf.m, foi necessário realizar a conversão. Ciente de que o fabricante da blanqueta determinava um torque de 2,5 Kgf.m, o torque necessário, em N.m, para o correto estiramento da blanqueta, é Dados:

N.m = Newton-metro;

Kgf.m = Quilograma-força por metro.

  • a)
    24,5.
  • b)
    0,25.
  • c)
    245.
  • d)
    20,5.
  • e)
    2,5.

50072 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

O processo de impressão offset é um dos mais utilizados em todo o mundo. Essa tecnologia, evolução da litografia, é um processo de impressão que surgiu no séc. XVIII e que tinha por objetivo principal ser um método mais barato de reprodução, sobretudo de imagens. O responsável pela invenção da litografia é

  • a)
    John Boyd.
  • b)
    Alois Senefelder.
  • c)
    John Logie Bardie.
  • d)
    Fernando Pini.
  • e)
    George Patton.

50074 FCC (2017) - TRE-SP - Técnico Judiciário - Artes Gráficas / Artes Gráficas

Uma gráfica necessita realizar a compra de papel couché brilho 180 g/m2 para a realização de um trabalho. Ao todo, serão necessárias 5.000 folhas no formato AA. Ciente de que o revendedor de papel realiza a venda por peso e não por quantidade de folhas, será necessário adquirir

  • a)
    4059,59 Kg.
  • b)
    851,20 Kg.
  • c)
    1022,33 Kg.
  • d)
    766,08 Kg.
  • e)
    5000,00 Kg.

53099 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Editor de Publicações / Artes Gráficas

A respeito dos elementos constitutivos do livro, assinale a alternativa correta.

  • a)
    As notas podem figurar na parte textual ou na pós-textual. Quando diagramadas no rodapé, são incorporadas à mancha gráfica do texto. As erratas, porém, devem aparecer sempre depois da parte textual.
  • b)
    Folha de rosto é o local onde se faz a apresentação essencial do livro, com informações como nome do autor, título e subtítulo, número da edição, imprenta; além dos dados técnicos do projeto gráfico como supervisão editorial, edição do texto, diagramação e artefinal.
  • c)
    Introdução é a nota prévia, apresentação ou preâmbulo que se define como uma espécie de esclarecimento, justificação, comentário ou apresentação do texto.
  • d)
    Entre os elementos pós-textuais, aqueles que ficam entre a parte textual e o fim do livro, estão: o posfácio, o apêndice, o glossário e a orelha.

53100 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Editor de Publicações / Artes Gráficas

Editor é a pessoa física ou jurídica à qual se atribui o direito exclusivo de reprodução de uma obra e o dever de divulgá-la, nos limites previstos no contrato de edição.

São obrigações do editor, expressas na Lei 9.610/98, as ações abaixo, EXCETO, as de:

  • a)
    vender os exemplares restantes de edição esgotada que estiverem em seu poder, desde que não ultrapassem 10% do total da tiragem.
  • b)
    editar a obra em dois anos da celebração do contrato, salvo prazo diverso negociado entre as partes.
  • c)
    prestar contas mensais ao autor sempre que a retribuição deste estiver condicionada à venda da obra.
  • d)
    fixar o preço da venda, sem, todavia, elevá-lo a ponto de prejudicar a circulação da obra.

53120 UFU-MG (2017) - UFU-MG - Editor de Publicações / Artes Gráficas

The Chicago Manual of Style é

  • a)
    uma publicação que busca orientar designers e outros profissionais da publicação, no sentido de codificar as melhores práticas para uma instituição ou indústria.
  • b)
    uma publicação com a intenção de orientar os profissionais de publicação, por meio de regras que intencionam se tornar padrão na indústria e nas instituições. É um documento técnico, monolítico que, em sua sexta edição, reproduz os mesmos conceitos adotados desde os anos 50 (1950) sobre linguagem, forma e conteúdo.
  • c)
    um conjunto de orientações de editoração criadas para o uso exclusivo em documentos submetidos à University of Chicago, sejam eles de cunho oficioso, artístico ou científico.
  • d)
    um documento cooperativo, em que todos que o acessam podem contribuir com normas de edição do seu país. O resultado disso é um verdadeiro glossário de publicação universal que nos oferece orientações para publicações em qualquer país do globo.